Folga, recuperação, treinos… Quedas forçam Palmeiras a aliviar programação

“Com tempo para treinar, as coisas tendem a evoluir”, garante o treinador do Verdão. Time volta aos trabalhos na quarta-feira, na Academia de Futebol

Contratado no início de maio, Cuca terá, enfim, um respiro para descansar e treinar o elenco do Palmeiras. Depois de enfrentar um calendário apertado por causa dos compromissos da equipe por Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores, o treinador vai poder trabalhar por uma semana livre, após o empate em 1 a 1 contra o Vasco, no último domingo, em Volta Redonda.

É verdade que o “livre” será somente a partir de quarta-feira. Isso porque a comissão técnica optou por dar dois dias de folga ao grupo após uma sequência de quase um jogo a cada 3,3 dias nos últimos três meses.

Cuca assumiu o Verdão no dia 9 de maio. Ali, conseguiu preparar a equipe em cinco dias antes de golear o clube carioca na arena, pela abertura do Brasileirão. Daquela partida em diante, porém, foram 27 jogos em 91 dias e atenção mais intensa com a recuperação física dos jogadores.

– Significa ter um tempo para trabalhar e entender as situações que podem ser criadas. O futebol é muito estudado hoje em dia, todo mundo sabe como você joga, como se posiciona. Se não tem tempo para treinar, é preciso continuar assim ou mudar durante os jogos, como foi contra o Botafogo e como eu iria fazer (contra o Vasco). Com tempo para treinar, as coisas tendem a evoluir – avaliou Cuca.

Antes das decisões na Copa do Brasil e na Libertadores, que acabaram com frustrantes eliminações para os palmeirenses, Cuca deixou o Brasileirão em segundo plano e tentou priorizar os mata-matas. Na prática, o planejamento não deu certo, e o time não conseguiu manter evolução. Agora com apenas um único objetivo restante em 2017, o pensamento é recuperar os pontos perdidos na competição nacional e buscar um embalo na reta final.

Até o fim do mês de agosto, serão apenas mais dois jogos para o Verdão. E os dois serão em casa: Chapecoense no dia 20 e São Paulo no dia 27. A próxima vez que Cuca não terá semana livre para treinar será entre as 25ª e 26ª rodadas, no fim de setembro, quando o Verdão enfrenta o Fluminense no Rio de Janeiro no domingo, dia 24, e depois recebe o Santos na quarta-feira, dia 27.

Pelo menos tempo os palmeirenses terão para trabalhar a partir de agora. Além de resultados melhores, que possam coincidir com a expectativa criada sobre o time, o Verdão terá tempo para recuperar os atletas que estão no departamento médico. E não são poucos: Moisés, Willian, Dudu, Mayke, Jailson, Juninho e Yerry Mina são alguns dos desfalques por problemas médicos.

Longe da liderança do Brasileirão, o Verdão tem como objetivo se manter no G-4 do torneio e assim garantir a classificação direta para a Libertadores do ano que vem. Pelo menos até agora a meta vem sendo alcançada – o time de Cuca vai fechar a 20ª rodada na quarta posição, com 33 pontos e quatro de vantagem para a quinta colocação.