Entenda como o Palmeiras definiu em um dia a contratação do novo técnico

Diretoria voltou ao mercado em busca de técnico na terça-feira; planejamento pesou no rápido acerto

Não passou de um dia o intervalo entre o aviso do Palmeiras ao interino Alberto Valentim, de que ele não seguiria no comando do time em 2018, e a contratação de um novo treinador. A fim de não alavancar o planejamento, a diretoria agiu rapidamente e fechou na quarta-feira a contratação de Roger Machado por um ano.

A ideia é, depois de já ter acertado com o zagueiro Emerson Santos e o lateral-esquerdo Diogo Barbosa, contar com o técnico na montagem do elenco. Por isso, a decisão de não esperar Abel Braga (então plano A), que tem contrato com o Fluminense até o fim de 2018.

Outros nomes estão muito bem encaminhados, mas passarão pelo crivo de Roger Machado. O próximo reforço a assinar com o Palmeiras deverá ser Lucas Lima, meia que não continuará com o Santos e deve concretizar negócio na próxima semana, quando seu pai visitará a Academia de Futebol para conhecer a estrutura do local.

– Mas e nas outras posições? É certo que o elenco terá um novo goleiro, mas qual será? Weverton é uma das opções cogitadas, mas tem contrato com o Atlético-PR até maio.

– É necessário buscar alguém para a lateral direita? Rafinha, do Bayern de Munique, interessa, e Marcos Rocha, do Atlético-MG, foi oferecido. A opinião do novo técnico vai contar.

Além disso, eventuais peças de reposição, como o atacante David, do Vitória, serão discutidas. O clube também estuda uma contratação de peso vindo do exterior e trata o assunto sob sigilo para que o negócio não mele. Bernard interessa, embora seu vínculo com o Shakthar Donetsk, da Ucrânia, seja válido até o meio de 2018.

E saídas?
Não apenas reforços serão avaliados por Roger Machado. A possível saída de atletas do atual elenco é outra pauta da diretoria. Róger Guedes, inclusive, já recebeu proposta e pode ter novo destino em 2018, assim como Egídio, que não terá o contrato renovado. A dupla nem sequer vem sendo relacionada para o banco de reservas nos últimos jogos.

Outros atletas têm contrato até dezembro, casos do zagueiro Antônio Carlos e do lateral-esquerdo Zé Roberto. Alguns jogadores do atual elenco também podem ser cedidos por empréstimo no ano que vem.