Palmeiras volta a pensar no Brasileiro e mira vaga na Libertadores

Após fracassos no mata-mata, Verdão traça meta para terminar o torneio nacional entre os primeiros e disputar a competição sul-americana novamente em 2018

Após a eliminação na Libertadores, restou ao Palmeiras a disputa do Campeonato Brasileiro, competição em que o time se encontra na quarta posição. Com 15 pontos de desvantagem para o líder Corinthians, Verdão foca agora na classificação para a competição continental da próxima temporada.

Atualmente com 32 pontos, o Palmeiras está três acima do Flamengo, quinto colocado, e tem cinco de vantagem para o Cruzeiro, primeiro time fora do G-6. Neste domingo, o Verdão enfrenta o Vasco, às 16h, em Volta Redonda.

Caso o time consiga dobrar essa pontuação, disputará a Libertadores em 2018 sem a necessidade de passar pela fase prévia. É o que indica a pontuação de times que se classificaram em quarto lugar nos 11 anos em que o Brasileiro foi disputado com 20 clubes, desde 2006. A média é 63 pontos.

Após a eliminação na Libertadores diante do Barcelona de Guayaquil, o técnico Cuca disse que o time que foi a campo na arena é o mais próximo do ideal. O treinador vem tendo dificuldades para decidir a equipe principal desde que entrou em substituição a Eduardo Baptista.

Mas os problemas voltaram a aparecer. Dudu e Mina, peças fundamentais no time, saíram de campo machucados. O atacante deverá ficar quatro semanas fora, e o zagueiro pode desfalcar o Verdão por até três meses, aumentando a dificuldade no Brasileirão.

Veja a baixo a comparação do primeiro turno do Palmeiras em 2016 e em 2017:



Dá pra buscar o título?

Se Cuca já jogou a toalha sobre a briga pelo bicampeonato, os jogadores ainda tentam manter a confiança de que é possível. Mas o Palmeiras terá de torcer para o líder tropeçar. Atualmente, o Corinthians possui aproveitamento de 82,5% dos pontos. O Verdão, no ano passado, terminou o Campeonato Brasileiro com 70,2%.

– Estamos muito atrás do líder, tem de parabenizar o Corinthians. Mas ninguém tem garantia de que vão fazer segundo turno tão regular. Temos de pensar em fazer o maior número de pontos possível. O nosso campeonato agora é contra o próprio Palmeiras, em pensar no máximo de pontos possível – disse Moisés.