GeralCom dois a mais e maior público, Verdão perde em casa do...

Com dois a mais e maior público, Verdão perde em casa do Nacional

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

O Palestra Itália recebeu o seu maior público em 2016, com 37.073 pagantes, e o Palmeiras teve um jogador a mais desde a expulsão de Fucile, aos 43 minutos do primeiro tempo, e Léo Gamalho ainda recebeu o vermelho nos acréscimos. Mas a noite desta quarta-feira só serviu para complicar o time na Copa Libertadores da América: o time perdeu por 2 a 1 para o Nacional do Uruguai.

O time de Montevidéu soube marcar o Verdão, mesmo com os lentos ex-palmeirenses Victorino e Eguren na zaga, e abriu 2 a 0 quando ainda tinha 11 em campo. Nico López, que chegou a acertar a trave finalizando de calcanhar pouco antes, fez o seu aos 37 e Barcia ampliou três minutos depois.

LEIA MAIS:
Liberdade de opinião ou blindar o Palmeiras?
Treinador do Palmeiras quase foi demitido. Entenda
Lesão de Cleiton Xavier faz Palmeiras ir ao mercado por novo meia
COMPRE AGORA! Camisas do Palmeiras com desconto diretamente da loja oficial. Confira
Que tal trabalhar com futebol e ganhar mais de R$ 2.000,00 por mês? É possível. Clique aqui

Quando Fucile foi expulso, recebendo o segundo amarelo por falta em Gabriel Jesus, a torcida vibrou. A comemoração aumentou quando o próprio Jesus descontou, ainda aos 48 minutos do primeiro tempo. O telão da arena até exibiu imagens da histórica virada alviverde sobre o Flamengo, na Copa do Brasil de 1999, para inflamar os presentes. Mas o que funcionou depois do intervalo foi a cera do Nacional, que ainda teve Léo Gamalho recebendo o vermelho por entrada em Egídio aos 47 da etapa final.

O 50º jogo de Libertadores da história do Palestra Itália (34 vitórias, 11 empates e cinco derrotas) deixou o Palmeiras dividindo a segunda colocação do grupo 2, com os mesmos quatro pontos do Rosario Central e igualado em todos os critérios com o time argentino. O Nacional passa a liderar a chave, agora com cinco pontos.

O Verdão, que teve o auxiliar Tico dos Santos no banco porque Marcelo Oliveira cumpriu suspensão por ter sido expulso na rodada anterior, joga novamente pelo torneio continental no dia 17, em Montevidéu, visitando o Nacional. Antes, o Palmeiras enfrenta o São Paulo, às 11 horas (de Brasília) de domingo, no Pacaembu, pelo Campeonato Paulista.

O jogo – O Palmeiras veio repetindo a escalação e a estratégia do primeiro tempo diante do Rosario Central. O losango no meio-campo, com Robinho se aproximando da linha de frente pela direita e Dudu solto para se juntar a Gabriel Jesus, foi repetido. Cristaldo ainda se mexia para dar opções de passe.

Como já era previsto, a velocidade deu certo inicialmente. O Nacional tinha os lentos Victorino e Eguren, volante de origem, como zagueiro. Ambos conhecidos da torcida palmeirense exatamente por não conseguir acompanhar os rivais na correria. Explorando a deficiência conhecida, com menos de dez minutos, o Verdão fez o goleiro Conde trabalhar em chute de Dudu e bola desviada por seu colega, Romero.

O Palmeiras, contudo, se sentiu confortável demais com a vantagem técnica, e foi acumulando erros. Robinho não acertava nada pela direita com Lucas e, pelo outro lado, Jean se desdobrava para tentar ajudar Gabriel Jesus. O problema é que a equipe não usava a esquerda de seu ataque, até porque Dudu insistia em carregar a bola.

Os donos da casa não percebiam o simples: qualquer tabela deixava alguém na cara do goleiro, como ocorreu com Gabriel Jesus, que chutou fraco, nas mãos de Conde aos 33. O Nacional, que se acumulava no terço central do gramado, resolveu soltar seus meio-campistas e explorar as laterais defensivas palmeirenses. Foi o necessário para balançar as redes.

A defesa mal cortava na primeira trave e, aos 35 minutos, Nico López estava livre na pequena área para dar de calcanhar, acertando a trave. Dois minutos depois, o atacante levou a jogada mais a sério, pegando a sobra na área e limpando adversários até limpar as redes. Ficou pior aos 40, quando o árbitro não marcou falta em Cristaldo e, na sequência da jogada, Barcia arrancou sem ser incomodado para bater na saída de Prass.

Os palmeirenses, do campo e das arquibancadas, tentavam assimilar o golpe quando a lentidão uruguaia, enfim, deu resultado. Aos 43 minutos do primeiro tempo, Fucile cometeu falta dura em Gabriel Jesus, recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulso. A torcida vibrou e o Nacional passou a abusar das provocações, tentando igualar o jogo numericamente.

A esperança alviverde se materializou de vez aos 48 minutos, quando Gabriel Jesus aproveitou passe de Robinho que deu errado e mostrou tranquilidade para limpar o goleiro antes de balançar as redes. Com um a mais, a expectativa era de que o time sufocasse o Nacional em busca da virada.

Os primeiros minutos do segundo tempo confirmaram a previsão, com Vitor Hugo, sozinho, mandando rente ao travessão, aos dez minutos. Mas o Verdão foi diminuindo seu ritmo, nem parecendo que tinha um jogador a mais, e o auxiliar Tico dos Santos atendeu em segundo o pedido da torcida, colocando Allione. Mas desmontou seu meio-campo, sacando Jean.

A situação foi piorando por problemas físicos. Thiago Martins machucou o tornozelo direito após receber entrada dura de Fernández e Cristaldo sentiu lesão muscular. O Palmeiras queimou as substituições restantes, colocando Egído (o volante Thiago Santos virou zagueiro e Zé Roberto passou a ser volante) e Alecsandro em campo. Mas os erros continuaram se acumulando. Melhor para o Nacional, triunfante com sua cera e só lamentando outra expulsão, a de Léo Gamalho, por entrada em Egídio já nos acréscimos.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 X 2 NACIONAL

Local:
Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Data:
9 de março de 2016, quarta-feira
Horário:
21h45 (de Brasília)
Público:
37.073 pagantes
Renda:
R$ 2.490.655,54
Árbitro:
Enrique Osses (Chile)
Assistentes:
Carlos Astroza e Christian Schiemann (ambos do Chile)
Cartões amarelos:
Zé Roberto, Thiago Martins e Egídio (Palmeiras); Eguren, Fernández, Conde, Romero e López (Nacional)
Cartões vermelhos:
Fucile e Léo Gamalho (Nacional)

Gols:
PALMEIRAS:
Gabriel Jesus, aos 48 minutos do primeiro tempo
NACIONAL:
López, aos 37, e Barcia, aos 40 minutos do primeiro tempo

PALMEIRAS:
Fernando Prass; Lucas, Thiago Martins (Egídio), Vitor Hugo e Zé Roberto; Thiago Santos, Jean (Allione), Robinho e Dudu; Gabriel Jesus e Cristaldo (Alecsandro)
Técnico:
Tico dos Santos

NACIONAL:
Conde; Fucile, Eguren, Victorino e Espino; Barcia (Carballo), Romero, Porras e Ramírez; López (Léo Gamalho) e Fernández (Cabrera)
Técnico:
Gustavo Munúa

Fonte: Gazeta Esportiva

Publicidade

+ Palmeiras