GeralPré jogo: Grêmio x Palmeiras

Pré jogo: Grêmio x Palmeiras

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Verdão encara o Grêmio pela primeira partida das semifinais da Copa do Brasil. A ordem é esquecer o Brasileirão e focar nos gaúchos.

Por Thiago Gomes

O Palmeiras tem uma decisão pela frente. Contra o Grêmio, em duas partidas, o Verdão pode chegar a uma final de Copa do Brasil após 14 anos. Em 1998, o time de Luiz Felipe Scolari foi campeão, batendo o Cruzeiro no Morumbi. Aquele seria o primeiro título palmeirense do torneio nacional. E o título trouxe sorte: a vaga na Libertadores de 1999 culminou na taça do torneio sulamericano.

Mas a situação não é tão fácil assim. O adversário vem de 12 vitórias em 13 jogos. Uma das vitórias, inclusive, foi contra o próprio Palmeiras, no Olímpico, pela segunda rodada do Brasileiro. Sem Valdívia, que está resolvendo com a diretoria do clube se fica ou volta para o Chile, Felipão terá que inserir Daniel Carvalho no time. “Temos de encarar de igual para igual. Respeitamos o Grêmio, mas sabemos também da nossa qualidade no Palmeiras”, disse Carvalho.

Marcos Assunção, volante do Palmeiras, ressaltou que o Grêmio não é favorito, apesar dos números jogarem à favor dos gaúchos.  “Não existe favoritismo, nem diferença entre as equipes. O Grêmio talvez esteja em vantagem por jogar em casa e com o apoio da sua torcida. Assim como estaremos em vantagem quando atuarmos em nosso território. Acho que será um jogo bem igual, disputado e com as duas equipes brigando muito para chegar à final,” disse.

O técnico Vanderlei Luxemburgo, do Grêmio, deve escalar Miralles e Marcelo Moreno no ataque. Moreno estava com a seleção da Bolívia e não enfrentou o Corinthians no domingo. Kleber, ex-Palmeiras, deve começar a partida no banco. Werley e Gilberto Silva, recuperado de lesão, formam a dupla de zaga.

 

Relacionados

Goleiros: Bruno e Deola
Laterais: Cicinho, Juninho e Arthur
Zagueiros: Thiago Heleno, Maurício Ramos, Henrique e Leandro Amaro
Volantes: Marcos Assunção, Márcio Araújo, João Vitor e Patrik
Meias: Daniel Carvalho
Atacantes: Maikon Leite, Barcos, Betinho, Luan e Mazinho

 

Histórico dos confrontos

Geral: 77 jogos
32 vitórias do Palmeiras [ 109 gols ] 28 empates
17 vitórias no Grêmio [ 79 gols ]

Na Copa do Brasil: 6 jogos
1 vitória do Palmeiras [ 8 gols ] 4 empates
1 vitória do Grêmio [ 7 gols ]

> Como visitante, o retrospecto é de equilíbrio entre Palmeiras e Grêmio. Em 27 jogos disputados em Porto Alegre, foram 7 vitórias do Palmeiras, 9 do Grêmio e 12 empates.

> Jogando em Porto Alegre no retrospecto geral, foram 44 partidas, com 11 vitórias do Palmeiras [41GP], 15 vitórias do Grêmio [57GP] e 18 empates.

> Primeiro jogo da história entre os dois clubes. 12/11/1936 [Torneio de Porto Alegre]: Grêmio 1×1 Palestra Itália, na Baixada dos Moinhos de Vento, em Porto Alegre/RS. Gols: Mathias (P), Alemãozinho (G).

> Primeiro jogo da história entre os dois clubes no estádio Olímpico. 20/09/1961 [Taça Brasil]: Grêmio 0x3 Palmeiras. Gols: Fernando (2) e Vavá.

> Os dois times já se enfrentaram em três edições da Copa do Brasil. Nas Oitavas de Final de 93 (1×1 no Pacaembu e 1×1 no Olímpico, nos pênaltis 7×6 para o Grêmio); nas Oitavas de 95 (1×1 no Olímpico e 2×2 no Palestra, Grêmio classificado); e na semifinal de 96 (Palmeiras 3×1 no Palestra, Grêmio 2×1 no Olímpico, Palmeiras classificado).

> Últimas partidas pelo C.Brasileiro:

13/11/11 – Grêmio 2 x 2 Palmeiras

06/08/11 – Palmeiras 0 x 0 Grêmio

15/09/10 – Grêmio 1 x 2 Palmeiras

22/05/10 – Palmeiras 4 x 2 Grêmio

18/11/09 – Grêmio 2 x 0 Palmeiras

06/08/09 – Palmeiras 1 x 1 Grêmio

09/11/08 – Palmeiras 0 x 1 Grêmio

27/07/08 – Grêmio 1 x 1 Palmeiras

> Rivalidade: Palmeiras e Grêmio promoveram grandes duelos durante toda a história, como no Torneio Gomes Pedrosa e na Taça Brasil de 1967 [vencidos pelo Verdão]; na Libertadores de 95 [vencido pelo Grêmio] e na semifinal da Copa do Brasil de 96 [vencida pelo Palmeiras].

> A maior goleada do confronto aconteceu no Brasileiro de 1999, 6×0 para o Palmeiras, gols de Alex (2), Evair, Zé Maria, Júnior e Edmílson. Já o Grêmio ganhou do Verdão por 5×0, na Copa Libertadores de 95. Os gols foram de Jardel (3), Arce e Arílson.

> Curiosidades: o placar de 1×1 é o mais comum entre os dois clubes. Aconteceu em 18 dos 77 jogos da história, seguido pelo placar de 1×0, que aconteceu 12 vezes, e o 2×1, que aconteceu em 10 ocasiões. As goleadas por três ou mais gols de diferença aconteceram em 10 partidas.

 

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X PALMEIRAS

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 13 de junho de 2012, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (Fifa-SC) e Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO)

GRÊMIO: Victor; Gabriel, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Léo Gago e Marco Antônio; Miralles e Marcelo Moreno
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

PALMEIRAS: Bruno; Cicinho, Thiago Heleno, Henrique e Juninho; Márcio Araújo, Marcos Assunção, João Vitor e Daniel Carvalho; Luan e Barcos
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Publicidade

+ Palmeiras