GeralRafael Marques revela agressões na China e festeja ter ficado no Palmeiras

Rafael Marques revela agressões na China e festeja ter ficado no Palmeiras

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Meia-atacante diz que não indicaria para amigos seu ex-clube, onde que via treinador bater em jogador: “Eu não quero para uma pessoa a mesma coisa”

O Palmeiras seguiu a contramão da tendência do futebol brasileiro neste início de temporada. Enquanto muitos clubes sofreram com o assédio dos clubes chineses, o Verdão conseguiu acertar a permanência do meia-atacante Rafael Marques por mais duas temporadas. E a opinião do jogador foi fundamental para o desfecho positivo na negociação com o Henan Jianye.

Em 2014, o atleta acertou com o clube chinês após se destacar pelo Botafogo. Mas a experiência não foi nada agradável para o palmeirense. Tanto que ele não indicaria a um amigo uma transferência para o seu clube.

LEIA MAIS:
No Palmeiras não, China!
Cleiton Xavier ficará 30 dias fora dos gramados
Lesão de Cleiton Xavier faz Palmeiras ir ao mercado por novo meia
COMPRE AGORA! Camisas do Palmeiras com desconto diretamente da loja oficial. Confira
Que tal trabalhar com futebol e ganhar mais de R$ 2.000,00 por mês? É possível. Clique aqui

– Ainda na China, deixei bem claro para os meus procuradores que, se dependesse de mim, qualquer amigo meu, neste clube onde estava não iria. Eu passaria a verdade, a real do clube. Quando fui contratado, perguntei se tinha estrangeiro e falaram que não, para não passar nenhuma informação. Sendo que havia três, e um angolano que falava português. Eu ia falar a real para os meus amigos. Não sei se teve sondagens aqui, mas, se me perguntassem, eu falaria a verdade. Foi uma coisa ruim que passei – disse o jogador, antes de citar um episódio que o marcou na China.

– Agressão no vestiário, de treinador em jogador. Isso é uma coisa que não aceito, não é certo. Me incomodou muito, vi duas ou três atitudes como essa. Entrava no vestiário, ainda trocado, e procurava sair. Esperava acalmar entre os chineses para eu poder tomar meu banho, esfriar a cabeça e voltar a hotel.

Em 2016, Corinthians e Santos perderam jogadores para clubes chineses. Apesar do grande investimento, inclusive em treinadores – Felipão, Mano Menezes e Vanderlei Luxemburgo estão no país asiático –, Rafael Marques vê a necessidade de uma evolução profissional no país.

– Se eles estiverem com a cabeça aberta, levar profissionais de comissão, sim (pode melhorar). Vai levar um tempo, não chega ao nível de Japão e Coreia. É uma cultura diferente, tem o jeito deles de agir meio que de ditador, querer comandar do jeito que eles querem. Não basta ter dinheiro. Se não tiver a mentalidade aberta de querer evoluir, pode levar os melhores jogadores do mundo que não vai mudar – disse o meia-atacante.

Com 15 gols, Rafael Marques fechou 2015 como vice-artilheiro do Palmeiras. Aos 32 anos e com contrato até o fim de 2017, ele fala em escrever seu nome na história alviverde, principalmente com a possibilidade de disputar o título da Libertadores, e sem sonhar com uma nova experiência no exterior.

– O pessoal fala que estou na contramão do futebol. Eu vejo o contrário. Tive projeto de voltar ao Brasil em 2012, fazer meu nome aqui, jogar o campeonato mais competitivo do mundo. Para lá não gostaria de voltar. Não era o tipo de trabalho que sempre procurei, o trabalho profissional.

– O pessoal se apresentou no dia 6, eu não estava junto. Mas deu tudo certo. Hoje estou aqui, feliz demais. Vou procurar realizar meu sonho, que é brigar pelo título da Libertadores. Foi um dos objetivos que me fizeram voltar ao Brasil – afirmou Rafael Marques.

Fonte: Globo Esporte

+ Palmeiras