Ritmo, testes e variações: o que vale para o Palmeiras o jogo-treino desta sexta

Sem rodada do Brasileirão no fim de semana, Verdão vai enfrentar o sub-20 do Desportivo Brasil na Academia de Futebol

O fim de semana sem jogos no Campeonato Brasileiro permitiu a Cuca promover um jogo-treino para o elenco do Palmeiras nesta sexta-feira. À tarde, na Academia de Futebol, o Verdão enfrenta o time sub-20 do Desportivo Brasil. Será uma oportunidade para a comissão técnica testar novas peças e variações.

Com uma formação base definida para os últimos meses de 2017, o treinador terá a chance de ver na prática como o grupo tem respondido aos trabalhos. Depois de sofrer com um calendário apertado no primeiro semestre, virou rotina no Verdão as semanas livres para treinamentos.

O Palmeiras só volta a jogar pelo Brasileirão no dia 12, contra o Bahia, no Pacaembu.

Além dos titulares, os atletas que voltam de lesão e outros que vinham sendo pouco utilizados nas últimas semanas poderão ganhar ritmo de jogo e a confiança da comissão técnica.

Veja quem pode ser utilizado no jogo-treino desta sexta-feira:

Jailson

Depois de sofrer uma lesão no quadril no dia 9 de agosto, durante a disputa de pênaltis que culminou na eliminação diante do Barcelona de Guayaquil, Jailson voltará a ser utilizado.
O jogo-treino será a última etapa da recuperação do goleiro, que vem treinando normalmente na Academia de Futebol, mas ainda não foi exigido em uma simulação de partida. Se a resposta ao duelo for positiva, o atleta pode voltar a ficar à disposição de Cuca na próxima semana.

Felipe Melo

Mais um que não atua faz tempo – o último jogo do volante com a camisa alviverde foi no dia 26 de julho. Depois de ficar afastado por pouco mais de um mês devido a problemas de relacionamento com Cuca, Felipe Melo acabou reintegrado. Fez um processo de recondicionamento físico e já vem treinando normalmente.

Uma das possibilidades que pode ser testada no jogo-treino é a utilização do volante como zagueiro, algo que tem ocorrido em algumas atividades na Academia.

Miguel Borja

Reserva imediato para o comando de ataque palmeirense, Borja deve ser aproveitado em alguma parte do jogo-treino contra o Desportivo Brasil.

Com características diferentes das de Deyverson e Willian, o colombiano tem tido dificuldade, nas partidas e nos treinamentos, para se ajustar ao esquema tático. Menos participativo na marcação e opção mais de finalização, ele ainda não emplacou sequência longa e positiva no clube.

Pedrão

Elogiado pela comissão técnica e pela diretoria palmeirense, Pedrão tem tido destaque nos treinamentos da equipe profissional. Aos 20 anos, o zagueiro ainda não teve chance com Cuca, mas é apontado internamente pela diretoria como boa opção para um futuro próximo.

O garoto já ouviu dos companheiros brincadeiras sobre a semelhança física com Mina. No estilo de jogo, ele se destaca nas jogadas pelo alto e tem boa chegada ofensiva.

Maílton

Mais um garoto da base que vem ganhando espaço com Cuca. Lateral, ele já foi utilizado pelo treinador na direita e na esquerda em algumas atividades na Academia de Futebol. Na última quarta-feira, inclusive, recebeu elogios durante entrevista coletiva do chefe.

Com Mayke suspenso para a partida contra o Bahia, Jean pode retornar ao setor – Fabiano é a outra opção pela direita. Do outro lado, Egídio está novamente à disposição da comissão após cumprir suspensão.

Michel Bastos

A última partida de Michel Bastos foi no dia 27 de agosto. De lá para cá, o meio-campista, que vinha tendo sequência como lateral, precisou se recuperar de uma inflamação na pele (erisipela).

De volta aos trabalhos com bola, deve ser aproveitado no jogo-treino para recuperar ritmo e ficar novamente à disposição da comissão técnica.

Arouca

O volante tem apenas uma partida em 2017 – participou dos 45 minutos finais do amistoso contra a Chapecoense, em janeiro. Depois de ser relacionado por Eduardo Baptista em alguns jogos, voltou a reclamar de dores e teve de ser submetido a uma cirurgia no pé esquerdo, no fim de março. O volante vinha em recuperação até que, nas últimas semanas, voltou a trabalhar com bola.

– É um pouco mais longa a lesão dele. Ainda não fez coletivo, jogo-treino, temos que ter um cuidado maior para não ter uma surpresa negativa – avaliou Cuca.

Variações da equipe

A ideia de jogo do Palmeiras de Cuca para as rodadas restantes tem Jean e Tchê Tchê no meio de campo, com Moisés um pouco mais avançado e completando o setor ofensivo com Dudu, Willian e Deyverson.

Variações a este esquema são as entradas de Guerra no meio de campo, de Róger Guedes e Keno pelos lados, de Thiago Santos como primeiro volante de marcação e até a utilização de Willian como centroavante de referência. Além disso, jogadores como Raphael Veiga e Hyoran podem voltar a receber chance.