O que o Palmeiras ganha com Moisés e Guerra

O jogador Moisés, da SE Palmeiras, comemora seu gol contra a equipe do SC Corinthians P, durante partida válida pela vigésima sexta rodada, do Campeonato Brasileiro, Série A, na Arena Corinthians.

Verdão pode ter, enfim, a dupla atuando junta no meio de campo para enfrentar a Chapecoense

Depois de dias conturbados e pouca alegria, o torcedor do Palmeiras encontrou um motivo para voltar a ter esperança de uma evolução ainda em 2017: a tão esperada parceria entre Moisés e Guerra no meio-campo.

À disposição de Cuca, a dupla vem sendo testada pelo treinador na Academia. Existe a possibilidade de os dois começarem jogando contra a Chapecoense, neste domingo, às 19h (de Brasília), na arena, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A formação titular com os dois juntos foi ensaiada no treinamento com bola da última quinta-feira. Na prática, Cuca ainda terá mais dois trabalhos até definir a equipe, mas só a possibilidade de ver a dupla em ação já cria expectativa nos torcedores.

Recuperado de uma cirurgia no joelho esquerdo realizada em fevereiro, Moisés jogou por 45 minutos em dois jogos: contra Atlético-PR e Barcelona de Guayaquil. Mesmo sem ritmo de jogo e condição de atuar por muito tempo, o camisa 10 foi o principal diferencial da equipe.

Com Moisés, Guerra vê a responsabilidade na armação mais dividida. O venezuelano, que também recebe preparação física especial para enfrentar o calendário do futebol brasileiro, ganha mais liberdade para se aproximar do ataque e entrar na área: ele tem cinco gols e é o artilheiro do Verdão no Brasileirão.

– Eu olho o carinho que a torcida tem com Moisés, e isso é muito bonito. Ele ficou lesionado muito tempo, e voltar com esse carinho… Ele é uma pessoa muito boa e, sim, Moisés tem o que os jogadores não têm muito. Pensa muito rápido antes que a bola chegue a seus pés. Dá para jogarmos juntos, podemos fazer um grande trabalho – disse o venezuelano.

Apelidado de Profeta, Moisés foi um dos principais jogadores do Palmeiras no Brasileiro do ano passado. Em 2017, perdeu grande parte da temporada por causa de graves lesões no joelho esquerdo: ruptura dos ligamentos cruzado anterior e medial. Agora, ressurge como o “salvador” do Verdão para o restante da temporada.

Durante a semana, o camisa 10 treinou na mesma intensidade dos companheiros, o que indica uma evolução física – ele foi poupado da partida contra o Vasco por causa de uma pancada no joelho sofrida no jogo contra o Barcelona de Guayaquil, pela Libertadores.

Em campo, ele é opção para fazer o jogo rodar diante da retranca adversária e tem boa qualidade nos passes e nos lançamentos. Contra os equatorianos, por exemplo, ele lançou Dudu e depois foi até a grande área para receber passe de volta, driblar o marcador e fazer o gol da vitória palmeirense por 1 a 0 (depois o Palmeiras foi eliminado nos pênaltis).

Distante da briga pelo título, o Palmeiras mantém como objetivo se manter no G-4, o que daria uma classificação direta para a Libertadores do ano que vem. O Verdão tem 33 pontos e quatro de vantagem para o Sport, hoje o quinto colocado.