Suspensão de Felipe Melo abre vaga no meio-campo do Palmeiras; veja as opções

Thiago Santos aparece como favorito à vaga do volante, mas Eduardo Baptista também pode fazer outras alterações no time para o jogo de quarta-feira, na Bolívia

A decisão da Conmebol de suspender provisoriamente Felipe Melo por conta da briga generalizada após a vitória do Palmeiras sobre o Peñarol, na última quarta-feira, no Uruguai, dá um problema ao técnico Eduardo Baptista. Até porque o Verdão não possui atualmente um atleta com as mesmas características para suprir as necessidades do time em uma emergência.

Felipe Melo atua como referência do setor de meio de campo, à frente dos zagueiros e na sobra da linha de quatro do meio de campo. Eficiente na jogada aérea, ele se diferencia por ter qualidade no passe e nos lançamentos, o que dá mais opção técnica ao setor de criação palmeirense. Mas então qual a solução imediata para o jogo de quarta-feira, contra o Jorge Wilstermann, na Bolívia?

Thiago Santos parece ser a opção mais óbvia. Ele tem uma característica mais defensiva – desarme e recuperação são suas principais qualidades. Nas últimas vezes que foi escalado por Eduardo, no entanto, ele recebeu elogios pela evolução na saída de jogo.

Volante de origem, Jean poderia ser uma opção, mas se firmou como lateral do Palmeiras e, desde o início do ano, veste a camisa 2. Um retorno ao meio de campo, porém, abriria espaço para Fabiano ganhar sequência pelo lado direito da defesa alviverde.

Outra possibilidade seria alterar o esquema de jogo, com dois jogadores mais recuados. Assim, Tchê Tchê poderia atuar ao lado de Michel Bastos, Guerra, Raphael Veiga ou até de Zé Roberto.

Líder do Grupo 5 da Libertadores da América, com 10 pontos, o Palmeiras precisa de apenas mais um ponto para assegurar vaga nas oitavas de final da competição continental.