GeralHá 20 anos, Palmeiras estreou Marcos e ganhou Paulista com 102 gols

Há 20 anos, Palmeiras estreou Marcos e ganhou Paulista com 102 gols

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Há 20 anos, o jovem goleiro Marcos, então reserva, viu Velloso, Cafu, Sandro, Cléber, Júnior, Amaral, Flávio Conceição, Djalminha, Rivaldo, Muller e Luizão brilharem no Campeonato Paulista 1996, conquistado sob o comando de Vanderlei Luxemburgo

LEIA MAIS:
Conheça o possível novo estatuto do Palmeiras
Confira as novidades do mercado da bola palmeirense
Sport tem interesse em dois jogadores do Palmeiras
COMPRE AGORA! Camisas do Palmeiras com desconto diretamente da loja oficial. Confira
Que tal trabalhar com futebol e ganhar mais de R$ 2.000,00 por mês? É possível. Clique aqui

Vinte e sete vitórias, dois empates e uma derrota. Oitenta e três pontos ganhos. Cento e dois gols marcados e 19 sofridos. Há 20 anos, o jovem goleiro Marcos Roberto, então reserva, viu Velloso, Cafu, Sandro, Cléber, Júnior, Amaral, Flávio Conceição, Djalminha, Rivaldo, Muller e Luizão brilharem no Campeonato Paulista 1996, conquistado sob o comando de Vanderlei Luxemburgo.

O regulamento previa a decisão do título em um quadrangular, mas o Palmeiras ganhou os dois turnos e, com 92% de aproveitamento, foi campeão de forma antecipada no Estádio Palestra Itália ao bater o Santos por 2 a 0, em 2 de junho de 1996. Marcos, ainda cabeludo, fez no Campeonato Paulista seus primeiros jogos oficiais. Na semana em que o feito completa 20 anos, a Gazeta Esportiva publica uma série de reportagens.

Após marcar época nas temporadas de 1993 e 1994, o Palmeiras viveu uma entressafra em 1995 e perdeu a final do Campeonato Paulista para o Corinthians. A oito rodadas do final do Brasileiro, após passagens decepcionantes por Flamengo e Paraná Clube, Luxemburgo voltou no lugar de Carlos Alberto Silva. Com a finalidade de voltar a ser campeã, a agremiação já passou a planejar a temporada seguinte.

As principais contratações do Palmeiras, patrocinado pela Parmalat, para 1996 foram o meia Djalminha e o atacante Luizão, ambos do Guarani, além do lateral esquerdo Júnior, que impressionou Luxemburgo pelo Vitória. O trio promissor, integrado a um elenco com jogadores já consagrados, culminou com a formação de um dos melhores times da história do clube.

A Sociedade Esportiva Palmeiras massacrou seus adversários, do modesto Botafogo-SP, goleado por 8 a 0, ao rival Santos, humilhado por 6 a 0 na Vila Belmiro. Dirigido por Luxemburgo, o time conseguia manter o ímpeto no ataque e ainda contava com uma defesa sólida, que passou incólume por 13 partidas e só tomou mais de um gol em duas.

Com uma campanha de 14 vitórias e um empate, o Palmeiras ganhou o primeiro turno e passou a depender de um novo triunfo no segundo para evitar o quadrangular final. Na nona rodada, mesmo em superioridade numérica desde o começo do segundo tempo, o time palestrino acabou vencido por 1 a 0 pelo Guarani no Brinco de Ouro da Princesa, com um gol de Sílvio após passe de Dinei.

O revés em Campinas após 23 jogos de invencibilidade impediu o Palmeiras de ganhar a Taça dos Invictos, premiação oferecida pelo jornal A Gazeta Esportiva ao time com a maior série de partidas sem derrota no Campeonato Paulista. Para desbancar o Corinthians, detentor do prêmio desde 1990, o time alviverde precisava alcançar a marca de 25 jogos.

“Depois de uma derrota, surge um campeão. Esse resultado vai fortalecer o grupo, que lutou muito e acabou perdendo para um adversário que teve méritos. Faz parte do futebol. No momento das vitórias, sobram elogios. Com a derrota, os questionamentos começam a surgir. Chegou a hora de mostrar nossa grandeza”, disse Vanderlei Luxemburgo na edição de 11 de maio de 1996 de A Gazeta Esportiva.

Com o tropeço do Palmeiras, os rivais Santos, São Paulo e Portuguesa ganharam fôlego na tentativa de conquistar o segundo turno. Nas partidas seguintes, porém, o time alviverde se recuperou ao bater Araçatuba e Rio Branco. Em Americana, com gols de Rivaldo e do zagueiro Cláudio, a equipe ganhou por 2 a 1, mas um episódio controverso tumultuou o ambiente.

Hospedado no quarto 206 do hotel Vila Rica, Luxemburgo requisitou a presença de uma manicure. De acordo com Cláudia Cavalcante, após prestar o serviço, ela foi assediada sexualmente pelo técnico, que desmentiu. O caso, registrado na 2º Delegacia de Polícia de Campinas, inspirou o filme pornográfico “Vanderburgo e a Manicure” e acabou arquivado em 1998.

