GeralNo dérbi paulista, Palmeiras sai na frente, mas deixa escapar vitória ante...

No dérbi paulista, Palmeiras sai na frente, mas deixa escapar vitória ante rival

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Em dia festivo aos torcedores alviverdes, o Palmeiras saiu na frente do Corinthians e jogou melhor, mas deixou escapar a vitória no fim e empatou pelo placar de 1 a 1, no dérbi paulista válido pela 31ª rodada do Brasileirão.

henrique_palmeiras1x1corinthians_2014

Mais cedo, a torcida palestrina também celebrou a abertura do Allianz Parque, nova casa do Verdão, para o jogo festivo dos ídolos alviverdes de todos os tempos. Além disso, a equipe sub-17 do Verdão venceu o Corinthians pelo placar de 3 a 1, no confronto de ida válido pelas quartas de final do Campeonato Paulista da categoria.

No início muito truncado, as duas equipes protagonizaram fortes lances de dividida e o jogo pecou em técnica. No entanto, na metade da primeira etapa, Henrique, artilheiro do Brasileirão, tratou de deixar a sua marca ante ao Corinthians e chegou a quinze gols na disputa da artilharia da competição. Com o gol, o Palmeiras dominou as ações do jogo ao longo da primeira parte do certame.

Para o segundo tempo, a equipe palestrina buscou priorizar a marcação forte ante ao adversário e visou os contra-ataques. Com as mexidas de Dorival, o time ganhou sangue novo no meio de campo e desfalcou o sistema de criação corinthiano. No entanto, novamente com cinco minutos de acréscimo, já no fim do certame, os rivais empataram o duelo e deram números finais ao jogo predominantemente favorável ao Palmeiras.

O Verdão voltará a campo no próximo domingo (2), às 20h, contra o Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O jogo

Muito disputado, o dérbi paulista começou truncado – com divididas fortes no meio-campo – e pouca criatividade para ambos os lados. Os vinte primeiros minutos do clássico causaram apreensão aos palmeirenses: Valdivia dividiu com Elias e levou a pior, mas foi atendido rapidamente e voltou ao gramado sem algum indício de lesão grave.

No entanto, o Mago continuou a mancar em campo e, com esta condição do chileno, Dorival Júnior colocou, por precaução, Mouche e Bernardo no aquecimento.

Quando o adversário buscava pressionar o Verdão no campo de defesa, a equipe palestrina chegou perigosamente ao ataque: aos 25 minutos, Wesley chutou rasteiro para dentro da área e Henrique, artilheiro do Brasileirão, por trás da zaga corinthiana, abriu o placar do Pacaembu, levando o Pacaembu ao delírio (Palmeiras 1×0 Corinthians).

Após o tento, o Palmeiras buscou cadenciar a partida e esfriar as respostas do rival. Até então, a retaguarda palestrina não permitiu periculosidade nos ataques corinthianos.

Aos 34, a resposta alviverde veio em contra-ataque rápido entre Valdivia e Juninho, mas o lateral chutou a bola para fora. Quatro minutos depois, em cobrança de falta para dentro da área, Tobio subiu mais que os defensores do adversário e quase ampliou para o Verdão, tirando tinta do poste direito de Cássio.

A vantagem colocou o Palmeiras como superior nos minutos finais, principalmente nos desarmes na retaguarda. O último lance de perigo do Verdão na primeira etapa veio com Henrique, mas o centroavante cabeceou por cima do gol.

Não muito diferente da primeira parte do jogo, o segundo tempo também começou truncado. No entanto, apesar da pressão exercida pelo adversário, a equipe palestrina continuava a levar a melhor nos contra-ataques: aos 6, após avanço e cruzamento pela direita, João Pedro mirou Wesley, mas o volante alviverde não alcançou a bola e perdeu grande oportunidade de ampliar o placar para o Palmeiras.

O sistema de ataque corinthiano tinha muitas dificuldades para invadir a defesa do Palmeiras, apostando muito nos cruzamentos e lançamentos diretos. Bem postado atrás, o alviverde adotou os contra-golpes como medida de ataque: aos 20, após cobrança de falta na área, Mazinho botou na cabeça de Valdivia, mas o Mago cabeceou por cima.

Dorival Júnior efetuou a primeira alteração no Palmeiras somente aos 27 minutos: visando dar gás novo ao ataque alviverde, Diogo entrou no lugar de Mazinho, que saiu aplaudido de campo.

Três minutos após a substituição, brilhou a estrela de Fernando Prass: após finalização de Luciano, o arqueiro alviverde fez linda defesa no contrapé. Na sobra, a zaga afastou o perigo.

E o Palmeiras, na proposta adotada até aqui, levava perigo quando chegava ao gol de Cássio: aos 36, após ganhar de Gil, Wesley bateu de fora da área e a bola explodiu no poste direito do arqueiro adversário, levantando a torcida alviverde no Pacaembu.

Aos 42, Dorival promoveu suas duas últimas alterações: Wesley e Valdivia deram lugar a Washington e Felipe Menezes, respectivamente.

Dois minutos depois, após rebatida da zaga alviverde, Danilo empatou para os visitantes (Palmeiras 1×1 Corinthians).

Já nos acréscimos, o alviverde não desistiu do embate e buscou o segundo gol: aos 47, no último ataque perigoso, após lindo cruzamento de João Pedro, Diogo cabeceou no travessão e quase ampliou o placar. No entanto, o dérbi paulista terminou empatado.

 

Escalação: Fernando Prass; João Pedro, Nathan, Tobio e Juninho; Marcelo Oliveira, Victor Luis, Wesley (Washington), Mazinho (Diogo) e Valdivia (Felipe Menezes); Henrique.
Cartões Amarelos: Marcelo Oliveira, Nathan, Henrique, Juninho e Washington

Gols:
Palmeiras: Henrique (25’ – 1º Tempo)
Corinthians: Danilo (45’ – 2º Tempo)

 


 

Fonte: Site Oficial

+ Palmeiras