GeralPresença de área e marcação: o que Cuca quer do falso 9...

Presença de área e marcação: o que Cuca quer do falso 9 Rafael Marques

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Atacante palmeirense, que sabidamente não gosta de atuar como centroavante, tem posicionamento mais centralizado, mas enfrentando a defesa adversária de frente

LEIA MAIS:
Clube social tem aumento de preços e queda no número de frequentadores
Cuca deve fazer lista de dispensas no Palmeiras
Palmeiras busca reforços para ‘abastecer’ Cuca
COMPRE AGORA! Camisas do Palmeiras com desconto diretamente da loja oficial. Confira
Que tal trabalhar com futebol e ganhar mais de R$ 2.000,00 por mês? É possível. Clique aqui

Sem Lucas Barrios (convocado para a seleção paraguaia) e Cristaldo (em recuperação de dores musculares), o mais provável é que Cuca escalasse Alecsandro. O técnico do Palmeiras, porém, surpreendeu e treinou com Rafael Marques na terça-feira, a dois dias da partida contra o RB Brasil, no Pacaembu.

O atacante não será centroavante, função que sabidamente não gosta de exercer por ter muitas vezes que jogar de costas para a marcação. Apesar de ser alto (1,90m), ele é leve e prefere enfrentar os defensores de frente. No primeiro ensaio da semana, Rafael Marques foi falso 9.

Com a bola, Cuca quer que o atacante aproveite o apoio de Erik e Dudu pelas pontas, saia de trás e entre na área. Quando quem ataca é o adversário, sua obrigação é pressionar a saída de bola, próximo da área ou na lateral.

Durante a pré-temporada, ainda sob comando de Marcelo Oliveira, o camisa 19 foi testado de maneira semelhante. E foi bem. Chegou a fazer gol em jogo-treino contra o River Plate, em Montevidéu. Lá, também foi escalado assim na final do torneio amistoso contra o Nacional.

– Nos dois jogos que fiz (River Plate e Nacional), entrei como 9. Não é minha função, gosto de jogar aberto ou vindo de trás. Eu me doo muito pela equipe. De 9, é muito difícil marcar ou vir buscar jogada. Se for preciso, vou ajudar – analisou Rafael, na época, ainda reticente.

O curioso é que, no início da carreira, Rafael Marques atuou como referência, inclusive durante sua primeira passagem pelo Palmeiras. Com o tempo, no entanto, aprimorou a característica de meio-campista ofensivo e pegou gosto por ela.

Mesmo no ano passado, em seu retorno ao clube, o atacante atuou em algumas oportunidades um pouco mais centralizado. Terminou a temporada como vice-artilheiro, com 15 gols marcados. Em alguns deles, aparecendo de surpresa dentro da área.

Fonte: Globo Esporte

+ Palmeiras