GeralDérbi opõe Palmeiras relâmpago a Corinthians forte nos minutos finais

Dérbi opõe Palmeiras relâmpago a Corinthians forte nos minutos finais

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Clássico do relógio: intenso no início das partidas, Verdão terá pela frente Timão que se acostumou a decidir jogos na parte final na atual temporada

Um clássico que promete ser emocionante desde o primeiro segundo até o apito final. Palmeiras e Corinthians se enfrentam neste domingo, às 16h (horário de Brasília), na arena do alviverde, e opõem estilos distintos no que diz respeito ao relógio. Enquanto o time de Cuca se acostumou a balançar as redes logo nos primeiros minutos de partida, o Timão vem sendo a equipe dos momentos finais.

LEIA MAIS:
Conheça o possível novo estatuto do Palmeiras

Palmeiras já é o time mais prejudicado do Brasileiro
Torcedores que brigaram são expulsos do Avanti
COMPRE AGORA! Camisas do Palmeiras com desconto diretamente da loja oficial. Confira
Que tal trabalhar com futebol e ganhar mais de R$ 2.000,00 por mês? É possível. Clique aqui

Especial Copa América
10 músicas relacionadas a futebol no Brasil e no mundo
A polêmica de Suárez
Uruguai é eliminado da fase de grupos
Cinco lições de Brasil x Haiti

No último domingo, por exemplo, o Palmeiras precisou de apenas três minutos para abrir o placar contra o Flamengo, com Gabriel Jesus, em partida que terminaria com vitória alviverde por 2 a 1. O garoto é a principal arma para surpreender os adversários nos momentos iniciais, quando os jogadores ainda estão frios.

O Corinthians, por sua vez, testou a saúde de seus torcedores no sábado retrasado. A equipe de Tite perdia para o Coritiba em Itaquera até os 44 minutos do segundo tempo, quando saiu o empate, pelos pés de André. A virada alvinegra por 2 a 1 aconteceria aos 49, nos suspiros finais da partida, com Uendel. Mais uma vitória emocionante para a conta alvinegra em 2016.

Foram sete as partidas deste ano em que o Palmeiras saiu na frente do adversário antes dos 10 minutos. Seis delas com Gabriel Jesus, artilheiro da equipe no ano, com 13 gols marcados, e uma com o argentino Allione.

A situação se repetiu nos últimos dois jogos do Verdão no Campeonato Brasileiro: além de abrir o caminho da vitória contra o Flamengo, o jovem atacante marcou também o primeiro do triunfo por 4 a 3 sobre o Grêmio, na quinta retrasada, ainda no primeiro minuto de jogo. Segundo ele, não é mera coincidência.

– Eu posso estar até abrindo o jogo para os adversários, mas sempre tenho essa oportunidade no começo. (risos) Ali todo mundo está frio e tenho essa percepção. Sou abençoado, sempre cai no meu pé, em muitos jogos acontece isso. O Jean me fala direto: “Fica atento, a bola sobra para você – afirmou, após a vitória sobre os gaúchos.

Além dos momentos seguintes ao apito inicial, Gabriel Jesus também é uma arma nos primeiros segundos após o intervalo. Nas vitórias por 4 a 1 sobre o XV de Piracicaba, pelo Paulistão, e 4 a 0 sobre o Atlético-PR, na estreia do Brasileiro, o garoto deixou sua marca no primeiro minuto do segundo tempo.

