Veja o que o Palmeiras precisa para garantir vaga e uma das melhores campanhas

Time pode avançar até mesmo com derrota, mas tem boa chance de ficar com uma boa pontuação geral em caso de vitória sobre os argentinos nesta quarta-feira, na arena

Antes de mais nada, é claro, o Palmeiras precisa confirmar sua classificação – que pode vir até mesmo com uma derrota por um gol de diferença para o Atlético Tucumán, nesta quarta-feira. Mas, pensando adiante, na futura vantagem de decidir como mandante caso siga avançando no torneio, seria importante golear jogando em casa, às 21h45 (de Brasília) desta quarta-feira.

Neste momento, o time treinado por Cuca ocupa a liderança do Grupo 5, com 10 pontos ganhos em cinco jogos, podendo chegar a 13 em caso de vitória. Exceção feita ao River Plate, que fecha a fase de grupos na quinta-feira, ninguém mais consegue ir além dos 13 pontos – pontuação que os argentinos já possuem.

O que pode pesar nas diferenças entre as campanhas antes do mata-mata, portanto, é o saldo de gols. Neste momento, o Palmeiras tem 10 gols marcados e 8 sofridos.

O saldo do Atlético-MG, que confirmou vaga nas oitavas de final e já fez seus seis jogos, é de 11 gols, praticamente inalcançável. Há outros times, porém, com saldos mais próximos. Grêmio e Guaraní (Paraguai), que somam 10 pontos cada e ainda disputam a primeira posição do Grupo 8, têm 5 e 2 dois gols de saldo, respectivamente.

No Grupo 1, a situação é ainda mais parelha. Barcelona de Guayaquil (Equador) e Botafogo têm praticamente a mesma campanha: 10 pontos e dois gols de saldo. Neste caso, pesa a favor dos equatorianos o maior número de gols marcados (7 contra 6), terceiro critério de desempate. O quarto e quinto critérios são maior quantidade de gols como visitante e ranking da Conmebol.

Para as oitavas, classificar-se como líder do grupo já é garantia de fazer a segunda partida em casa, uma vez que os duelos serão definidos (em sorteio) entre os oito primeiros e os oito segundos. Das quartas em diante, os chaveamentos estarão pré-definidos pelo primeiro sorteio, e os mandos valerão de acordo com a pontuação na fase de grupos.

– Uma vitória nos daria condição favorável para entrar nas oitavas como líder e com uma boa pontuação. Alcançando os três pontos, com certeza isso vai nos colocar entre as que mais pontuaram. Isso seria benéfico, ajuda muito nessa competição – disse o lateral-esquerdo Zé Roberto, na terça-feira.