Ainda em formação, Palmeiras conhece rival na Libertadores nesta quarta-feira

Com mata-mata como prioridade, Verdão de Cuca vem usando o Brasileirão para ajustar o time. Primeiro duelo das oitavas de final será no dia 5 de julho

O jogador Guerra, da SE Palmeiras, disputa bola com o jogador Machado, do CD Jorge Wilstermann, durante partida válida pela primeira fase, da Copa Libertadores, no Estádio Félix Capriles.

O Palmeiras entra em campo às 21h45 desta quarta-feira para enfrentar o Santos, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, com a cabeça também na Libertadores. Isso porque um pouco mais cedo do pontapé inicial na Vila Belmiro, a Conmebol vai realizar o sorteio dos confrontos das oitavas de final da competição sul-americana – o canal SporTV2 transmite o evento ao vivo direto do Paraguai, às 21h (de Brasília).

O Verdão tem como principal objetivo no ano a disputa da Libertadores. Cuca, que dirigiu o time na vitória por 3 a 1 contra o Atlético Tucumán, no dia 24 de maio, não esconde de ninguém que a preparação da equipe é voltada para a disputa continental.

Ainda de olho no mercado, o Palmeiras trabalha para fechar o elenco e dar mais opções que se encaixem ao perfil tático adotado pelo atual comandante. Na fase de grupos, o time foi dirigido por Eduardo Baptista em cinco das seis partidas e teve a emoção como uma das marcas da campanha, com vitórias de virada e nos acréscimos em três oportunidades. Mas, mesmo com números favoráveis, a diretoria viu na falta de evolução do time e na queda de rendimento de alguns destaques individuais motivos para trocar a comissão.

Sem tempo livre para treinar, a solução encontrada pela comissão técnica foi de usar o Campeonato Brasileiro para testar opções e encaixar o time, dando prioridade aos mata-matas. O primeiro confronto das oitavas de final acontecerá no dia 5 de julho.

É certo que o Palmeiras terá mudanças para a próxima fase da Libertadores. Os zagueiros Juninho e Luan, além do lateral-direito Mayke, poderão ser inscritos no torneio. Moisés, ainda em recuperação de uma cirurgia no joelho, está em fase de transição. Além dos “reforços” internos, a diretoria mira a contratação do volante Bruno Henrique, que está no Palermo da Itália, e do atacante Richarlison, do Fluminense. A competição permite apenas três alterações nesta etapa, e depois outras três em uma eventual semifinal.

Suspenso pela Conmebol por seis jogos por causa da confusão no Uruguai após a partida contra o Peñarol, Felipe Melo só poderá ser novamente aproveitado se o time avançar à semifinal. O clube, porém, ainda trabalha para tentar diminuir a punição do volante, que também se recupera de lesões na mão e na coxa.

Líder da sua chave com 13 pontos, o Verdão vai decidir a vaga nas quartas de final em casa, em duelo que será disputado entre os dias 8 e 10 de agosto. Como o rival será necessariamente algum dos segundos colocados da fase de grupos, os palmeirenses poderão reencontrar Eduardo Baptista, agora no comando do Atlético-PR.

Veja uma análise dos oito possíveis adversários do Palmeiras:

Godoy Cruz (Argentina): vive momento de instabilidade no campeonato argentino, no qual ocupa a 15ª posição na tabela. Na Libertadores, somou 11 pontos no grupo do Atlético-MG, com três vitórias, dois empates e uma.

Guaraní (Paraguai): está em boa fase no campeonato paraguaio, onde ocupa a vice-liderança, um ponto atrás do líder Libertad. Na competição continental, garantiu a classificação com 11 pontos e só ficou atrás do Grêmio, com 13.

Emelec (Equador): teve dificuldades para conseguiu a classificação na Libertadores, mas uma goleada na última rodada da fase de grupos garantiu os equatorianos nas oitavas de final. No campeonato nacional, ocupa a quarta colocação.

Barcelona (Equador): outra equipe equatoriana na lista, é um time bastante elogiado por conta do futebol apresentado na primeira fase da Libertadores. Em seu grupo, ficou atrás apenas do Botafogo. Tem a mesma pontuação do Emelec no campeonato nacional, mas está em terceiro na tabela.

Atlético-PR:única equipe brasileira que o Verdão tem chance de encarar nas oitavas de final. É um time que tem oscilado muito durante a temporada. Garantiu uma classificação heroica na Libertadores, que culminou na eliminação do Flamengo, mas é lanterna do Brasileirão, sem vitórias conquistadas. Vive um mau momento.

The Strongest (Bolívia): um dos adversários mais temidos por conta do fator altitude. No campeonato nacional, ocupa a vice-liderança.

Jorge Wilstermann (Bolívia): outro boliviano que pode aparecer no caminho do Verdão, este comnhecido. A equipe integrou o grupo da fase anterior e demonstrou que, atuando na altitude, pode ser um adversário perigoso – venceu por 3 a 2. No campeonato boliviano não vem bem. Está no parte de baixo na tabela, na 10ª colocação (12 equipes participam).

Nacional (Uruguai): talvez o time com a camisa mais pesada que o Verdão pode enfrentar. Os uruguaios não foram bem na fase de grupos da Libertadores e garantiram a classificação às oitavas com oito pontos. No campeonato uruguaio, conseguiram duas vitórias nas duas últimas partidas.