Início de Valentim foca Palmeiras mais compacto e reservas preparados

Técnico interino tem trabalhado muito com os suplentes após a saída de Cuca

Passados apenas cinco dias desde que Cuca deixou o Palmeiras, ainda é cedo para traçar uma comparação definitiva entre o técnico anterior e quem o sucedeu, o auxiliar Alberto Valentim. Mas, mesmo com poucos dias de trabalho, já se notam características próprias do interino na Academia de Futebol.

Por ter assumido a equipe no dia seguinte à partida contra o Bahia, no Pacaembu, o novo comandante quase não teve tempo com os titulares, que fazem trabalhos de recuperação no dia seguinte aos jogos. Foi assim na sexta-feira passada e também na segunda-feira, depois do jogo contra o Atlético-GO, em Goiânia.

Isso por si só já faria com que o maior contato fosse com os reservas. Mas não é o único motivo. Na terça-feira, mais uma vez o foco principal das atividades táticas com bola foram os suplentes. Aqueles que atuaram no fim de semana ensaiaram antes, durante aproximadamente 20 minutos.

Não se trata somente de motivação. A ideia de Valentim, é plausível supor, é deixar todo o grupo preparado de fato, passar a todos os jogadores – inclusive os que ficarão no banco mais uma vez – seus conceitos, o que ele tem em mente.

Um desses conceitos é a compactação. O Palmeiras tem neste momento a sexta defesa menos vazada, com 30 gols sofridos, 12 a mais do que a melhor, que pertence ao Corinthians. Para isso, o novo treinador tem insistido em movimentações em espaço reduzido, com faixas sobre o gramado, para ressaltar o posicionamento.

– Ele está começando a trabalhar com a gente, tentando aproximar um pouco mais as linhas. É pouco tempo de trabalho. No sábado, não tivemos tempo, trabalhamos dez minutinhos, hoje mais um pouco – disse o volante Bruno Henrique, que voltou a ser titular nos dois últimos jogos.

O último ensaio antes do duelo de quinta-feira com a Ponte Preta, no Pacaembu, será na tarde desta quarta-feira. A imprensa terá acesso a imagens apenas durante o trabalho de aquecimento, depois de entrevista coletiva justamente de Valentim.

Veja as informações do Palmeiras para a partida contra a Ponte Preta:

Local: Pacaembu, em São Paulo
Data e horário: quinta-feira, 20h
Escalação provável: Fernando Prass; Mayke, Edu Dracena, Juninho e Egídio (Michel Bastos); Bruno Henrique, Tchê Tchê e Moisés; Keno, Dudu e Willian
Desfalques: nenhum
Pendurados: Bruno Henrique, Felipe Melo, Fernando Prass, Gabriel Furtado, Keno e Róger Guedes
Arbitragem: Leandro Bizzio Marinho (SP), auxiliado por Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
Transmissão: Premiere (com Bachin Jr e William Machado)
Tempo real: GloboEsporte.com, a partir das 19h