Palmeiras dá um tempo no Brasileirão e prioriza competições de mata-mata

Classificado na Libertadores, Verdão enfrenta o Inter na quarta lutando por uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Campeonato por pontos corridos fica em segundo plano

Na véspera de decidir uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil contra o Internacional, o Palmeiras tem um planejamento definido para o restante da temporada: focar nas decisões mata-mata para depois recuperar os pontos perdidos nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro.

Defensor do título nacional, o Verdão abriu 2017 com apenas uma vitória em três jogos na competição por pontos corridos.

Mas, apesar de toda a lamentação por causa da derrota no clássico contra o São Paulo, no último sábado, o principal objetivo da equipe de Cuca neste momento é avançar na Copa do Brasil e na Libertadores.

Em entrevista coletiva na Academia de Futebol, na segunda-feira, o capitão Dudu valorizou o elenco montado pelo Palmeiras, mas alertou sobre a sequência da temporada. O discurso é de não vacilar nas partidas eliminatórias.

– Montamos um elenco forte para brigar por todas as competições, mas todo mundo sabe que o nosso objetivo é a Libertadores, é o campeonato mais próximo. Esperamos jogar bem na Libertadores e na Copa do Brasil para conquistarmos esses títulos. No Brasileiro, o Cuca vai armar o time muito bem para chegarmos nas primeiras colocações – disse o camisa 7 do Verdão.

– Eu já conquistei a Copa do Brasil e o Brasileiro aqui. Todo mundo sonha com essa Libertadores. Não só a gente, o torcedor, a diretoria, todo mundo… O Palmeiras tem elenco para brigar pelos três campeonatos, e é isso o que vamos fazer – completou.

O momento do Verdão é oposto ao vivido pelo time na reta final da temporada de 2016. Com Cuca no comando, os palmeirenses priorizaram a reta final do Brasileirão e deixaram a Copa do Brasil em segundo plano – os reservas foram eliminados do mata-mata após um empate em 1 a 1 contra o Grêmio, na arena, nas quartas de final.

Com a mudança no calendário para a atual temporada, Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão serão disputadas simultaneamente até o fim do ano, o que reforça aos palmeirenses a necessidade de maior concentração nos mata-matas.

– Temos de saber jogar todas as competições. Sabemos que o Campeonato Brasileiro ainda dá para recuperar. Se fizermos um jogo ruim na Copa do Brasil e na Libertadores, dificilmente vamos recuperar. Nós precisamos da nossa classificação (na Copa do Brasil). É o único jeito (do Inter) de chegar na Libertadores do ano que vem, eles estão só disputando duas competições e pouparam alguns jogadores para quarta. O Internacional é um time de Série A que, por acaso, está na Série B. Tem muitos jogadores de nível top e vai dificultar bastante – acrescentou o atacante Dudu.

A vitória por 1 a 0 no jogo de ida, disputado em São Paulo, dá ao Palmeiras a vantagem de poder empatar em Porto Alegre para avançar às quartas de final da Copa do Brasil. Se marcar no Beira-Rio, o Verdão terá também a seu favor qualquer derrota por um gol de diferença.

Na Libertadores, o Palmeiras terminou a fase de grupos com a quinta melhor campanha do torneio. O adversário das oitavas de final será conhecido somente no dia 14 de junho – o duelo de ida será disputado na primeira semana de julho.

Até lá, o time de Cuca terá pela frente mais oito rodadas do Brasileirão: Atlético-MG (dia 4 de junho, na arena), Coritiba (dia 7 de junho, em Curitiba), Fluminense (dia 10 de junho, na arena), Santos (dia 14 de junho, na Vila), Bahia (dia 18 de junho, em Salvador), Atlético-GO (dia 21 de junho, na arena), Ponte Preta (dia 25, em Campinas) e Grêmio (dia 2 de julho, na arena).