Hoje tem decisão na Copa Libertadores. Palmeiras e Barcelona se enfrentam no Allianz Parque por uma vaga nas quartas. A comoção na cidade de São Paulo está enorme e intensa como deveria ser. Na minha modesta visão, boa parte dessa exposição emocional se deve a expectativa criada no começo do ano, com contratações badaladas e confirmação de um título inquestionável em 2016.

Coloca-se mais tempero nessa história: o Corinthians, rival absoluto, está disparado na frente no Brasileiro em campanha bastante atípica. A pressão por se comparar ao rival, querendo ou não, decai sobre nossas cores. Ganhar a Libertadores seria o perdão pela falta de planejamento, pelas eliminações compostas no ano e pela série de fracassos nos clássicos. Tudo seria apagado e a brilhante taça surgiria como algo extraordinário em meio ao caos. Sonho que começa literalmente hoje.

Não vejo outro resultado que não seja a vitória. Mesmo que magra, por 1 a 0, e a passagem nos pênaltis. O clube tem sim a obrigação de passar e seguir adiante na competição. Temos um adversário sem tanta tradição na competição, porém perigoso fora de casa. Vimos o tipo de jogo lá no Equador e trouxemos a derrota na bagagem.

Acaba ‘o mundo’ se a eliminação chegar?
De um modo bastante prático, vejo que o ‘mundo cairá’ por alguns dias ou semanas. A decepção pode ser muito forte, somando com a contestação. O trabalho de Alexandre Mattos vai ganhar uma dose extra de cobrança e algumas conversas devem acontecer.

Na parte da torcida, não adianta: nós AMAMOS o Palmeiras e o seguiremos sempre. Seja aqui ou acolá. Vamos adiante, vamos respirar e vamos acompanhar o Verdão no Brasileiro, sempre sonhando em angariar melhores posições. Mas hoje não é dia de falar de eliminação.

Coração batendo forte
A cada hora que passa o coração bate mais forte. Nossa arena estará espetacularmente linda como nunca esteve. Vamos ter bandeirão, mosaico, festa, alegria. Vamos gritar até o fim. Vamos apoiar até o apito final. Aqui é diferente. Nossa casa é nossa casa e quem manda somos nós.

Cuca deve fazer uma boa preleção e levar a importância da vitória aos atletas. A classificação dará a calma necessária para trabalhar e entrar ainda mais forte nas quartas de final. Vamos enfrentar o Santos provavelmente, uma equipe forte e que também briga conosco por posições mais altas no Nacional. É um time difícil e que tem a Vila Belmiro como trunfo.

Pensamento positivo, fé e alegria. Hoje é dia de Palmeiras e dia de Libertadores. Bora pra luta!