Valentim minimiza tropeço do Palmeiras e valoriza ponto conquistado contra Cruzeiro

Empate em casa faz Verdão diminuir para cinco a vantagem do líder Corinthians, rival de domingo

Um treinador confiante e satisfeito com o desempenho do seu time. Foi assim que Alberto Valentim concedeu entrevista coletiva na noite desta segunda-feira, após o empate em 2 a 2 do Palmeiras com o Cruzeiro, no encerramento da 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Se a empolgação era grande por causa da possibilidade de diminuir para três pontos a vantagem para o líder Corinthians, adversário do próximo domingo, o treinador evitou qualquer clima de decepção por causa do resultado em casa e tratou de valorizar o desempenho palmeirense.

– Não costumo falar depois dos jogos (com o elenco), não gosto. Falo alguma coisa pontual. Falei rapidamente que o ponto foi precioso para todas as nossas pretensões. Estávamos atrás no resultado, foi um ponto ganho com certeza – disse Valentim.

Agora o Verdão está cinco ponto atrás do líder. Se tivesse vencido, os palmeirenses dependeriam apenas das próprias forças para chegar no domingo à liderança, na arena do arquirrival, e conquistar o título nas rodadas restantes.

A perseguição ao líder, segundo o treinador, não causou euforia no grupo alviverde:

– Nós estivemos um pouco desorganizados depois do segundo gol. A busca forte, por parte dos jogadores, foi não pensando no Corinthians, mas sim no Cruzeiro Precisávamos empatar. Criamos chances para isso. Estamos jogando em casa. Temos ambição de pontuar o máximo possível. Pensamos em somar ponto – afirmou Valentim.

– Gostei do jogo, fizemos coisas boas. Alguns erros que vamos corrigir no dia a dia. Encontramos uma equipe muito forte. Tivemos algumas oportunidades de gol. Concedemos algumas, por erros nossos, mas gostei da forma que encaramos o jogo. Era importante para subirmos na classificação. Os jogadores estão de parabéns porque conseguimos um ponto importante – completou.

Confira trechos da entrevista coletiva de Alberto Valentim:


Preparação para o Dérbi

– Vamos recuperar bem os jogadores. A partir de quarta-feira, quinta-feira, começamos a trabalhar com todos, para preparar bem para o jogo.

Erros da defesa nos gols do Cruzeiro

– Primeiro gol foi uma infelicidade. Preciso ver o lance, talvez se ele tivesse tentado tirar com o pé direito. Eu vi que posicionado, o Edu faz bem a cobertura na frente da zaga, e o Juninho que vinha por trás. No segundo, se estivéssemos um pouco mais encaixado, acabou rebatendo com o próprio Juninho, e o Robinho foi feliz.

Time ideal
– Essa foi a primeira semana cheia que tivemos. Os dois primeiros jogos foram mais didáticos, com mais carga de treinos. Essa semana treinamos mais, da forma que eu gosto de trabalhar, estamos melhorando. Mesmo com o empate melhoramos. Agora é continuar nessa crescente para chegar em um nível bacana no final do campeonato.

Intensidade do time

– A ideia nossa, o time correu muito, tivemos 23 finalizações, 11 certas, com seis chances claras de gol. Tivemos uma posse de bola boa no campo do adversário. Eles fizeram cinco finalizações, todas no gol. O que preocupa é recuperar eles fisicamente. Depois, com a semana cheia, vamos procurar fazer a mesma forma que temos jogado. Um time bem compacto, um time que está pronto para ganhar jogos fora de casa.

Opção pela saída do Keno

– Senti que o Keno cansou um pouco. Precisava de gás novo, tanto para empatar e virar. E também para não sofrer. O Deyverson tem essa força, consegue fazer um pouco de beirada, ele ajudou nesse quesito.

Borja
– O Borja tem se dedicado muito para aquilo que temos de ideia para ele, o que a gente procura para ele. Obedecer as características dele, em relação a velocidade, receber bolas na diagonal, vir ganhar a primeira bola, hora fazer o pivô, hora jogar no espaço vazio… E ele está fazendo muito bem, deu um salto.

Primeiro gol do Cruzeiro muito cedo atrapalhou?

– A ideia de jogo, e aconteceu isso nos anteriores, é de não mudar a postura do time. Quando saiu o gol tentei passar isso, que continuássemos jogando. Eles fizeram bem. Depois do segundo gol, nos perdemos um pouquinho, mas retomamos rápido. A ideia é essa, independente do resultado, ter o mesmo padrão de jogo, procurando estar com a bola, finalizar e ter cuidado na defesa.