Libertadores: Verdão volta ao Uruguai, pega “pouca” altitude e rival indefinido

Palmeiras terá pela frente Peñarol (Uruguai), Jorge Wilstermann (Bolívia) e outro adversário a ser definido nas frases preliminares da competição sul-americana

O Palmeiras conheceu na noite da última quarta-feira dois dos três adversários que terá pela frente na fase de grupos da Taça Libertadores de 2017. Além de um time ainda a ser definido, o campeão brasileiro dividirá o Grupo 5 com Peñarol (Uruguai) e Jorge Wilstermann (Bolívia).

– Libertadores é sempre muito difícil. Vamos pegar uma escola boliviana, outra uruguaia. Neste ano tivemos dificuldades no Uruguai. O Palmeiras aprendeu um pouco com a experiência deste ano – avaliou o diretor de futebol, Alexandre Mattos, em Luque, no Paraguai.

A fase de grupos terá início em 7 de março. Até lá, o Verdão, campeão do torneio sul-americano em 1999, aguardará a definição de seu terceiro companheiro de chave, que poderá ser Carabobo (Venezuela), Junior Barranquilla (Colômbia), Atlético Tucumán (Argentina) ou El Nacional (Equador). A pré-temporada palmeirense começará em 10 de janeiro.

Peñarol

Pelo segundo ano consecutivo, o Palmeiras viajará ao Uruguai. Em 2016, além de usar parte da pré-temporada em um pequeno amistoso em Montevidéu, o Verdão enfrentou duas equipes uruguaias em sua chave na Libertadores (Nacional e River Plate), da qual acabou eliminado.

Desta vez, o rival será o Penãrol, velho conhecido do Palmeiras e que ganhou a final da Libertadores 1961. O clube de Montevidéu, dez vezes finalista e cinco vezes campeão da competição continental, faturou também as edições de 1960, 1966, 1982 e 1987. Na última ocasião em que foi à decisão, em 2011, perdeu o título para o Santos.

Desde a saída de Jorge da Silva, a equipe “carbonera”, como é conhecida, vem subindo de produção sob o comando interino de Fernando Curutchet (treinador com passagem pelas categorias de base do clube e que, em 2014, levou o também uruguaio Defensor à semifinal da Libertadores).

Jorge Wilstermann

A primeira questão levantada quando se sorteou o clube boliviano para a chave do Palmeiras foi: qual é a altitude em Cochabamba? Pois bem: a cidade fica 2.600 metros acima do mar. Embora não possa ser desconsiderada e também exija cuidados devido ao fato de o ar ser mais rarefeito, a localização causa menos efeitos do que as temidas La Paz e Potosí, por exemplo.

Esportivamente falando, o Jorge Wilstermann não é um clube de grande tradição no cenário sul-americano. Chegou à semifinal de 1981 (ano em que essa fase tinha dois triangulares), é verdade, mas, depois disso, só não caiu uma vez na fase de grupos, em 1999. Foi eliminado rapidamente nas outras 14 participações, incluindo na mais recente, em 2011.

G4

O terceiro concorrente do Palmeiras na fase de grupos foi apresentado no sorteio apenas como “Ganhador G4” e será conhecido somente no ano que vem. O G4 será um duelo entre os vencedores de duas partidas da segunda fase: Carabobo (Venezuela) x Junior Barranquilla (Colômbia) e Atlético Tucumán (Argentina) x El Nacional (Equador).

No ranking da Conmebol, o mais bem colocado é o Junior Barranquilla, que já disputou a Libertadores em 12 oportunidades, foi semifinalista em 1994 e fez outra campanha razoável dois anos mais tarde, quando parou nas quartas de final. Em seguida, vem o equatoriano El Nacional, que disputará o torneio pela 24ª vez na história. Os outros dois são estreantes.