Sem vencer no novo Independência, Palmeiras pode quebrar dois tabus

No duelo diante do Atlético-MG, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras tenta acabar com um curioso e amargo jejum: a equipe alviverde ainda não venceu no estádio Independência reformado, palco da partida do próximo sábado. Desde a reinauguração do local, em 25 de abril de 2012, foram cinco jogos contra o Galo, quatro derrotas e um empate, e um empate (1 a 1) com o América-MG, na Série B de 2013.

O primeiro confronto entre os clubes no novo estádio aconteceu no dia 9 de setembro de 2012, onde o Galo sobrou, venceu por 3 a 0 e ajudou a afundar o Verdão. Mais tarde, o clube viria conhecer a sua segunda queda para a Segunda Divisão.

Depois disso, foram duas vitórias da equipe atualmente comandada por Rogério Micale, em duelos pelo Campeonato Brasileiro (2 a 1) e Copa do Brasil (2 a 0) de 2014. Na partida de 2015 pela competição por pontos corridos, outro triunfo mineiro, novamente por 2 a 1.

No ano passado, o time que mais tarde foi campeão brasileiro depois de 22 anos empatou por 1 a 1, gol de Gabriel Jesus, em uma de suas melhores exibições no local. Apesar de ter tido chances para sair vitorioso, o ponto conquistado naquele jogo, já na reta final do torneio, foi bastante valorizado pelo Palmeiras.

De fato, a equipe da capital paulista não vem tendo sorte diante do próximo adversário do Brasileirão. Com o empate por 0 a 0 no primeiro turno desta edição, o Verdão completou 12 jogos e seis anos sem vencer os mineiros onde quer que fosse. A última vitória foi em 2011, quando os paulistas venceram por 3 a 2.

Para desafiar a expressão “caiu no Horto, está morto” e acabar com dois jejuns de uma só vez, o Palmeiras de Cuca tem a semana livre para treinamentos. Na tarde desta quarta-feira, o elenco voltará aos gramados da Academia de Futebol e dará sequência à preparação para sábado. O confronto está marcado para acontecer às 16h (de Brasília).