GeralCâmara vai mudar nome da Rua Turiaçu para Palestra Itália

Câmara vai mudar nome da Rua Turiaçu para Palestra Itália

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Articulado pelo vereador Antonio Donato (PT), favorito para ser o futuro presidente da Câmara Municipal no biênio 2015-2016, o projeto de lei que altera o nome da Rua Turiaçu para Palestra Itália será votado antes do final do ano. Hoje pela manhã o próprio presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, fez o pedido de alteração pessoalmente ao prefeito Fernando Haddad (PT).

A mudança vai ocorrer no trecho de cerca de 600 metros da Rua Turiaçu que passa pelo novo estádio do clube e na frente do Shopping Bourbon, na Pompeia, na zona oeste de São Paulo. Quem também apoia a medida e articula dentro do governo a mudança é o atual presidente da Câmara, José Américo (PT), e o ex-senador Antonio Carlos Rodrigues (PR), presidente de honra da torcida Mancha Verde. Os dois são palmeirenses, assim como Donato.

Lideranças de bancadas já entraram em acordo para colocar a proposta em votação no ‘pacote’ de outros projetos previstos para serem analisados nas próximas duas semanas. Eles argumentam como motivo para a mudança o centenário do clube e a inauguração da nova arena.

Um abaixo-assinado com o apoio de 70% de proprietários de imóveis vizinhos do estádio também apoia a mudança, conforme exige o novo Plano Diretor para alterações de nome de vias públicas.

“Estamos pedindo (a alteração) porque os torcedores estão sentindo falta do nome Palestra Itália”, argumentou ao Estado o presidente do Palmeiras, após encontro com Haddad hoje pela manhã.

“Foi um pedido da diretoria do Palmeiras. E já tem apoio dos proprietários vizinhos, existe um abaixo-assinado com o apoio de 70% dos moradores da região”, afirmou o vereador Donato.

O prefeito garantiu no encontro que as obras de combate às enchentes na região do estádio devem ficar prontas até o final de 2016. A canalização dos córregos Água Preta e Sumaré teve início no final de 2012 e deve evitar os constantes alagamentos na Rua Turiaçu. Sobre a mudança de nome, o prefeito informou que o departamento jurídico do governo vai analisar a viabilidade.
Corintiano e responsável por mudar, no final de 2010, o nome da Avenida Robert Kennedy para Avenida Atlântica, em Interlagos, na zona sul, o vereador Antonio Goulart (PSD) disse ser contra a alteração solicitada pelo Palmeiras. “Se for assim eu vou apresentar um projeto para transformar a Radial Leste em Avenida Corinthians”, argumentou.

ARTICULAÇÃO. O pedido de Paulo Nobre à Prefeitura é feito após o clube não conseguir colocar o nome da nova arena de Allianz Palestra, opção que era defendida pela maior parte da torcida. Prevaleceu, porém, a vontade da WTorre, que colocou o nome de Allianz Parque, após uma votação feita pela internet – as outras opções eram Allianz Center e Allianz 360º.

Os direitos de nome vendidos ao empreendedor renderam cerca de R$ 300 milhões aos cofres palmeirenses. A mudança que será feita pela Câmara Municipal deverá ser sancionada pelo prefeito Haddad antes de entrar em vigor.

HISTÓRIA. O Palmeiras deixou de chamar Palestra Itália em 1942, após o ditador Getúlio Vargas (1882-1954) proibir agremiações esportivas com denominações de países que integravam o Eixo durante a 2ª Guerra Mundial, entre eles a Itália. O nome, porém, permaneceu no estádio, demolido em 2010 para a construção da nova arena.

A Rua Turiaçu foi uma das primeiras a serem abertas no então “Campos das Perdizes”, em 1896. Com nome inicial de Rua das Perdizes, ela já era denominada como “Rua Turyassu” nos mapas da capital paulista de 1897. A denominação “Turiassu”, utilizada desde finais do século 19, seguiu o tema topônimos indígenas, que foi aplicado em alguns logradouros do bairro como as ruas “Traipu” (cidade de Alagoas) e “Itapicuru” (rio da Bahia).

Turiaçu, segundo o Dicionário de Ruas de SP, na Prefeitura, é uma homenagem à cidade de mesmo nome localizada no Estado do Maranhão. Na língua Tupi, “Turiassu” significa “facho grande”, tocha, fogueira ou farol, numa alteração do original “tory-assu”.

torcida_turiassu_2

Fonte: Estado de S.Paulo

Publicidade

+ Palmeiras