GeralPalmeiras reage sem Gareca, mas ainda paga preço da era argentina

Palmeiras reage sem Gareca, mas ainda paga preço da era argentina

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Excluídos os jogos sob comando da comissão estrangeira, equipe alviverde teria aproveitamento de quase 53%, o que a colocaria na cola do G-4 do Brasileirão.

Após demitir o técnico Gilson Kleina depois da derrota para o Sampaio Corrêa, pela Copa do Brasil, em maio, a diretoria palmeirense trabalhou com calma na busca por um novo treinador. Deixou o time na mão do interino Alberto Valentim enquanto entrevistava candidatos ao cargo. Nesse processo, escolheu um nome novo: Ricardo Gareca, argentino, com passagem notável pelo Vélez Sarsfield. Uma aposta elogiada, mas que se revelou de alto preço – pelo qual o clube ainda não se livrou de pagar, até, com novo rebaixamento.

A péssima campanha do time sob o comando de Gareca no Brasileiro deixou uma pesada herança para o sucessor, Dorival Júnior, que recebeu a equipe seriamente ameaçada pela degola. Em nove partidas sob direção estrangeira, o Palmeiras conquistou míseros quatro pontos – aproveitamento de 14,8% que derrubou a equipe da 13ª posição para a 16ª, com uma passagem pela lanterna na 16ª rodada.

O lamento alviverde com os números do argentino aumenta ao compará-los aos dos outros treinadores que sentaram no banco do time neste torneio. Excluídos os jogos de Gareca, o Palmeiras conquistou 52,6% dos pontos disputados, o que o colocaria hoje na sétima colocação, patamar bem mais confortável do que o atual – 12º, com 34 pontos, quatro acima do Bahia, o 17º e primeiro do Z-4.

Kleina fez só três jogos no Nacional antes de cair: venceu um e perdeu os outros dois. Com o interino Valentim, melhora considerável com três triunfos e um empate em seis partidas. Dorival agora comanda uma reação, apesar do histórico tropeço na goleada de 6 a 0 sofrida para o Goiás. O atual comandante, após a vitória sobre o Grêmio, no último sábado, no Pacaembu, por 2 a 1, alcançou aproveitamento de 56,6%, melhor que os dos outros colegas até aqui.

Apontado como um dos responsáveis por essa sequência de três vitórias consecutivas (o time já tinha batido Chapecoense e Botafogo antes), o meia Valdivia elogiou o comprometimento do elenco alviverde.

– Fomos muito bem mesmo, mostramos para quem não acredita nesse grupo que só dependemos de nós mesmos – afirmou o camisa 10, que assumiu a faixa de capitão com a chegada da Dorival Júnior.

O técnico sinalizou que o resultado sobre os gaúchos pode ser marcante nessa virada palmeirense no campeonato, mas insistiu que é cedo para ignorar a ameaça do rebaixamento.

– Temos de nos lembrar sempre que 15 dias atrás estávamos em uma posição totalmente inversa. Muito desacreditados, sem confiança, criticados em todos os momentos. E agora começamos a esboçar uma reação. Não há motivo nenhum para nos exaltarmos – disse.

O goleiro Fernando Prass concordou com o raciocínio do chefe.

– Não podemos respirar, o que faz nosso time forte é isso. Não abaixamos a guarda, estamos sempre em pé.

O Palmeiras agora terá toda a semana para descansar e se preparar para o clássico contra o Santos, no próximo domingo, dia 19, outra vez no Pacaembu. Foi justamente no duelo com o rival praiano do primeiro turno que Gareca estreou. Desde então, o ônus de sua passagem pelo clube não se dissipou – e provavelmente será assim até o fim deste tenso ano de centenário alviverde.

nobre_sorrindo

Fonte: Globo Esporte.com

+ Palmeiras