Na mesma edição em que noticiou a polêmica envolvendo Luxemburgo, o jornal A Gazeta Esportiva falou sobre o substituto do suspenso Velloso contra o Botafogo-SP: “Marcos Roberto ganha chance de mostrar suas qualidades”. Com apenas 22 anos, o rapaz estava ansioso. “É difícil ser reserva do Velloso, um goleiro de Seleção. Mas, se estou aqui, é porque tenho condição. Sei que preciso mostrar meu valor”, afirmou.

Marcos disputou um amistoso contra o Guaratinguetá em 1992 e no dia 30 de março de 1996 participou da primeira partida oficial ao substituir Velloso na goleada sobre o XV de Jaú, pelo Campeonato Paulista. Diante do Botafogo-SP, em seu debute como titular, ele viu a equipe ganhar por 4 a 0 e defendeu um pênalti – do jornal A Gazeta Esportiva, ganhou a nota 7 pela atuação.

“O time pode fazer jogadas de efeito, desde que seja em busca do gol. É o futebol bonito sem deixar a eficiência do lado. Está bem como eu gosto”, disse Luxemburgo após a goleada, contrariado apenas ao ouvir perguntas sobre o caso da manicure. “Está tudo com meu advogado. Meu advogado, que não tem nada a ver com o Palmeiras ou a Parmalat”, afirmou, carrancudo.

Já com o titular Velloso de volta à meta, o Palmeiras precisava do empate contra o Santos para ser campeão na penúltima rodada do segundo turno, mas ganhou por 2 a 0. Há 20 anos, Luizão marcou o 100º gol do time no Campeonato Paulista e o zagueiro Cléber fechou o placar. No Estádio Palestra Itália, lotado desde as 17 horas, houve farta distribuição de bebidas nas tribunas a partir do intervalo.

“O time de Vanderlei Luxemburgo, disparado o melhor do Brasil, venceu os dois turnos com folga e estragou os planos de quem sonhava com o quadrangular decisivo. Com a conquista, o Palmeiras se iguala ao Corinthians com 21 títulos e parte agora para levar a Copa do Brasil (o time estava na semifinal)”, noticiou o jornal A Gazeta Esportiva na edição de 3 junho de 1996.

Luxemburgo, como de praxe, deixou o gramado minutos antes do final. Após a festa dos atletas, ele falou sobre sua filosofia. “Minha intenção desde que retornei ao clube era resgatar o futebol espetáculo e foi justamente isso que fui introduzindo na mentalidade de cada jogador. É lógico que sou o líder do grupo, mas sempre digo que 70% do título pertencem aos jogadores. O restante é dividido entre a comissão técnica”, afirmou.

Com exceção do zagueiro Sandro e de Rivaldo, todos os jogadores comemoraram a conquista na boate Limelight. Ao som de canções de axé e pagode, intercaladas com o hino do Palmeiras, um telão exibia os melhores momentos do jogo contra o Santos. Amaral dançou quase a noite inteira, e Luizão, orgulhoso, apresentou aos companheiros a namorada Fabíola de Oliveira, segundo lugar no concurso Miss São Paulo 1996.

Após os festejos, o Palmeiras eliminou o Grêmio na semifinal da Copa do Brasil e na última rodada do Estadual recebeu as faixas no triunfo por 1 a 0 sobre o XV de Jaú, encerrando o segundo turno com 13 vitórias, um empate e uma derrota. Juntos, Luizão (22), Muller (18), Djalminha (15) e Rivaldo (15) fizeram 70 gols, mais do que o Santos, dono do segundo melhor ataque (69) e do artilheiro Giovanni (24).

Fundamental na conquista, Muller tinha contrato com o Palmeiras até 9 de junho e, portanto, não enfrentou o Cruzeiro nas finais da Copa do Brasil – após uma arrastada negociação, o atacante retornou ao São Paulo. O time alviverde voltou de Belo Horizonte com o empate por 1 a 1, mas perdeu por 2 a 1 no Palestra Itália após falhas de Amaral e Velloso.

Em 21 de junho de 1996, uma semana após o revés na Copa do Brasil, o jornal A Gazeta Esportiva dedicou sua manchete ao Palmeiras: “A máquina está parando”. Com a saída de atletas como Muller, Rivaldo e Amaral, o clube acabou eliminado pelo Grêmio nas quartas de final do Campeonato Brasileiro e nem sequer disputou a edição de 1997 da Libertadores.

Com o esquadrão de 1996 desmontado na metade do ano, ficou aos torcedores a interrogação sobre o que o time seria capaz de fazer se fosse mantido. Em 1998, com a equipe reformulada e dirigida por Luiz Felipe Scolari, Velloso pôde se vingar do Cruzeiro na final da Copa do Brasil. Assim, o Palmeiras partiu rumo à sonhada Libertadores, conquistada no ano seguinte com Marcos Roberto na condição de herói.

Fonte: Gazeta Esportiva

Publicidade

+ Palmeiras