GeralPré jogo: Palmeiras x Coritiba

Pré jogo: Palmeiras x Coritiba

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Palmeiras pega o Coritiba em mais uma grande “final” no Brasileiro 2012.

Por Thiago Gomes

Luan levanta a taça de Campeão da Copa do Brasil, diante do Coritiba, no Couto Pereira.

Mais uma grande “final” para o Palmeiras no Brasileiro 2012. O Verdão encara o Coritiba e precisa, à todo custo, vencer os paranaenses para sair da zona do rebaixamento. Mesmo com vitória, o time de Gilson Kleina ainda estará na zona da degola, porém somente três pontos atrás do próprio Coritiba. O Palmeiras é o décimo oitavo colocado, com 26 pontos. O adversário desta noite está na décima sexta colocação, com 32.

Para o jogo, Gilson Kleina não poderá contar com Barcos, que está servindo a seleção argentina. Arthur, expulso, cumpre suspensão automática. Valdívia e Juninho estão lesionados. Thiago Heleno volta e retoma vaga na zaga, deixando Román no banco de reservas. Tiago Real deve ser o responsável pela armação, enquanto o veterano Leandro fará sua reestreia com a camisa do Palmeiras, jogando pela esquerda no lugar de Juninho.

“Ele pediu para focarmos única e exclusivamente o jogo de quinta-feira. Não podemos ficar lamentando, foi um acidente de percurso, mas precisamos já focar no Coritiba por se tratar de um confronto direto e muito difícil. Precisamos ter total tranquilidade e esquecer o clássico”, disse Tiago Real, novo dono da camisa 10.

No ataque, para suprir a ausência de Barcos, Kleina fez diversos treinos com Obina e Maikon Leite no ataque, deixando Luan como opção. Marcos Assunção, com dores no joelho direito, não deve ser problema para o jogo de logo mais.

Já pelos lados do Paraná, o técnico Marquinhos Santos tem sérios problemas. Emerson, Pereira e Bonfim estão lesionados e cortados do jogo. Escudero e Demerson cumprirão suspensão automática. Cleiton e Luccas Claro deverão jogar. Os laterais Ayrton e Eltinho também estão fora, e darão lugar para Victor Ferraz e Denis Neves. Éverton Ribeiro deverá ser o responsável pela armação e terá o apoio do ex-palmeirense Lincoln. Com isso, Deivid deverá ser o único atacante do adversário.

Uma coisa é certa: em julho, as duas equipes lutavam pelo título da Copa do Brasil. Agora, as duas equipes lutam pela sobrevivência. Para o Palmeiras, os três pontos serão essenciais e darão mais uma semana de alívio para Kleina. Caso contrário, a situação ficará desesperadora e quase irreversível.

Histórico de Confrontos

Geral: 49 jogos
20 vitórias do Palmeiras [ 76 gols ] 15 empates
14 vitórias do Coritiba [ 61 gols ]

No Campeonato Brasileiro: 34 jogos
13 vitórias do Palmeiras [ 41 gols ] 11 empates
10 vitórias do Coritiba [ 31 gols ]

>> Como mandante, o retrospecto também é favorável ao Palmeiras. Em 26 jogos realizados em São Paulo, foram 14 vitórias do Palmeiras (51GP), 7 empates e 5 vitórias do Coxa (26GP).

>> Primeiro jogo da história entre os dois clubes. 16/01/1938 [Amistoso]. Coritiba 3 X 3 Palestra Itália, em Curitiba-PR. Os gols palmeirenses foram de Barcelona, Octávio e Mathias.

>> Primeiro jogo da história entre os dois clubes pelo Campeonato Brasileiro. 11/09/1971: Coritiba 0 x 1 Palmeiras, no estádio Couto Pereira-PR. O gol foi do atacante Héctor Silva.

>> O Palmeiras foi campeão da Copa do Brasil sobre o Coritiba ao vencer o primeiro jogo em Barueri por 2×0 (gols de Valdivia e Thiago Heleno), e empatar em 1×1 no Couto Pereira na última quarta-feira, dia 11 (gols de Airton/C e Betinho/P). No segundo jogo, o Verdão foi a campo com Bruno; Artur, Maurício Ramos, Thiago Heleno (Leandro Amaro) e Juninho; Henrique, Marcos Assunção, João Vitor (Márcio Araújo) e Daniel Carvalho (Luan); Mazinho e Betinho.

> Maiores goleadas: o Palmeiras goleou o Coritiba por 5×0 no Brasileiro de 1996, no Palestra Itália, e na Taça Cidade de São Paulo, por 6×2, no Pacaembu. Já o Coxa goleou o Palmeiras na Copa do Brasil deste ano, por 6×0, e por 4×1 no Brasileiro de 2001, ambos no Couto Pereira.

>> Últimas partidas entre os dois times:

19/07/12 – Coritiba 1 x 1 Palmeiras – BR
11/07/12 – Coritiba 1 x 1 Palmeiras – Copa BR
05/07/12 – Palmeiras 2 x 0 Coritiba – Copa BR
06/11/11 – Palmeiras 0 x 2 Coritiba – BR
03/08/11 – Coritiba 1 x 1 Palmeiras – BR
11/05/11 – Palmeiras 2 x 0 Coritiba – Copa BR
05/05/11 – Coritiba 6 x 0 Palmeiras – Copa BR

 

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS x CORITIBA

Local: estádio Fonte Luminosa, em Araraquara (SP)
Data: 
11 de outubro de 2012, quinta-feira
Horário: 
21 horas (de Brasília)
Árbitro: 
Jaílson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: 
Rodrigo Henrique Correa (Asp.Fifa-RJ) e Fabiano da Silva Ramires (Asp.Fifa-ES)

PALMEIRAS: Bruno; Correa, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Leandro; Henrique, Márcio Araújo, Marcos Assunção (Luan ou João Denoni) e Tiago Real; Maikon Leite e Obina
Técnico: 
Gilson Kleina

CORITIBA: Vanderlei, Victor Ferraz, Cleiton, Luccas Claro e Denis; Willian, Gil, Lincoln e Éverton Ribeiro; Rafinha e Deivid
Técnico: Marquinhos Santos

+ Palmeiras