98% na Libertadores, Palmeiras consegue vaga direta se vencer seus jogos em casa

0


Nas últimas cinco rodadas, três partidas serão na arena palmeirense

Os tropeços em série nas últimas três rodadas não só acabaram com o sonho do Palmeiras de ser campeão brasileiro como passaram a ameaçar sua classificação entre os quatro melhores e a consequente vaga direta à fase de grupos da Libertadores. Se analisados friamente, no entanto, os números não são tão preocupantes assim.

Nas contas do matemático Tristão Garcia e do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, a equipe tem 98% de chances de acabar no mínimo entre a quinta e a sétima posições, o que garantiria vaga na fase preliminar do torneio sul-americano – com o Cruzeiro (campeão da Copa do Brasil) no meio, o G-6 viraria G-7.

Além disso, o Palmeiras (quarto colocado, com 54 pontos e 16 vitórias) fará na arena três dos seus últimos cinco jogos na competição:

12/11 – Palmeiras x Flamengo
16/11 – Palmeiras x Sport
20/11 – Avaí x Palmeiras
25/11 (ou 26/11) – Palmeiras x Botafogo
3/12 – Atlético-PR x Palmeiras

Se fizer sua parte e conquistar nove pontos em casa, o time de Alberto Valentim chegará a 63 (com 19 vitórias) e não deixará o G-4, porque dois dos adversários como mandante são justamente os principais perseguidores, Botafogo e Flamengo.

-O Botafogo tem 51 pontos e 14 vitórias. Se for derrotado pelo Palmeiras e somar os 12 pontos restantes, chegará aos mesmos 63 pontos, mas levará desvantagem em vitórias (19 contra 18).

-O Flamengo, que tem 50 pontos, nem alcançaria a pontuação.

-Abaixo deles, outro carioca: o Vasco, com 48 pontos (seis a menos do que o Palmeiras) e 13 vitórias. Ainda que ganhe nas cinco rodadas finais e chegue aos 63 pontos, ficaria atrás no desempate.

Para que essas contas não mudem, porém, é preciso dar o primeiro passo: bater o Flamengo, no domingo, como alertou o capitão Dudu, autor do único gol alviverde na derrota por 3 a 1 para o Vitória, na última quarta-feira, em Salvador.

– Entramos um pouco desligados. Tomamos dois gols, tentamos correr atrás, mas não conseguimos. Temos que trabalhar e ver o que a gente errou para não errar contra o Flamengo – disse o atacante.

Se o Grêmio, atual segundo colocado, conquistar a Libertadores e terminar entre os quatro primeiros do Brasileirão, o número de vagas diretas aumentará. O mesmo acontecerá se o Cruzeiro, que já conquistou a Copa do Brasil, ocupar essas posições ao fim da competição.

Comentários

comentários