Quartas de final da Copa do Brasil ficam sem confrontos estaduais em sorteio

Taça da Copa do Brasil.
Taça da Copa do Brasil.

Evento realizado na sede da CBF define caminhos dos clubes; Atlético-MG, Flamengo, Grêmio e Palmeiras fazem primeiro jogo em casa

Foram definidos na manhã desta segunda-feira os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil, em sorteio realizado na sede da CBF, na zona oeste do Rio de Janeiro. Com a competição se afunilando, os clássicos regionais eram inevitáveis. Entretanto, apesar de rivais de Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais presentes, não haverá clássicos estaduais nesta fase da competição. O Atlético-MG encara o Botafogo, o Flamengo pega o Santos, o Grêmio enfrenta o Atlético-PR, enquanto Palmeiras e Cruzeiro medem forças.

O que os clubes e torcedores já sabem é o caminho até as finais caso avancem, já que não haverá mais sorteios de confrontos nas próximas fases. De um lado, quem passar de Atlético-MG e Botafogo encara o vencedor de Flamengo e Santos. Do outro lado da tabela, quem ficar com a vaga entre Palmeiras e Cruzeiro enfrenta Furacão ou Grêmio.

Cerca de meia hora depois das definições dos confrontos, um novo sorteio foi realizado para definir os mandos de campo. Para evitar jogos na mesma cidade em datas próximas, o sorteio foi dirigido. Com isso, Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras abrirão em casa seus confrontos com Botafogo, Santos e Cruzeiro, respectivamente. Por serem representantes únicos de seus estados, Grêmio e Atlético-PR tiveram o mando sorteado separadamente, com o clube gaúcho com a responsabilidade de fazer a primeira partida em casa.

As datas previstas para os jogos de ida são 28 de junho ou 5 de julho. A distância para as partidas de volta é grande – serão disputadas no dia 26 de julho ou 9 de agosto. Todos em quartas-feiras. Estas, porém, são apenas “datas base”. Poderão haver pequenas alterações nos dias dos confrontos, como deslocamento de determinada partida para quinta-feira, por exemplo, para se adequar às transmissões e para não coincidir com jogos da Libertadores e da Sul-Americana. Os dias exatos das partidas só serão definidos após o sorteio das competições continentais, que acontecem dia 14/06.

Veja os confrontos*:

Atlético-MG x Botafogo

Flamengo x Santos

Grêmio x Atlético-PR

Palmeiras x Cruzeiro

*os clubes da esquerda fazem o primeiro jogo em casa