Palmeiras comunica a Valentim que não irá efetivá-lo como treinador

Interino foi convidado a seguir no clube como auxiliar técnico, mas ainda não deu uma resposta. Abel Braga é o favorito a dirigir o Verdão na próxima temporada.

O Palmeiras comunicou a Alberto Valentim que não vai efetivá-lo como treinador em 2018. A diretoria do clube ofereceu a ele a possibilidade de voltar à função de auxiliar da comissão técnica fixa e aguarda uma resposta. O interino, porém, indicou após a derrota por 2 a 1 para o Avaí que seu objetivo para a próxima temporada é ser técnico. Ele estará no banco nos dois jogos finais do Brasileirão e apenas depois disso deve se pronunciar sobre seu futuro.

No momento, o favorito para dirigir a equipe na próxima temporada é Abel Braga. Ele tem mais um ano de contrato com o Fluminense, mas vai se reunir com o presidente do clube carioca, Pedro Abad, para definir se permanece ou não. O currículo de títulos e a capacidade de controlar bem o vestiário pesam a favor dele no Palestra Itália.

Uma segunda alternativa é Roger Machado, que está sem clube desde que deixou o Atlético-MG, em julho. É um nome que agrada à diretoria desde o ano passado, tanto que ele foi cogitado antes da contratação de Eduardo Baptista, em janeiro.

No início de sua mais recente trajetória como interino, quando engatou três vitórias consecutivas, colocou o time de volta à briga pelo título e viu os jogadores fazerem campanha por sua permanência, Alberto Valentim chegou a ser o favorito para o cargo. No entanto, a equipe fraquejou no momento em que poderia até ultrapassar o líder e não conseguiu manter uma regularidade depois disso. As derrotas para Vitória e Avaí pesaram muito.

Valentim fez nove jogos como técnico após a saída de Cuca: cinco vitórias, um empate e três derrotas. Ele foi auxiliar do Palmeiras de 2014 a 2016, saiu no início deste ano para dirigir o Red Bull no Campeonato Paulista e retornou a pedido de Cuca para o segundo semestre.