Borja volta a marcar, Verdão vence o Novorizontino e se aproxima da semi

De virada, Verdão fez 3 a 1, com gols do atacante colombiano, Dudu e Róger Guedes. Time joga por um empate sexta, no Pacaembu e decidirá em casa uma possível semifinal

Rei do mata-mata no Atlético Nacional, Borja manteve a sina em seu primeiro jogo deste tipo no Palmeiras. Mas não foi fácil. De tanto insistir, o camisa 12 voltou a marcar depois de quatro partidas e ajudou o Palmeiras a vencer o Novorizontino, de virada, por 3 a 1, na partida da ida nas quartas de final do Paulista.

Das 24 finalizações do Verdão em Novo Horizonte (SP), dez foram do atacante colombiano. Se no Nacional ele havia feito 16 de seus 17 gols em jogos de mata-mata no ano passado, no Verdão ele vinha se mostrando ansioso pelo curto período de seca. Neste domingo, ele tentou de falta, mas Michael pegou; de cabeça, mas parou na trave; de fora da área, mas isolou. Nem dentro da área ele vinha tendo sorte: quando o Palmeiras já perdia graças ao gol de Roberto, o centroavante dominou perto da marca do pênalti e encheu o pé, mas foi travado. Coube a Dudu, na sobra da jogada no abafa, empatar uma partida complicada para o Verdão.

Complicada porque o time de Eduardo Baptista teve muita dificuldade quando contra-atacado, especialmente no lado de Egídio, de onde saiu o gol do time da casa, após um erro coletivo, incluindo o combate errado de Edu Dracena, que terminou com a bola entre as pernas de Fernando Prass. O Verdão durante todo o jogo beirou os 60% de posse de bola e chutou muito, mas errou muito. Borja era o exemplo disso.

O centroavante teve chances de todos os jeitos. Nem a sorte esteve ao seu lado: quando cabeceou a bola na trave, ela voltou nas costas do goleiro Michael e apenas facilitou a defesa. Enquanto isso, Prass teve de fazer grande defesa no chute de Doriva para evitar o segundo gol do Novorizontino. Do outro lado, o goleiro da casa não teve a mesma sorte na sequência.

Após ajeitada de Mina, Borja, em condição legal, dominou no peito e empurrou para as redes. Ufa! Alívio para o atacante e para o Palmeiras, que ainda correu riscos em jogadas de lado. Mas o contragolpe alviverde resolveria o jogo. Em cruzamento de Erik, Róger Guedes completou para o gol e matou o jogo. O atacante, na comemoração, foi expulso.

Com o resultado, o Palmeiras pode até perder por um gol na próxima sexta, no Pacaembu, e já tem garantido o segundo mando em casa caso se classifique à semi. Nem Corinthians, nem Ponte Preta (ambos com 25 pontos) podem alcançar o Verdão (28), que hoje tem duas vitórias a mais que os dois rivais.

https://youtu.be/M0csQhZAapQ