GeralPré jogo: Palmeiras x Grêmio

Pré jogo: Palmeiras x Grêmio

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Verdão pode chegar à final da Copa do Brasil mesmo perdendo por um gol de diferença. Valdívia é a novidade.

Por Thiago Gomes

Enfim, chegou o grande dia. Palmeiras e Grêmio fazem o jogo da volta da semifinal da Copa do Brasil, em Barueri, às 21h, nesta quinta-feira. O técnico Luiz Felipe Scolari pode alcançar sua primeira final após seu retorno para o Brasil, que aconteceu em 2010. De lá para cá, foram disputadas 13 competições e o máximo que o Verdão conseguiu foi uma semifinal de Copa Sulamericana. Só não avançou porque foi eliminado pelo Goiás, no Pacaembú.

Por isso, o Palmeiras pretende entrar focado e conquistar a vaga. No jogo de ida, o time jogou no verdadeiro estilo Scolari, segurou os gaúchos e conseguiu marcar dois gols no fim, trazendo uma gigantesca vantagem para São Paulo.

Barcos, atacante palestrino, reafirma esse compromisso. “Estamos todos comprometidos, sabemos o que siginifca para o Palmeiras estar em uma final. Entrar na história de um clube como o Palmeiras não é pouca coisa, e todo mundo está esperando jogar essa final e ganhar. Estamos com os pés no chão, o Gêmio precisa ser respeitado. Mas se jogarmos como jogamos na quarta-feira, teremos sucesso,” declarou.

Para o duelo, Felipão não poderá contar com Luan, que deve voltar em dois meses. O atacante sofreu um estiramento na coxa, contra o Vasco. Marcos Assunção, que também teve que ser substituído contra os cariocas, se recuperou e será titular. A novidade fica pelo retorno de Valdívia ao meio campo. Depois de ficar afastado por conta de sequelas de um sequestro relâmpago, o meia palmeirense treinou bem, foi relacionado e deve deixar Daniel Carvalho no banco.

Pelos lados de Porto Alegre, o técnico Vanderlei Luxemburgo deve escalar Kleber e Marcelo Moreno no ataque. Juntos, os dois já marcaram 19 gols na temporada. Werley sofreu contusão no tornozelo e deve dar lugar a Vilson, que fará dupla de zaga com Gilberto Silva. Marco Antônio, bastante criticado, deve dar lugar a Rondinelly no setor de criação.

Para se classificar, o Verdão pode até perder por um gol de diferença.

 

Relacionados:

Goleiros: Bruno e Deola

Laterais: Cicinho, Juninho, Fernandinho e Artur

Zagueiros: Henrique, Leandro Amaro, Thiago Heleno e Maurício Ramos

Volantes: Marcos Assunção, João Vitor e Márcio Araújo

Meias: Valdivia, Patrik, Daniel Carvalho e Mazinho

Atacantes: Maikon Leite, Betinho e Barcos

 

Histórico dos confrontos entre Palmeiras x Grêmio:

Geral: 78 jogos
33 vitórias do Palmeiras [ 111 gols ] 28 empates
17 vitórias no Grêmio [ 79 gols ]

Na Copa do Brasil: 7 jogos
2 vitórias do Palmeiras [ 10 gols ] 4 empates
1 vitória do Grêmio [ 7 gols ]

>> Como mandante, o Palmeiras realizou 33 jogos contra o Grêmio em toda a história e só foi derrotado duas vezes, no Campeonato Brasileiro de 2006 e 2008, ambos por 1×0. Foram 22 vitórias e 9 empates. O time marcou 72 gols e sofreu 27.

>> Primeiro jogo da história entre os dois clubes. 12/11/1936 [Torneio de Porto Alegre]: Grêmio 1×1 Palestra Itália, na Baixada dos Moinhos de Vento, em Porto Alegre/RS. Gols:

>> Primeiro jogo da história entre os dois clubes em São Paulo [Pacaembu]. 27/09/1961 [Taça Brasil]: Palmeiras 1 x 1 Grêmio. Gols: Zeola (P), Gessy (G).

