GeralPor que acreditar em títulos este ano?

Por que acreditar em títulos este ano?

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Esse ano está sendo um pouco diferente dos anos anteriores. Por mais que grandes reforços não tenham desembarcado no Palestra Itália, o técnico Luiz Felipe Scolari conseguiu transformar um catadão de jogadores em uma equipe bastante competitiva, compacta e que não toma gols com frequência.

Quem diria: Thiago Heleno virou um excelente zagueiro e um bom cabeceador. Valdívia voltou a jogar bola, trocando passes e firulando menos. Foi curado de contusão e voltou gradativamente, com segurança. Adriano MJ melhorou bastante seu desempenho, ajudando Kleber, que dispensa comentários.

A dispensa de Edinho para o Fluminense não foi nem sentida. Chico chegou e ajudou. Pierre está voltando de contusão e deverá recuperar seu bom futebol.

Diante de todos esses motivos, por que não pensar em títulos?

1 – O Palmeiras tem no banco o técnico Luiz Felipe Scolari, especialista em mata matas. No Paulistão e na Copa do Brasil, a experiência e tarimba podem fazer toda diferença.

2 – O presidente Arnaldo Tirone comanda uma força tarefa para quitar os salários atrasados e os prêmios que ainda não foram creditados. Com isso, Tirone mostrou respeito aos jogadores, que procuram retribuir dentro de campo.

3 – Contratações sólidas foram feitas. Thiago Heleno e Welligton Paulista foram aquisições sem muito custo e importantes para o grupo. Ambos estavam na lista de contratações pedidas por Felipão.

4 – Deola desponta como um futuro goleiro de seleção brasileira. Seguindo os passos de Marcos, o goleiro passa segurança e fornece força para os zagueiros, que montam um paredão e tomam poucos gols.

5 – A disposição tática do time, imposta por Felipão, não alterna durante as partidas. Mesmo oscilando um pouco no rendimento, é possível verificar que os jogadores sabem qual seu lugar no campo e como podem auxiliar os companheiros sem prejudicar a posição. É comum ver Marcos Assunção subindo para o ataque e ver Rivaldo segurando as pontas na hora de um possível contra ataque. Nos escanteios, os zagueiros sobem e acabam marcando gols, mas não deixam brecha na volta.

6 – Valdívia e Kleber voltaram a mostrar aquele belo entrosamento de 2008. Mesmo sem Alex Mineiro, que era referência e artilheiro, o chileno tem trocado bons passes com o Gladiador, e envolvendo outros jogadores. O time não se resume em três ou quatro atletas de boa qualidade. O conjunto ajuda na construção da obra.

7 – No Paulistão, o Verdão enfrentará a mais fácil das equipes: o Mirassol. A vantagem de jogar em casa pode ser o diferencial para avançar para as semifinais. Provavelmente, encararemos o Corinthians na fase subsequente. Eles jogarão contra o Oeste.

8 – Na Copa do Brasil, passando pelo Santo André, enfrentaremos o Coritiba, que vem em boa fase. Mas, como dissemos no primeiro tópico, Felipão é meste em torneios dessa natureza.

9 – O Palmeiras exorcisou o fantasma de dar vexames diante de sua própria torcida. Ano passado, jogadores confidenciaram que era mais tranquilo jogar fora de casa do que próximo dos torcedores. Hoje é o contrário: a torcida faz festa e aplaude bastante o time, que faz boas exibições.

Diante desses motivos, podemos acreditar em, no mínimo, um título nesse primeiro semestre.

Publicidade

+ Palmeiras