Caro torcedor palmeirense,

Nosso Verdão segue liderando o Brasileirão e mais um ano caminha para um final verde. Cuca vem impondo uma regularidade ao time que nos enche de orgulho e confiança.

Apesar disso, grande parte da mídia esportiva teima em se referir a nosso time de forma parcial, depreciativa. Exigem futebol “bonito”, olham com desdém para nossa campanha cujos números são incontestáveis e usam seus teclados e microfones para emitir opiniões muitas vezes carregadas de rancor ou simplesmente clubismo.

Nenhuma emissora escapa. Em todas, há pelo menos um profissional que parece ter como missão principal espezinhar o Palmeiras, muitas vezes embasado em fatos distorcidos que levam a conclusões ruins, falácias que manipulam a opinião pública.

Um canal em particular que se especializou nisso: a ESPN. Apesar de manter em seus quadros bons jornalistas, como em toda emissora, em geral o tom das discussões quando o assunto é o Palmeiras é de ranço extremo com o clube, com os dirigentes, com o treinador e com a torcida. Um jornalista em particular personifica esse mau jornalismo neste ano de disputa entre Palmeiras e Flamengo: Mauro Cezar Pereira, cujo amor pelo time carioca não permite que faça análises equilibradas e isentas como a profissão exige, principalmente num canal de tanto alcance.

A internet abriu a possibilidade de tornar o que era uma via de mão única, em uma via de duas mãos. Em tempos de Twitter, Instagram e Facebook, é normal que a torcida em geral se revolte com esse tipo de atitudes antiprofissionais e que use as redes sociais para demonstrar essa indignação. As mensagens poderiam ser bem mais amenas se o tratamento dado ao Palmeiras fosse mais digno.

O palmeirense tem a seu dispor uma mídia alternativa, clubista e parcial, que sempre vai tratar os assuntos que envolvem nosso time com paixão, mas com muita honestidade. Os palmeirenses que consumem o conteúdo dos sites palmeirenses podem até não concordar com as opiniões, mas jamais se sentirão desrespeitados.

Não cabe ao torcedor ofender nenhum jornalista através das redes sociais. Entendemos que o caminho desse tipo de interação, utilizando a linguagem das arquibancadas, em vez de levar a uma reflexão e a ajustes na conduta, só gera desgaste, para todos.

Por isso, em mais uma iniciativa inédita, os sites palmeirenses independentes promovem uma alternativa melhor: o rompimento.

A emissora escolhida para simbolizar esse rompimento com a mídia opinativa é a ESPN, por tudo o que foi citado. Na segunda-feira, dia 31 de outubro, para simbolizar esse rompimento, vamos todos fazer um unfollowzaço no Twitter da emissora (@ESPNagora). Vamos deixar de ler, retuitar e compartilhar suas publicações, ou mesmo de comentá-las. E como consequência, deixar de assisti-los. Se querem fazer jornalismo desta forma, simplesmente não interessa ao torcedor palmeirense. Nossa resposta não será pelo confronto. Vamos apenas riscá-los de nossas vidas.

A torcida do Palmeiras, representada pelos sites abaixo, espera que desta forma a tensão entre palmeirenses e parte da imprensa diminua ou, quem sabe, chegue ao fim. Ninguém mais aguenta esse ambiente destrutivo. Como em qualquer relacionamento que não dá certo, em vez de confronto, o rompimento é a melhor saída. A torcida palestrina já tem a mídia palmeirense. Ninguém precisa da ESPN. E que sirva para outros canais também. O #UnfollowEspnDia31 pode ser estendido a qualquer jornalista ou emissora que você olha atravessado em suas redes sociais, mas que, sabe-se lá por que, você ainda mantém em sua rede. Não se desgaste mais, não passe raiva. Faça uma faxina em sua TL. Dê preferência sempre a quem trata o Palmeiras com respeito.

Dia 31 de outubro, dia do #UnfollowEspnDia31.

Anything Palmeiras
Blog da Clorofila
Blog do Maluquinho
Clube Mondo Verde
Famiglia Palestra
Palmeiras Online
PTD – Palmeiras Todo Dia
Verdazzo
Web Radio Verdão

APOIO:
@DNAlviverde
@edersep
@Palmeirenses_
@PdePalmeiras
@SEPnews2
@TorcidaQueCanta