GeralApós confusão em aeroporto, Nobre corta relação com torcidas organizadas

Após confusão em aeroporto, Nobre corta relação com torcidas organizadas

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Paulo Nobre se pronunciou após briga em aeroporto da Argentina.

Por Thiago Gomes

A briga entre membros de uma torcida organizada e alguns jogadores não caiu muito bem nos ouvidos do presidente Paulo Nobre.

Lamentavelmente, torcedores entraram no aeroporto e discutiram com o meia Valdívia. A discussão ficou mais acalorada, e uma xícara acabou voando. Porém o artefato estourou na parede e perfurou a orelha do goleiro Fernando Prass, que foi atendido pelo médico Rubens Sampaio. A confusão no aeroporto deixou o atual presidente, Paulo Nobre, preocupado. Nobre também exigiu que os culpados sejam apontados e expulsos pela organizada.

Confira a declaração de Paulo Nobre para o site oficial:

Confusão na Argentina

“O que aconteceu hoje pela manhã, na Argentina, é uma coisa inaceitável. O Palmeiras não vai tolerar esse tipo de atitude daqui para frente. Isso não é atitude de torcedor apaixonado, isso é atitude de bandidos dentro de uma torcida organizada. Claro que a gente não pode generalizar uma torcida organizada. Mas, da mesma maneira que um clube é punido quando um torcedor joga um objeto dentro de campo, é o que esperamos de uma torcida organizada. A gente espera que (os infratores) sejam identificados e expulsos da torcida. Isso não é só uma retórica, isso não fica só na palavra. A partir de hoje, vamos cortar todas as regalias que a torcida tinha. Nós estamos 100 por cento ao lado do nosso elenco. Conversei com o Fernando Prass e o Valdivia. Alguns jogadores, como ele (Valdivia), foram hostilizados antes de começar o jogo. Isso é uma coisa orquestrada por meia dúzia de pessoas. Enquanto a instituição estiver sendo prejudicada, o ônus da presidência é tomar atitudes enérgicas.”

“Hoje (quinta-feira), eu tenho reunião na prefeitura e vou levar esse problema de violência nos estádios. Vou falar com o prefeito, com o governador, com o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, e até falo com Dilma (Rousseff) se for preciso. Espero que os outros times abracem essa ideia porque, no ano que vem, a gente tem uma Copa do Mundo no Brasil. Espero poder contar com os outros presidentes de clubes nesta empreitada.”

Torcedores detidos na Argentina

“A informação que eu tenho é que ficaram tanto o Prass quanto os três suspeitos da torcida (na Argentina). Não sei se os três (torcedores) estão detidos, sei que o Prass está voltando. Eu não conheço esses bandidos. Cabe à torcida organizada expulsar esses bandidos e entregá-los à Polícia, se quiserem continuar com relações com essa diretoria.”

Relacionamento com torcidas organizadas

“O relacionamento com os lideres das torcidas organizadas sempre foi muito bom comigo. Não é segredo para ninguém que eu fui membro de torcida organizada, mas, na época em que fui membro da torcida, não havia esse tipo de vandalismo. Eu sou a favor do diálogo e do bom relacionamento, e tinha isso. Nos jogos em São Paulo, a gente vendia ingressos aos torcedores. Fora do Brasil, não era obrigação do Palmeiras financiar as torcidas organizadas. Eles queriam que a gente fornecesse a viagem. Eu disse que, se eles garantissem a viagem, o Palmeiras dava o ingresso para o torcedor organizado. O Palmeiras não é refém de torcida organizada. O fato de respeitar todo tipo de torcedor não faz do Palmeiras refém. Até que uma medida seja tomada por parte das torcidas, essas regalias estão todas cortadas.”

“O problema é que tem muito jogador que não quer vir por causa desse tipo de situação, ou acaba aumentando o salário para compensar. As torcidas só existem porque o Palmeiras existe. Eles são, teoricamente, pessoas apaixonadas. Tão apaixonadas que organizam bandeiras, faixas, fazem uma grande festa. No ano passado, o Palmeiras foi muito prejudicado pela torcida. O torcedor tem que ajudar o clube e não prejudicá-lo. O torcedor tem todo direito de criticar e vaiar, desde que não haja violência. Esse tipo de coisa prejudica muito a Sociedade Esportiva Palmeiras. O Palmeiras sempre foi desejo de jogadores, e hoje alguns pensam antes de vir para cá. Essa história vai mudar, vai acabar.”

“Eu tinha um bom relacionamento, e não corto boas relações por hipóteses. Os líderes não estão conseguindo cortar os maus elementos dentro da torcida. O ser humano respeita muito a certeza da punibilidade. A certeza da punibilidade que faz você cumprir as regras. A partir da meia dúzia que seja punido, os outros não vão fazer mais.”

Jogadores

“Nenhum jogador falou que não quer mais jogar. Falei com o Prass, que deve não estar satisfeito com o que aconteceu, mas é um profissional e vai defender o Palmeiras com o mesmo afinco. Conversei com o Valdivia. Quando ele tem atitudes ruins, ele deve ser criticado. Mas, quando ele tem atitudes boas, assim como nesse ano, tem que ser elogiado. Ele está tendo uma atitude exemplar dentro de campo. É inegável a atitude do Valdivia neste ano. Ele não tem ‘sangue de barata’. Ontem, antes de começar o jogo, tiveram agressões diretas a ele. Eu já disse a ele, não pode responder à torcida. Ele pode ter trocado xingamentos, mas isso não justifica a atitude da torcida.”

Possível punição da Conmebol

“Não temo porque são fatos totalmente diferentes, mas eu gostaria que a Conmebol tivesse algum tipo de atitude contra a violência que o torcedor teve. Qualquer coisa contra a violência, o futebol só tem a ganhar.”

União dos clubes

“O Palmeiras vai tentar fazer um movimento para que as coisas aconteçam de fato. O Palmeiras não tem preconceito com torcidas organizadas. As torcidas organizadas fazem quase um show nos estádios. A violência não vem de um torcedor, vem de um bandido. Não é porque faz parte de uma torcida organizada que é bandido, esses precisam ser banidos do futebol. Esse tipo de pessoa afasta o torcedor comum, ele acaba não indo aos estádios por causa dos bandidos que frequentam. Essas pessoas não são torcedores, eles são um câncer no futebol.”

Copa Libertadores

“Na minha opinião, a chance continua aberta para todos os clubes. É normal ter um tropeço. O Libertad foi um time que o Palmeiras respeitou muito nos 20 primeiros minutos e depois eles saíram na frente. Acho que faltou um pouco de bagagem na Libertadores, acabou caindo um pouco na catimba também. Ontem (contra o Tigre), foi uma fatalidade do futebol. O Palmeiras esteve melhor durante o jogo todo, criou várias chances e não concluiu. Tivemos uma chance clara aos 47 minutos e depois tomamos um gol aos 49. Agora, teremos dois jogos em casa contra essas equipes. Acredito que o Palmeiras tem toda a condição de se classificar no grupo.”

Permanência de Gilson Kleina

“O Gilson Kleina é o nosso técnico, independentemente do resultado de ontem e do que vai acontecer no domingo. Ele vai ser avaliado por um planejamento. Se for necessário, vamos fazer a mudança. Mas não vai ser um resultado ou outro que vamos mudar.”

Publicidade

+ Palmeiras