Quase vovô, Cuca faz aniversário à espera de paraíso astral no Palmeiras


Em busca de sequência de resultados, treinador completa 54 anos nesta quarta-feira, quando encara o Coritiba na cidade onde nasceu – e onde nascerá a qualquer hora sua primeira neta

Se for verdadeira a ideia de que existe inferno astral – aquele período que antecede o aniversário e não costuma trazer sorte à pessoa –, os próximos dias tendem a ser mais leves para Cuca, que ainda busca ajeitar o time em seu retorno ao Palmeiras.

Nesta quarta-feira, o geminiano e supersticioso treinador completa 54 anos de idade e já poderá pôr à prova a influência dos astros. Às 19h30 (de Brasília), ele enfrenta o Coritiba, no Couto Pereira, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.

Os 30 dias que se passaram desde o anúncio de sua volta ao clube, em maio, não foram os melhores. Apesar das classificações para as fases seguintes da Libertadores e da Copa do Brasil, a equipe ainda não tomou a forma que Cuca quer. Na competição nacional por pontos corridos, só uma vitória (na estreia, sobre o Vasco) em quatro partidas. O futebol apresentado, ele reconhece, tem larga margem para crescimento.

– Fico feliz pelo empate (no placar agregado), mas com pés no chão. Sinceramente, até preocupado, porque vamos ter muito trabalho para melhorar. E temos que melhorar muito – disse, uma semana atrás, após avançar com muito custo às quartas de final da Copa do Brasil.

Na tentativa de colocar seus conceitos de 2016 em prática novamente, depois de cinco meses em que o Palmeiras foi comandado por Eduardo Baptista, Cuca vem encontrando dificuldade. Esqueça aqui superstição ou astrologia. No entendimento dele e de sua comissão, Gabriel Jesus, que era um excelente centroavante móvel, e Moisés, um meio-campista que se entregava de área a área, fazem falta gigantesca. Enquanto não chegam reforços, a saída tem sido mexer, fazer testes.

Contra o Coritiba, já seriam necessárias novas mudanças em razão dos muitos desfalques. Embora não vá repetir a escalação, o comandante palmeirense espera finalmente comemorar uma vitória fora de casa no Brasileiro. Ou em casa, já que foi na capital paranaense onde Alexi Stival nasceu, em 7 de junho de 1963. Onde nascerá também sua primeira neta, Eloah, talvez ainda nesta quarta-feira, 7 de junho de 2017.

Apesar de ter avançado de fase na Libertadores e, com muito custo, também na Copa do Brasil, Palmeiras tem quatro pontos em quatro rodadas do Brasileiro

Quem convive de perto com o treinador diz que esse momento o divide em duas pessoas opostas. Há um Cuca profissional, desapontado com a falta de regularidade do time e, ao mesmo tempo, obcecado por engatar vitórias. Há um Cuca quase vovô, extremamente feliz e ansioso.

Quis o destino – ou a tabela do campeonato – que os dois tivessem a oportunidade de tentar ser um só nesta quarta-feira, em Curitiba. Perto da família (que está prestes a ficar maior), no dia de seu aniversário, em sua cidade natal, a alegria de Cuca pode voltar a ser plena. Se o Palmeiras tiver sucesso, será difícil duvidar que existe paraíso astral…

Veja as informações de Coritiba x Palmeiras:

Local: Couto Pereira, em Curitiba
Data e horário: quarta-feira, 19h30 (de Brasília)
Provável escalação: Fernando Prass; Mayke, Antônio Carlos (Luan), Juninho e Egídio; Thiago Santos e Tchê Tchê; Hyoran (Veiga ou Felipe Melo), Keno e Róger Guedes (Michel Bastos); Willian
Desfalques: Arouca, Moisés, Thiago Martins, Dudu, Guerra, Jean e Edu Dracena (em recuperação física); Mina e Borja (convocados)
Arbitragem: Bráulio da Silva Machado (SC), auxiliado por Kléber Lúcio Gil (Fifa-SC) e Neuza Inês Back (Fifa-SC)
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Linhares Jr e Wagner Vilaron)
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 18h30