Eduardo descarta Mina, Moisés e Guerra na estreia do Paulistão

O técnico Eduardo Baptista admitiu nesta sexta-feira que não contará com o zagueiro Yerry Mina e os meias Moisés e Alejandro Guerra no jogo de estreia do Campeonato Paulista, contra o Botafogo-SP, no Palestra Itália, no dia 5 de fevereiro. Os jogadores estão em diferentes etapas da preparação física e serão preservados no início de temporada do Palmeiras.

O cronograma traçado para o trio tem o objetivo de priorizar a disputa da Copa Libertadores. Eduardo Baptista não quer correr o risco de expor os atletas à intensidade de uma partida sem que eles tenham atingido o auge da forma física.

Mina, que se recuperou de uma lesão na coxa direita, é o único jogador do trio que vem aparecendo regularmente no gramado da Academia de Futebol. Ele costuma realizar o aquecimento com o restante do grupo antes de fazer trabalhos específicos.

“O Mina fica fora da estreia. Tenho a informação de que ele virá para nossas mãos no dia 6 de fevereiro. Ele já está recuperado, mas temos tempo até a Libertadores. Decidimos dar atenção especial à parte física, porque ele sofreu lesões no ano passado e não queremos que isso se repita. Temos quatro zagueiros de um nível muito bom, então podemos dar um tratamento diferenciado a ele”, explicou o técnico.

Situação semelhante à de Mina é enfrentada por Moisés. O meia tem feito trabalhos físicos na academia do Centro de Excelência e não apareceu no campo nos últimos dias. “Ele chegou em um nível bom, mas nós queremos fazer um fortalecimento muscular para contar com ele bem condicionado. Foi uma direção de trabalho que tomamos”, disse o treinador.

Já o venezuelano Guerra tem se ausentado dos treinos para tratar de questões burocráticas. Ele precisa tirar o visto de trabalho e regularizar toda a documentação antes de defender o clube. O atleta é o único reforço que ainda não foi apresentado pela diretoria alviverde.

“Já trabalhei com estrangeiros, eu sei que a burocracia é pesada. Mas tudo está bem adiantado. Acredito que não estreia contra o Botafogo-SP, mas há uma grande expectativa para o jogo com o Ituano [na segunda rodada]. Nós vamos esperar a documentação, já que isso foge um pouco da nossa ossada”, afirmou.

Eduardo Baptista disse que Guerra está “pronto fisicamente” e “entendeu o espírito” de trabalho do Palmeiras. O planejamento do técnico é contar com o venezuelano no jogo-treino que será realizado na segunda-feira, contra o Nacional, na Academia de Futebol.

O Palmeiras disputará neste domingo um amistoso contra a Ponte Preta, no Palestra Itália. A equipe titular deverá ser formada pela base que venceu o Atibaia na quinta-feira. A provável escalação conta com Fernando Prass; Jean, Edu Dracena, Thiago Martins (Vitor Hugo) e Zé Roberto; Felipe Melo, Róger Guedes, Tchê Tchê, Raphael Veiga e Dudu (Vitinho); Lucas Barrios.