Verdão leva vantagem contra Botafogo no retrospecto geral e no Brasileirão; veja números

O Palmeiras entra em campo nesta quarta-feira (02), às 21h45, para enfrentar o Botafogo, no estádio Nilton Santos-RJ, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2017. Contra o Alvinegro carioca, o Verdão possui vantagem história no retrospecto geral e também considerando apenas jogos do torneio nacional.

No cômputo geral, foram 113 embates entre as duas equipes, com 42 vitórias, 37 empates e 34 reveses. Além disso, considerando apenas os duelos frente aos quatro grandes do Rio (Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo), o time da Estrela Solitária foi justamente o primeiro clube carioca a ter cruzado os caminhos do Palmeiras – à época Palestra Italia. O embate aconteceu em 3 de maio de 1922, e o Verdão levou a melhor batendo o Alvinegro por 1 a 0, no Parque Antarctica, em jogo válido pela Taça City.

Em Brasileiros, já foram realizados 52 confrontos entre os rivais. O retrospecto mostra vantagem alviverde, com 21 vitórias, 17 empates e 14 derrotas. Um desses encontros foi a final da edição de 1972, quando o 0 a 0 no placar garantiu ao Palmeiras, dono da melhor campanha da competição, seu quinto título nacional.

O maior placar da história do confronto também ocorreu no Brasileirão: foi na edição de 1999. Em 6 de novembro daquele ano, Asprilla (2), Cléber, Agnaldo, Pena e Evair comandaram o passeio por 6 a 0 diante do rival alvinegro em pleno Palestra Italia.

Já na capital carioca, a maior goleada palmeirense sobre os botafoguenses ocorreu em 1965, pelo Torneio Rio-São Paulo, quando o Alviverde desfilou o elenco da Primeira Academia no Maracanã e venceu o adversário por 5 a 3. Rinaldo, Ademar Pantera (3) e Tupãzinho marcaram para o Verdão no duelo. O time comandado à época pelo técnico Filpo Nuñez se sagrou campeão daquela edição do torneio interestadual.