CBF adia teste de nova estrutura para megashows do Allianz Parque

O desmembramento da 11ª rodada do Campeonato Brasileiro prejudicou os planos do Palmeiras e da WTorre. Do clube, pelo fato de o jogo contra o Grêmio, marcado para o dia 1º de julho, ter como palco provavelmente o Estádio do Pacaembu. A construtora, por outro lado, deixará de estrear uma nova tecnologia que liberaria o Allianz Parque para receber jogos um dia depois; no caso, 2 de julho.

A Confederação Brasileira de Futebol optou por agendar o duelo entre Palmeiras x Grêmio para o sábado (1), às 16h (de Brasília). Na mesma data, a Arena receberá o show da popstar Ariana Grande, a mesma em que fãs foram vítimas de um atentado terrorista na cidade de Manchester, no mês passado.

O conflito de datas impedirá a WTorre de inaugurar um novo processo que promete montar e desmontar os palcos das grandes apresentações em poucas horas. Nos estudos da construtora, o estádio estará pronto para receber uma partida menos de 12h após o fim de um show, e o duelo contra o Grêmio surgiria como o grande teste.

O planejamento durou seis meses e custou R$ 500 mil aos cofres da administradora do Allianz Parque – o investimento pode crescer e chegar até R$ 1 mi na segunda fase do programa, agendada para depois do show de Ariana Grande.

A estrutura de 2t será instalada no teto do Allianz Parque (setor norte) e guardará itens padrão de iluminação, som e led, que ficarão suspensos – com os equipamentos, a peça pode chegar às 20t. Um processo mecânico descerá (montagem) e erguerá (desmontagem) as peças, o que, na visão da construtora, otimizará o trabalho e antecipará a liberação da arena para jogos do Palmeiras.
Apesar da liberação, o Palmeiras poderia enfrentar o velho problema do gramado. Dificilmente, o terreno de jogo se recuperaria e apresentaria as melhores condições para um jogo no dia seguinte a um show. Toda a grama é coberta para receber o público de pista e pista-premium.

Este processo garante o Palmeiras no Allianz Parque para o jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, caso o duelo de ida contra o Cruzeiro seja agendado para 28 de junho, primeira data reservada para esta etapa do torneio e apenas três dias antes da apresentação de Ariana Grande. A CBF ainda não anunciou os dias dos jogos.

Será o segundo ano seguindo no qual o Palmeiras receberá o Grêmio, um concorrente ao título nacional, fora do Allianz Parque. No ano passado, o time alviverde venceu os gaúchos por 4 a 3, no Pacaembu; o estádio municipal deve novamente receber o confronto.

Melhora de relação
Fora a convivência mais amigável com Mauricio Galiotte, a WTorre tomou medidas nesta temporada para melhorar a relação com o clube e o torcedor palmeirense. O novo processo de troca do gramado, tão criticado por Cuca, jogadores e Alexandre Mattos no ano passado, amenizou os questionamentos internos.

A troca do gramado ocorrida depois dos shows de Justin Bieber e Sir Elton John & James Taylor, ocorrida em março, impediu o Palmeiras de decidir uma vaga na semifinal do Campeonato Paulista no Allianz Parque: o jogo contra o Novorizontino teve o Pacaembu como palco.

Ainda neste Campeonato Brasileiro, o Palmeiras se mudará em pelo menos mais duas oportunidades. O clássico contra o Santos, no fim de setembro, está agendado para a semana do festival de três dias, com The Who, Aerosmith e Guns N’Roses.

Já na noite do duelo contra a Ponte Preta, agendado para o dia 18 de outubro até este momento – a rodada ainda não foi desmembrada -, a arena palmeirense receberá o show de John Mayer.