As missões de Cuca no Palmeiras até a decisão na Libertadores

Verdão tem muitas pendências a serem resolvidas até o duelo contra o Barcelona de Guayaquil, no dia 9 de agosto. Brasileirão servirá de laboratório para treinador arrumar a equipe

Do treino da manhã desta sexta-feira até a partida contra o Barcelona de Guayaquil, em 9 de agosto, pela Libertadores, Cuca terá 12 dias para montar seu Palmeiras ideal capaz de reverter a vantagem dos equatorianos – venceram na ida por 1 a 0 – e avançar para as quartas de final da competição sul-americana.

Ainda procurando a formação titular, o treinador afirmou que pretende usar uma equipe alternativa após o duelo contra o Avaí, neste sábado, às 19, na arena, pelo Campeonato Brasileiro. O Verdão enfrentará Botafogo (dia 2) e Atlético-PR (dia 6). Tudo para pegar quem ele pretende escalar na decisão da Libertadores e treinar exclusivamente pensando no mata-mata.

Mas o que Cuca ainda precisa ajustar no Palmeiras? Veja uma análise dos pontos que merecem atenção redobrada do treinador.

PRESSÃO
Se a cobrança já era grande no Palmeiras desde o início da temporada, a eliminação na Copa do Brasil aumentou ainda mais a pressão sobre jogadores, comissão técnica e diretoria. Depois do jogo em Belo Horizonte houve até protesto de alguns torcedores no hotel que recebeu a delegação alviverde na capital mineira (veja o vídeo abaixo). Para o duelo contra o Barcelona, tudo será ainda mais potencializado pelo fato de a Libertadores ser a maior – e única – obsessão palmeirense por título em 2017. Cabe a Cuca saber transformar o fator externo em algo positivo dentro da arena, onde o time provou ser muito forte em mata-matas.

PARAR DE SOFRER GOLS
Nos últimos dez jogos, o Palmeiras não foi vazado em apenas dois – foram 15 gols sofridos no período. Em desvantagem na Libertadores, o Verdão terá tarefa ainda mais complicada se sofrer gol dos equatorianos, o que obrigaria o time de Cuca a vencer por dois de diferença para avançar. Serve de alerta o fato de o rival ter marcado em todas as partidas como visitante no torneio. Depois de problemas de lesões e inscrições, o treinador, enfim, poderá dar sequência na defesa.

ZAGA TITULAR
Desde o ano passado, Yerry Mina vem sendo o único titular absoluto da zaga palmeirense. Em 2017, é verdade que o colombiano desceu um degrau na qualidade das atuações, mas, mesmo assim, continua sendo referência. Pelo lado esquerdo, Cuca conta com Edu Dracena, que vem sendo o mais utilizado, Juninho e Luan. O tempo para trabalhar pode ajudar a fortalecer um setor questionado.

LATERAIS
Cuca ainda sofre para definir os seus laterais titulares. Pela direita, já deu a entender Mayke será escalado. Recuperado de um problema no joelho, Jean também é opção. O maior problema está no lado esquerdo. Egídio não tem sossego com os torcedores, e Zé Roberto foi deslocado para o meio. Contra o Flamengo, Michel Bastos começou, mas cometeu pênalti que Jailson pegou.

CRIATIVIDADE
Com Tchê Tchê pouco inspirado e Moisés em recuperação, o Palmeiras não conta atualmente com duas das suas peças de maior destaque na campanha vitoriosa do ano passado. Ainda recebendo cuidados físicos, Guerra não rendeu o esperado nos últimos jogos, o que colaborou para que um “buraco” fosse criado no meio de campo. Sem substituto imediato, Cuca testou até Raphael Veiga contra o Cruzeiro. A armação alviverde precisa voltar a render.

GOLEADOR
A torcida insiste, a diretoria insiste, a comissão técnica insiste… Mas não é uma ofensa a ninguém admitir que Borja ainda não embalou no futebol brasileiro. Pelo contrário. O colombiano não tem evoluído taticamente e, após ser questionado pela falta de participação nos jogos, tem confundido dedicação com faltas e discussões desnecessárias com os adversários. Para piorar, Willian, artilheiro do time em 2017, está em recuperação de uma lesão muscular e pode voltar só no fim de agosto.

Deyverson foi a última contratação do Palmeiras para a temporada. Depois do fracasso na negociação com o Sport por Diego Souza, o Verdão fechou lacuna no seu sistema ofensivo com o atacante de 26 anos que estava no futebol espanhol. Com apenas um jogo disputado até agora, o atacante agora terá tempo para conhecer o grupo e se entrosar. Rápido, brigador e bom no jogo aéreo, ele vem agradando e dando a Cuca esperança de dias melhores.

REFORÇO
O último nome da lista de inscritos do Palmeiras para as oitavas da Libertadores será Moisés. Em entrevista ao GloboEsporte.com no início de julho, o meio-campista vivia a expectativa de ficar à disposição de Cuca para jogo de volta contra o Barcelona de Guayaquil, no dia 9 de agosto. Mas, mesmo em evolução física, o departamento médico do clube prefere manter cautela por causa da recuperação surpreendente até o momento – ele foi operado no fim de fevereiro. Na última quinta-feira, aqueceu ao lado dos companheiros e deu mais um passo na transição antes de ser liberado aos trabalhos sem restrição.