GeralPré jogo: Náutico x Palmeiras

Pré jogo: Náutico x Palmeiras

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Palmeiras pega o Náutico e tem o desfalque de onze jogadores. 

Por Thiago Gomes

O que já era ruim, ficou muito pior após a derrota diante do Coritiba, no meio de semana. O Palmeiras está nove pontos de sair da zona do rebaixamento, e não consegue esboçar nenhuma reação. Com tudo isso, o time enfrenta o Náutico, bastante pressionado. E precisa vencer. Bahia e Coritiba, ambos com 35 pontos, se enfrentam e podem dar chances para o Verdão se recuperar. A vitória nos Aflitos é primordial.

Gilson Kleina não poderá contas com 11 jogadores. São eles: Mauricio Ramos, Henrique e Daniel Carvalho, que cumprem gancho por acúmulo de cartões amarelos, Marcos Assunção, Valdivia, Correa, Maikon Leite, Wesley, Fernandinho e João Vitor, machucados, e Barcos segue à disposição da seleção argentina.

Arthur e Juninho retornam e ocupam as laterais. Márcio Araújo e João Denoni serão os volantes, enquanto Tiago Real será o responsável por armar o time. Na frente, Obina e Luan continuam. Mazinho é a opção, caso Kleina opte por um ataque mais rápido.

O Náutico, que vem de derrota diante da Ponte Preta, em Campinas, tem somente um desfalque. O volante Souza, que é do Palmeiras e está emprestado, não pode defender as cores do adversário por conta de uma cláusula contratual. Com isso, Rogerinho ou Josa devem disputar posição. Patric cumprirá suspensão automática e Alessandro deve assumir. Já o zagueiro Jean Rolt, o meio-campista Elicarlos e o atacante Kieza estão reabilitados fisicamente e entrarão em campo.

Para o Palmeiras, a vitória é obrigatória para continuar na luta pela Série A. Uma derrota em Recife praticamente culmina no rebaixamento do clube, que precisa de seis vitórias em nove jogos para tentar se manter na elite do futebol brasileiro.

“Ficou mais complicado, mas temos que acreditar. Não podemos desanimar, ainda mais eu, que estou no comando”, disse o técnico palmeirense, Gilson Kleina.

Histórico dos confrontos

Geral: 37 jogos
23 vitórias do Palmeiras [ 68 gols ] 06 empates
08 vitórias no Náutico [ 33 gols ]

No Campeonato Brasileiro: 28 jogos
17 vitórias do Palmeiras [ 49 gols ] 05 empates
06 vitórias do Náutico [ 26 gols ] *Incluso jogos da Taça Brasil e Robertão.

>> Decisão: Há 45 anos, Palmeiras e Náutico se encontraram pela primeira e única vez para decidir um título. Era a Taça Brasil de 1967, que dava ao campeão uma vaga na Copa Libertadores de 1968 (da qual o Verdão foi vice-campeão). A decisão do torneio foi em uma melhor-de-três. O Palmeiras venceu por 3 a 1 em Recife (gols de César Maluco, Zequinha e Lula) e foi derrotado por 2 a 1 no Pacaembu (gol de Tupãzinho). Na partida extra, realizada no Maracanã, os alviverdes venceram por 2 a 0 (gols de César Maluco e Ademir da Guia) e se sagraram tricampeões nacionais.

>> Como mandante, o Palmeiras realizou 16 jogos contra o Náutico em toda a história: foram 12 vitórias [36GP], 3 empates e somente 1 derrota [8GC]. A única derrota aconteceu na Taça Brasil de 1967, por 1×2, no Pacaembu.

>> Como visitante, o Palmeiras realizou 19 jogos contra o Náutico em toda a história: foram 9 vitórias [28GP], 3 empates e 7 derrotas [24GC].

>> Primeiro jogo da história entre os dois clubes. 27/05/1955 [Torneio de Belo Horizonte]: Náutico 1 x 2 Palmeiras, no estádio Independência, em Belo Horizonte-MG. Gols: Liminha e Nei (P); Ivson (N).

>> Primeiro jogo da história entre os dois clubes em São Paulo e pelo Brasileirão. 19/10/1966 [Taça Brasil]: Palmeiras 0 x 0 Náutico.

>> O último duelo entre os dois times aconteceu no primeiro turno deste Brasileiro, em Barueri. O Verdão venceu por 3 a 0, gols de Obina, Mazinho e Márcio Araújo. Luiz Felipe Scolari mandou a campo Bruno; Cicinho (Artur, 8’/2ºT), Leandro Amaro, Wellington e Juninho; Márcio Araújo, Henrique, João Vitor e Valdivia (Daniel Carvalho, 34’/2ºT); Mazinho e Obina (Betinho, 19’/2ºT).

>> Últimos jogos entre os dois clubes pelo Campeonato Brasileiro:

22/07/12 – Palmeiras 3 x 0 Náutico
12/10/09 – Náutico 3 x 0 Palmeiras
11/07/09 – Palmeiras 4 x 1 Náutico
28/09/08 – Náutico 0 x 0 Palmeiras
29/06/08 – Palmeiras 2 x 0 Náutico
04/10/07 – Palmeiras 2 x 1 Náutico
07/07/07 – Náutico 0 x 1 Palmeiras

>> Maiores goleadas: a maior goleada do Palmeiras ocorreu no Brasileiro de 1983, pelo placar de 6×0, no Morumbi. Os gols foram de Cléo (2), Carlos Henrique, Carlos Alberto Seixas, Vágner e Batista. No mesmo ano, o Náutico aplicou a melhor goleada sobre o Verdão, por 3×0, no Arruda. Os gols foram de Mirandinha (2) e Baiano.

>> Curiosidades: dos 37 jogos da história entre os dois clubes, o placar de 2×1 é o mais comum: aconteceu em 7 oportunidades, seguido pelo placar de 3×1, que aconteceu 5 vezes. As goleadas por três ou mais gols de diferença ocorreram em 9 ocasiões.

 

FICHA TÉCNICA
NÁUTICO X PALMEIRAS

Local: estádio dos Aflitos, no Recife (PE)
Data: 14 de outubro de 2012, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Assistentes: Marcio Eustaquio Santiago (Fifa-MG) e Kleber Lucio Gil (SC)
Assistentes adicionais: Suelson França Medeiros e Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (ambos do RN)

NÁUTICO: Felipe; Alessandro, Ailson, Jean Rolt e Douglas Santos; Elicarlos, Josa (Rogerinho), Rhayner e Kim; Araújo e Kieza
Técnico:Alexandre Gallo

PALMEIRAS: Bruno; Artur, Román, Thiago Heleno e Juninho; Márcio Araújo, João Denoni, Patrik (Mazinho) e Tiago Real; Luan e Obina
Técnico: Gilson Kleina

+ Palmeiras