GeralPalmeirenses e santistas voltam a se encontrar após ano de polêmicas

Palmeirenses e santistas voltam a se encontrar após ano de polêmicas

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Clássicos de 2015 tiveram quase de tudo: música, careta, pisão, máscara, provocações e títulos. Relembre momentos marcantes de alviverdes e alvinegros

Após sete jogos intensos em 2015 com muita polêmica dos dois lados e um título comemorado por cada torcida, Palmeiras e Santos se encontram pela primeira vez em 2016 neste sábado, às 17h (horário de Brasília), na arena alviverde, pela quinta rodada do Campeonato Paulista.

No primeiro semestre do ano passado, os alvinegros levaram a melhor nos pênaltis e faturaram o título estadual. A resposta alviverde veio em dezembro, também nos pênaltis, com a conquista da Copa do Brasil.
Se depender do técnico Marcelo Oliveira, nada de relembrar as partidas de 2015 neste sábado. Para o palmeirense, um novo capítulo da história dos dois clubes se inicia agora. Será?

– Vai continuar a rivalidade. É clássico, são dois times de muita tradição. O Santos é muito bom, muito bem treinado. Mas é uma nova história. Agora é Paulista, não tem nada a ver com a final que passou. Esperamos que o Palmeiras saia vencedor – disse o comandante do Verdão.

LEIA MAIS:
Apesar das cobranças, Marcelo Oliveira precisa continuar no Palmeiras
Marcelo Oliveira justifica empate
Lesão de Cleiton Xavier faz Palmeiras ir ao mercado por novo meia
COMPRE AGORA! Camisas do Palmeiras com desconto diretamente da loja oficial. Confira
Que tal trabalhar com futebol e ganhar mais de R$ 2.000,00 por mês? É possível. Clique aqui

BASTIDORES AGITADOS

Antes mesmos de se encontrarem em campo, Palmeiras e Santos travaram disputas nos bastidores. Em janeiro do ano passado, a diretoria palmeirense apostou em grande reformulação no elenco e buscou Aranha e Arouca no rival. A dupla, que estava com salários atrasados na Baixada, causou mágoa entre os santistas.

Durante as finais do Paulistão, um falso pré-contrato entre Ricardo Oliveira e Palmeirasassim como um suposto interesse alviverde em Lucas Lima ganharam espaço nas redes sociais. O atacante, que havia sido procurado pelos palmeirenses em dezembro, renovou com o Peixe dias antes do segundo jogo da decisão, vencida pelos santistas.

Em 2016, o antes suposto interesse do Verdão em Lucas Lima acabou se concretizando, em janeiro. O empresário do atleta, Wagner Ribeiro, apresentou ao Santos uma proposta do Palmeiras pelo meia. Oficialmente, os dois clubes negaram qualquer negociação, e o presidente do Santos, Modesto Roma, chegou a afirmar que considerava processar Paulo Nobre, mandatário palmeirense.

FUNK DO ROBINHO

Fora da primeira final do Campeonato Paulista por causa de uma lesão, Robinho acompanhou a delegação santista na arena palmeirense naquele 26 de abril para acompanhar a partida.

Depois do apito final, o jogador foi ao vestiário e, acompanhado pelo atacante Gabriel e pelo volante Alisson, gravou um vídeo cantando um funk, falando em detonar o rival.

O vídeo vazou na internet e causou revolta nos torcedores palmeirenses, que acusaram o santista de menosprezo. Depois do jogo de volta, na comemoração do título, Robinho fez outro funk.

– Quando eu jogava na várzea, não tinha um vintém. Me desculpe os palmeirenses, mas não desrespeitei ninguém. Mando abraço pro são-paulino e pro corintiano. Mas no Paulistão 2015 é meu Peixão que tá mandando – brincou.

DUDU, DA EXPULSÃO AO TÍTULO

O Santos vencia por 2 a 0 a segunda final do Paulistão, na Vila Belmiro, quando o árbitro Guilherme Ceretta de Lima expulsou Dudu e Geuvânio após confusão na área alvinegra. Inconformado, o atacante partiu para cima do juiz e o empurrou pelas costas (veja acima).

Punido pelo TJD de São Paulo com 180 dias de suspensão, o atacante alviverde atuou parte do Brasileirão com efeito suspensivo. Depois, Palmeiras e STJD entraram em acordo, diminuindo a pena para seis jogos.

