Palmeiras quer elenco com 31 atletas em 2018: veja como está a montagem

Contando reforços e atletas que voltam de empréstimo, elenco tem 36 jogadores no momento. Alguns devem sair e outros, como Rafinha, Scarpa e Goulart, podem chegar.

A diretoria do Palmeiras planeja ter 31 jogadores no elenco de 2018, sendo quatro goleiros. Hoje, considerando os atletas que chegaram e do grupo que voltou de empréstimo com chance de ser aproveitado, são 36 atletas. Esse número não leva em conta jogadores como Lucas e Matheus Sales, que voltam de empréstimo, mas a princípio serão cedidos novamente.

Entre os 36, ao menos três já sabem que dificilmente serão mantidos: o lateral-direito Fabiano, o meia Hyoran e o atacante Róger Guedes. Outros ainda podem sair: Raphael Veiga, por exemplo, interessa a outros clubes. O Verdão não o liberou ao Atlético-PR e o candidato da vez é o Atlético-MG.

Até agora, o Palmeiras fez quatro contratações: Weverton, Emerson Santos, Lucas Lima e Diogo Barbosa. A diretoria ainda acha fundamental trazer um lateral-direito – Rafinha, do Bayern de Munique, é o favorito – e está de olho em duas “oportunidades de mercado” que surgiram recentemente: Gustavo Scarpa, do Fluminense, e Ricardo Goulart, do Guangzhou Evergrande. Os dois não estavam no planejamento inicial, mas passaram a interessar a partir do momento que abriram a possibilidade de deixarem seus atuais clubes.

Os atletas que retornam de empréstimo e estão nos planos são o zagueiro Thiago Martins (estava no Bahia), o lateral-direito João Pedro (estava na Chape) o lateral-esquerdo Victor Luis (estava no Botafogo), o meia Allione (também no Bahia) e o atacante Artur (Londrina). Outro acréscimo em relação ao elenco de 2016 pode ser o zagueiro Pedrão, que estoura a idade para defender o sub-20. O clube acertou com o Água Santa a compra de parte de seus direitos econômicos e, se não for utilizá-lo, terá de emprestá-lo.

Posição por posição, como está o elenco:

GOLEIROS:

Fernando Prass
Jailson
Weverton
Daniel Fuzato

Essa posição já está resolvida. O Palmeiras renovou por mais um ano com Fernando Prass, trouxe Weverton com contato de cinco temporadas e emprestou Vinicius Silvestre à Ponte Preta para que ele ganha experiência. Vagner, que estava emprestado ao Guarani, já tem novo destino: o Ituano.

ZAGUEIROS:

Antônio Carlos
Dracena
Juninho
Luan
Mina
Emerson
Pedrão
Thiago Martins

Ainda haverá mudanças. São oito atletas, sendo que o clube deseja ter seis ou sete. A imprensa espanhola tem noticiado repetidamente que o Barcelona pagará 9 milhões de euros para levar Yerry Mina em janeiro, seis meses antes da data combinada entre os clubes, mas o Palmeiras diz não ter recebido nada. Se Mina ficar, os maiores candidatos a saírem serão Pedrão e Thiago Martins, já que o contrato de Antônio Carlos, que termina em 31/12, deve ser renovado. Emerson Santos, ex-Botafogo, chega com vínculo de cinco anos.

LATERAL-DIREITA
Fabiano
João Pedro
Mayke

O clube acha primordial contratar um reforço para esta posição. Para ter Rafinha, será preciso que o Bayern de Munique o libere já em janeiro, algo que não é tão fácil de acontecer. Fabiano não deve ficar: se não for vendido para um clube alemão (há sondagens constantes), ele deve ser emprestado a uma equipe brasileira. Jean e Tchê Tchê também podem atuar no setor.

LATERAL-ESQUERDA:
Diogo Barbosa
Victor Luis
Michel Bastos

Uma das posições mais reformuladas no elenco. Egídio transferiu-se para o Cruzeiro, enquanto Zé Roberto se aposentou. Para seus lugares, o clube contratou Diogo Barbosa, ex-Cruzeiro, e resgatou Victor Luis, que estava emprestado ao Botafogo.

VOLANTES:

Bruno Henrique
Felipe Melo
Thiago Santos
Tchê Tchê
Moisés
Jean
Guerra
Raphael Veiga
Hyoran
Lucas Lima
Allione

Por enquanto, o setor perdeu apenas um jogador do elenco de 2017: Arouca, liberado para o Atlético-MG. Hyoran deve ser o próximo liberado. Raphael Veiga e Guerra despertaram interesse de outros clubes, mas o Palmeiras manifestou inicialmente que não deseja liberá-los. As chegadas, por enquanto, foram duas: Lucas Lima, que veio do Santos com um contrato de cinco anos, e Allione, que volta de empréstimo ao Bahia. Ainda há a possibilidade de mais uma chegada: Gustavo Scarpa.

ATACANTES:

Borja
Willian
Deyverson
Dudu
Keno
Róger Guedes
Artur

Já houve uma saída (Erik, emprestado ao Atlético-MG) e uma chegada (Artur, voltando de empréstimo ao Londrina). Ricardo Goulart, se conseguir a liberação do clube chinês, também pode chegar. David, do Vitória, chamou a atenção no Brasileiro, mas as conversas esfriaram. Róger Guedes não aceitou ir para o Fluminense na troca por Scarpa, mas ainda deve sair.