Jogos em que o Palmeiras marcou no início (veja alguns gols no vídeo abaixo):
Palmeiras 2×2 São Bento (Gabriel Jesus – 5 minutos do primeiro tempo)
Palmeiras 4×1 Capivariano (Allione – 7 minutos do primeiro tempo)
Palmeiras 4×1 XV de Piracicaba (Gabriel Jesus – 1 minuto do segundo tempo)
Palmeiras 3×3 Rosario Central (Gabriel Jesus – 4 minutos do primeiro tempo)
Palmeiras 4×0 Atlético-PR (Gabriel Jesus – 22 segundos do segundo tempo)
Palmeiras 4×3 Gremio (Gabriel Jesus – 1 minuto do primeiro tempo)
Palmeiras 2×1 Flamengo (Gabriel Jesus – 3 minutos do primeiro tempo)

…SURPREENDE NO FIM
Na contramão do rival, o Corinthians construiu um histórico de decisão nos momentos finais em 2016. São nove partidas com gols decisivos após os 35 minutos do segundo tempo – sendo seis deles após os 42.

O duelo com o Coritiba, no último sábado, foi a maior prova de que não ficar atento com o Timão até o árbitro decretar o final da partida pode ser uma armadilha. Embalado pela torcida, o Alvinegro buscou o gol da vitória aos 49 minutos do segundo tempo, quando o empate, com gol de André aos 44, já parecia bom negócio.

Tite costuma levar em conta, acima de quantos minutos o relógio marca quando sai o gol, outros fatores, como a efetividade do time em finalizações, quantos passes o time trocou ao longo de 90 minutos, entre outras estatísticas relevantes.

– Em termos emocionais não é legal, mas mostra um outro lado, mentalmente muito forte e focado – comentou o treinador, após vitória sobre o Oeste, com gol aos 45 do segundo tempo, pela primeira fase do Campeonato Paulista.
Jogos em que o Corinthians marcou no fim (veja alguns gols no vídeo abaixo):
Corinthians 1×0 XV de Piracicaba (Romero aos 46 minutos do segundo tempo)
Corinthians 2×2 Ferroviária (Giovanni Augusto aos 37 minutos do segundo tempo)
São Bento 1×1 Corinthians (André aos 43 minutos do segundo tempo)
Corinthians 1×0 Oeste (Rodriguinho aos 45 minutos do segundo tempo)
Corinthians 1×0 Ituano (Felipe aos 42 minutos do segundo tempo)
Corinthians 2×1 Ponte (Balbuena aos 37 minutos do segundo tempo)
Corinthians 1×0 Cobresal (Escalona, contra, aos 45 minutos do segundo tempo)
Corinthians 1×0 Santos (Giovanni Augusto aos 36 minutos do segundo tempo)
Corinthians 2×1 Coritiba (André aos 44 e Uendel aos 49 minutos do segundo tempo)

Veja a ficha técnica do clássico:
Local: Arena do Palmeiras, em São Paulo
Data e horário: domingo, 16h (horário de Brasília)
Provável escalação do Palmeiras: Fernando Prass; Tchê Tchê, Thiago Martins, Edu Dracena e Fabrício (Zé Roberto); Jean e Matheus Sales; Róger Guedes, Moisés (Cleiton Xavier) e Dudu; Gabriel Jesus
Provável escalação do Corinthians: Walter, Fagner, Felipe, Yago e Uendel; Cristian e Bruno Henrique; Marquinhos Gabriel, Guilherme e Giovanni Augusto; Luciano
Pendurados do Palmeiras: Thiago Martins e Matheus Sales
Pendurados do Corinthians: Cristian e Bruno Henrique
Desfalques do Palmeiras: Barrios, Vitor Hugo, Gabriel e Arouca
Desfalques do Corinthians: Balbuena, Vilson, Elias, Matheus Vidotto e Bruno Paulo
Arbitragem: Raphael Claus (Fifa), auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (Fifa) e Rogério Pablos Zanardo (aspirante à Fifa), todos de São Paulo
Transmissão: TV Globo para SP, RS, SC, PR, MG (menos Juiz de Fora), GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, MA, PA (menos Santarém), AP e DF (com Cleber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba) e Premiere, Premiere HD e PFCI (com Odinei Ribeiro e Wagner Vilaron)
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 13h

Fonte: Globo Esporte

+ Palmeiras