Palmeiras busca outra exceção para fechar bem o Brasileiro: entenda

Desde que o Brasileiro passou a ser disputado no atual formato, Verdão costuma sofrer nas últimas 12 rodadas. 2007, 2008 e 2016 foram os anos em que isto não ocorreu. Repetirá?

O Palmeiras decidiu adotar um tom otimista nesta reta final de Brasileiro e tem como ambição vencer todos os 12 jogos restantes no campeonato. A meta, que já é bem ousada e totalmente fora da curva do desempenho recente, mostra-se ainda mais difícil ao se comparar como terminam as campanhas do Verdão no Nacional. Desde que a competição passou a ser disputa em pontos corridos com 20 equipes, em 2006, apenas em três vezes o time teve mais do que 33,3% de aproveitamento nas últimas 12 rodadas: 2016, 2008 e 2007.

O ano passado, que acabou com o título brasileiro, é o mais “fora do padrão”. O time conseguiu 29 pontos nos últimos 36 possíveis, um aproveitamento acima dos 80%. Em 2007, temporada em que não conseguiu nem uma vaga na Libertadores, o Palmeiras fez 18 pontos, 50% de aproveitamento. E no ano seguinte, em que chegou a brigar pelo título, acabou em quarto lugar e com 16 pontos nas últimas 12 rodadas. Embora seja um dos melhores finais do Verdão, representa apenas 44,4% do pontos.

Tanto em 2014, quando salvou-se do rebaixamento na última rodada, quanto em 2009, quando brigou pelo título até o fim, o Palmeiras fez só 12 pontos nesta fase. No primeiro caso, o time não caiu para a Série B porque o aproveitamento dos adversários foi ainda pior, e no segundo a queda vertiginosa acabou o tirando até do G4.

Com 43 pontos, o Verdão por enquanto é o quarto colocado do Brasileirão e está a 12 pontos do líder, o Corinthians. De acordo com o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, a equipe tem 3% de chances de conquistar o título, depois de ser derrotada pelo Santos, atual segundo colocado. Para Cuca, o time ainda não pode desistir da briga pela primeira posição.

– É errado pegar e falar que vai vencer os 12, mas não é errado ter essa ambição. Se falamos que seríamos campeões com 38 jogos e ganhamos (em 2016), não vou pensar diferente. Se ganharmos 12, chegaremos a 79 pontos. Não penso que não vou ganhar um jogo, sempre penso em ganhar – avisou o técnico, que na campanha do título brasileiro do ano passado alcançou os 80 pontos.