GeralPré jogo: Sport-PE x Palmeiras

Pré jogo: Sport-PE x Palmeiras

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Verdão vai em busca da primeira vitória no Brasileiro 2012, em Recife.

Por Thiago Gomes

Palmeiras e Sport já fizeram grandes jogos. Marcos, em 2009, fez grande partida e ajudou o Palmeiras na Libertadores.

Mesmo classificado para as semifinais da Copa do Brasil e com todas as condições de ser finalista da competição, o Palmeiras está preocupado com o Brasileiro. Afinal, foram dois jogos e somente um ponto conquistado. Muito pouco para quem tem a intenção de levantar o nono caneco.

Por isso, o Verdão está em Recife com o alerta máximo ligado. Um tropeço pode tirar a confiança da equipe, que na semana que vem já tem o primeiro confronto diante do Grêmio, no estádio Olímpico, pela primeira partida da semifinal.

“É óbvio que não é fácil separar a semifinal da partida no Brasileiro, mas tratamos de jogar todas as partidas com a mesma intensidade e também com responsabilidade. Estamos fazendo tudo para ganhar,” revelou Hernáb Barcos, atacante palmeirense.

Já Daniel Carvalho, meia palmeirense, exaltou a questão da confiança. “Se voltarmos com algum ponto do Recife e conseguirmos um bom resultado no sábado (contra o Atlético-MG), voltaremos ao nosso normal e com certeza vamos ainda mais confiantes para Porto Alegre (para o jogo da semifinal contra o Grêmio).”

O técnico Luiz Felipe Scolari deve sacar Cicinho da lateral e promover Arthur. No ataque, é bem provável que Maikon Leite assuma a posição de João Vitor e apoie Barcos e Luan. Thiago Heleno, que estava no departamento médico após se recuperar de cirurgia no pé, foi relacionado e estará a disposição. Valdívia, que sentiu dores no joelho, também não será problema e deve ser titular. Caso não tenha condições, Daniel Carvalho está disponível para substituir o chileno nas mesmas condições. Porém Felipão só divulgará a equipe minutos antes da entrada em campo.

O Sport também busca sua primeira vitória. Até agora, em duas rodadas, foram dois empates. O técnico Wágner Mancini faz a sua estreia na Ilha do Retiro e contará com o retorno do volante Germano e do atacante Willians. Marquinhso Gabriel, lesionado, está fora do confronto.

 

Histórico dos confrontos

Geral: 47 jogos

25 vitórias do Palmeiras [ 68 gols ]

09 empates

13 vitórias do Sport [ 49 gols ]

No Campeonato Brasileiro: 27 jogos

14 vitórias do Palmeiras [ 37 gols ]

07 empates

06 vitórias do Sport [ 27 gols ]

>> Como visitante no retrospecto geral, o Palmeiras também tem ampla vantagem sobre o Sport: em 27 jogos, são 16 vitórias (41 gols), 4 empates e 7 derrotas (26 gols).

>> Em Campeonatos Brasileiros, o Palmeiras também está em vantagem sobre o Sport como visitante: em 15 jogos, são 7 vitórias (19GP), 5 empates e 3 derrotas (16GC).

>> Primeiro jogo da história entre os dois clubes e também do estádio Ilha do Retiro: 25/05/1955, Sport 1×2 Palmeiras, no estádio Ilha do Retiro/PE. Gols: Jair e Humberto (P), Eliezer (S).

>> Primeiro jogo da história entre os dois clubes pelo Campeonato Brasileiro: 10/10/1971, Sport 0x2 Palmeiras, na Ilha do Retiro/PE. Os dois gols do Verdão foram marcados pelo atacante Leivinha.

>> Em 2009, Palmeiras e Sport se enfrentaram 4 vezes pela Copa Libertadores. Na 1a.Fase, um empate por 1×1, no Palestra, e vitória do Palmeiras em Recife, por 2×0. Nas Oitavas-de-Final, o Palmeiras venceu o primeiro jogo no Palestra, por 1×0, e perdeu o segundo em Recife, também por 1×0. Nos pênaltis, no entanto, o Verdão venceu por 3×1; o goleiro Marcos defendeu três cobranças.

>> Os últimos jogos entre os dois também aconteceram em 2009, pelo Brasileiro. No 1o.turno, vitória de 1×0 sobre o Sport na Ilha do Retiro, com Muricy no comando do time (gol de Bruno Teles contra) e 2×2 no Palestra (gols de Deyvid Sacconi e Danilo/P, Juan Arce e Wilson/S).

>> Últimos jogos entre as duas equipes pelo C.Brasileiro:

11/11/09 – Palmeiras 2 x 2 Sport

01/08/09 – Sport 0 x 1 Palmeiras

04/08/08 – Palmeiras 0 x 3 Sport

08/06/08 – Sport 2 x 0 Palmeiras

04/11/07 – Sport 3 x 1 Palmeiras

01/08/07 – Palmeiras 1 x 2 Sport

>> Na história, o Palmeiras já eliminou o Sport da Copa do Brasil de 1998 -ano em que sagrou-se campeão, empatando em 1×1 no Palestra e vencendo por 2×0 na Ilha do Retiro; e conquistou em cima do time pernambucano a Copa dos Campeões de 2000 [que garantou vaga à Copa Libertadores], realizada em Maceió-AL. Na decisão, vitória por 2×1, gols de Asprilla e Alberto.

>> Maiores goleadas: o Palmeiras derrotou o Sport em um amistoso em 1964 e no Brasileiro de 1996, ambos por 4×1. Já o Sport ganhou pelo mesmo placar num amistoso disputado em 1956, no estádio do Pacaembu, e na Copa do Brasil de 2008, em Recife.

>> Curiosidades: o placar 1×0 é o mais comum entre os dois times. Aconteceu em 10 dos 47 jogos da história, seguido do placar de 2×1, que aconteceu 9 vezes. Já as goleadas por três ou mais gols de diferença ocorreram em 8 oportunidades.

 

Atletas relacionados

Bruno e Deola [goleiros]

Cicinho, Artur e Juninho [laterais]

Henrique, Thiago Heleno e Leandro Amaro [zagueiros]

Márcio Araújo, Marcos Assunção e João Vitor [volantes]

Valdivia, Daniel Carvalho, Mazinho e Patrik [meias]

Maikon Leite, Barcos, Luan e Betinho [atacantes]

 

FICHA TÉCNICA
SPORT X PALMEIRAS

Local: Ilha do Retiro, no Recife (PE)
Data: 6 de junho de 2012, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Alessandro Rocha de Matos (Fifa-BA)

SPORT: Magrão; Moacir, Bruno Aguiar, Edcarlos e Rivaldo; Tobi, Rithely, Marquinhos Paraná e Thiaguinho; Jheimy e Felipe Azevedo
Técnico: Vágner Mancini

PALMEIRAS: Bruno; Artur, Henrique, Leandro Amaro e Juninho; Márcio Araújo, Marcos Assunção, João Vitor (Maikon Leite) e Valdivia; Luan e Barcos
Técnico: Luiz Felipe Scolari

 

+ Palmeiras