> Os dois times já se enfrentaram em três edições da Copa do Brasil. Nas Oitavas de Final de 93 (1×1 no Pacaembu e 1×1 no Olímpico, nos pênaltis 7×6 para o Grêmio); nas Oitavas de 95 (1×1 no Olímpico e 2×2 no Palestra, Grêmio classificado); e na semifinal de 96 (Palmeiras 3×1 no Palestra, Grêmio 2×1 no Olímpico, Palmeiras classificado).

> No primeiro jogo da semi deste ano, o Palmeiras venceu o Grêmio por 2×0, no Olímpico, jogando com :Bruno; Artur (Cicinho), Thiago Heleno, Maurício Ramos e Juninho; Henrique, Marcos Assunção, João Vitor e Daniel Carvalho (Mazinho); Luan e Barcos. Já o Grêmio atuou com Victor; Gabriel, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Léo Gago e Marco Antônio (Rondinelly); Kleber (André Lima) e Miralles (Marcelo Moreno). Os gols foram de Mazinho e Barcos.

> Palmeiras em Barueri: O Palmeiras já realizou 17 partidas na Arena Barueri. São 10 vitórias, 5 empates e 2 derrotas, com 34 gols marcados e 16 sofridos. O aproveitamento é de 69%. O primeiro jogo aconteceu no Paulistão de 2008 (vitória de 3×1 sobre o Sertãozinho), e o último na Copa do Brasil deste ano (vitória de 4×0 sobre o Paraná). As duas únicas derrotas aconteceram no Brasileiro de 2010 (1×2 Fluminense) e 2011 (0x2 Coritiba).

> Últimas partidas entre os dois times:

12/06/12 – Grêmio 0 x 2 Palmeiras –C.Brasil

28/05/12 – Grêmio 1 x 0 Palmeiras – Brasileiro

13/11/11 – Grêmio 2 x 2 Palmeiras – Brasileiro

06/08/11 – Palmeiras 0 x 0 Grêmio – Brasileiro

15/09/10 – Grêmio 1 x 2 Palmeiras – Brasileiro

22/05/10 – Palmeiras 4 x 2 Grêmio – Brasileiro

18/11/09 – Grêmio 2 x 0 Palmeiras – Brasileiro

06/08/09 – Palmeiras 1 x 1 Grêmio – Brasileiro

09/11/08 – Palmeiras 0 x 1 Grêmio – Brasileiro

27/07/08 – Grêmio 1 x 1 Palmeiras – Brasileiro

> Rivalidade: Palmeiras e Grêmio promoveram grandes duelos durante toda a história, como no Torneio Gomes Pedrosa e na Taça Brasil de 1967 [vencidos pelo Verdão]; na Libertadores de 95 [vencido pelo Grêmio] e na semifinal da Copa do Brasil de 96 [vencida pelo Palmeiras].

> A maior goleada do confronto aconteceu no Brasileiro de 1999, 6×0 para o Palmeiras, gols de Alex (2), Evair, Zé Maria, Júnior e Edmílson. Já o Grêmio ganhou do Verdão por 5×0, na Copa Libertadores de 95. Os gols foram de Jardel (3), Arce e Arílson.

> Curiosidades: o placar de 1×1 é o mais comum entre os dois clubes. Aconteceu em 18 dos 78 jogos da história, seguido pelo placar de 1×0, que aconteceu 12 vezes, e o 2×1, que aconteceu em 10 ocasiões. As goleadas por três ou mais gols de diferença aconteceram em 10 partidas.

 

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X GRÊMIO

Local: Arena Barueri, Barueri (SP)
Data/hora: 21/6/2012 – 21h (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Auxiliares: Márcio Eustáquio S. Santiago (Fifa-MG) e Guilherme Dias Camilo (MG)

PALMEIRAS: Bruno; Cicinho, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Juninho; Henrique, Marcos Assunção, João Vitor, Valdivia e Mazinho; Barcos. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

GRÊMIO: Victor, Edilson, Werley (Vilson), Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Léo Gago e Marco Antônio; Kleber e Marcelo Moren. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

+ Palmeiras