A redenção de Dudu veio justamente contra o Santos, no dia 2 de dezembro, na segunda final da Copa do Brasil. O camisa 7 marcou os dois gols do Palmeiras e deixou o campo como um dos grandes nomes da conquista alviverde na competição nacional

FERNANDO PRASS X RICARDO OLIVEIRA

A polêmica entre Fernando Prass e Ricardo Oliveira ganhou espaço após o encontro entre os dois no primeiro turno do Brasileirão do ano passado. O goleiro palmeirense reclamou de uma agressão em uma disputa no segundo tempo do clássico, disputado na arena alviverde e vencido pelo Palmeiras por 1 a 0.

Na saída de campo foi a vez de o atacante reclamar de um pisão do palmeirense. Já na zona mista, os dois trocaram provocações pela imprensa. Ricardo Oliveira afirmou que Prass não teria superado o gol por cobertura e a perda do título paulista, enquanto o goleiro acusou o santista de ser desleal.

Na Vila Belmiro, pelo segundo turno, mais provocação e polêmica entre os dois. Na primeira etapa, após um lance de impedimento do ataque santista, Ricardo Oliveira driblou Prass e, na sequência, chutou a bola no goleiro. No segundo tempo, após fazer 2 a 0 para os donos da casa, o atacante se virou em direção ao goleiro e fez cara de deboche. No dia seguinte, porém, ele negou provocação.

O último capítulo aconteceu na segunda final da Copa do Brasil. No fim do segundo tempo, Ricardo Oliveira marcou para o Santos e levou a decisão para as cobranças de pênaltis. Na quinta tentativa dos alvinegros, o atacante do Peixe marcou e manteve o time de Dorival Júnior vivo na disputa. Mas, surpresa na lista de cobradores do Verdão, Prass foi escolhido para fechar a série. Com um chute forte, o goleiro palmeirense não deu chance para Vanderlei e garantiu o título para os alviverdes.

PROVOCAÇÕES

Os encontros entre Santos e Palmeiras foram marcados por disputas mais duras e muitas provocações. E tudo começou no jogo de ida da final do Paulistão. Após Dudu desperdiçar cobrança de pênaltique faria o Verdão abrir 2 a 0, Ricardo Oliveira foi para cima do atacante rival aos berros.

A comemoração do santista não caiu bem no elenco palmeirense. Há quem ainda comente a jogada no dia a dia da Academia de Futebol, mais de seis meses depois da final do Paulistão.

O último encontro entre os dois rivais foi no dia 1º de novembro, na Vila Belmiro, pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro. E, claro, mais discussões dentro de campo. Lucas Barrios, Lucas Lima, Gabriel, Ricardo Oliveira, Fernando Prass, Matheus Sales, David Braz, Gabriel Jesus e Cristaldo, expulso por dar uma cotovelada em Gustavo Henrique,foram alguns dos atletas que protagonizaram disputas mais nervosas.

Na segunda final da Copa do Brasil, a euforia tomou conta dos palmeirenses na comemoração do título nacional. E um dos alvos foi Ricardo Oliveira. Além de repetirem o gesto do atacante santista na comemoração, houve até máscara do rival dentro de campo. Na ocasião, Rafael Marques chegou a acusar o adversário de falta de respeito.

LUCAS LIMA X MATHEUS SALES
Titular da seleção brasileira, Lucas Lima chegou para as finais da Copa do Brasil como um dos principais candidatos a destaque do torneio. O meia, porém, não teve vida fácil na Vila Belmiro e na arena palmeirense por causa da atuação do jovem palmeirense Matheus Sales.

Com problemas no meio de campo, Marcelo Oliveira resolveu apostar no atleta de 20 anos, formado nas categorias de base do clube. Aprovado na semifinal contra o Fluminense, ele foi mantido na equipe e caiu nas graças dos torcedores do Verdão.

Após a final, palmeirenses passaram a pegar no pé de Lucas Lima nas redes sociais. Já em janeiro deste ano, durante a pré-temporada, o santista reclamou das brincadeiras e passou a responder os torcedores. Depois, em parceria com Gabriel, retribuiu com mais provocações.

Fonte: Globoesporte.com

+ Palmeiras