Cuca só repetiu escalação do Palmeiras em uma única ocasião

Principalmente por conta de desfalques, em uma única ocasião o técnico usou a mesma escalação. Time titular para o jogo de domingo não deve ser divulgado antes

Embora Cuca não tenha o costume de revelar seu time, é certo que, com o retorno de Gabriel Jesus, a escalação do Palmeiras diante do Fluminense, em Brasília, às 16h de domingo, não será a mesma do empate com a Ponte Preta, na rodada passada do Campeonato Brasileiro.

Passadas 21 rodadas da competição nacional, o técnico conseguiu repetir sua formação apenas uma vez, quando a equipe que derrotou o Santa Cruz (na nona rodada) foi a mesma que venceu o América-MG (na 10ª).

Nas duas ocasiões, a formação que entrou em campo foi Fernando Prass; Jean, Edu Dracena, Vitor Hugo e Egídio; Tchê Tchê, Moisés e Cleiton Xavier; Róger Guedes, Dudu e Gabriel Jesus.

Cuca não muda porque quer – exceção feita a jogos recentes, em que variou a escalação de acordo com o mando de campo –, mas principalmente por conta de desfalques. O artilheiro Gabriel Jesus, por exemplo, voltará a atuar depois de ter sido baixa em seis partidas para defender a seleção brasileira na Olimpíada.

Quem também deve retornar é Erik, atacante que foi titular oito vezes seguidas antes de receber o terceiro cartão amarelo e cumprir suspensão contra a Ponte Preta. Na defesa, Mina, recuperado de lesão muscular, volta a ficar à disposição da comissão técnica.

Se tem os três novamente à disposição, o treinador não poderá contar agora com Thiago Santos, volante que vem sendo peça-chave nos compromissos como visitante. Ele completou a série de três cartões no último domingo depois de ter saído do banco de reservas.

Sem Thiago Santos, a disputa no meio-campo está aberta. Além de uma substituição simples – Matheus Sales, Gabriel e Arouca brigam pela vaga –, Jean pode ser deslocado para sua posição de origem, com Tchê Tchê atuando na lateral direita. Neste caso, Cleiton Xavier poderia ser mantido, algo raro quando o Palmeiras joga fora de casa.

Dos três últimos treinos na Academia de Futebol até a partida contra o Fluminense, dois deles (o desta quinta-feira e o de sábado) serão fechados para a imprensa. Mesmo na sexta, quando Cuca concede entrevista coletiva, as dúvidas dificilmente serão desfeitas. Uma coisa é certa: de novo, o time não será o mesmo.