Veja 5 motivos que explicam por que Felipe Melo voltou a ser destaque no Palmeiras

Volante tem jogado muito bem neste início de temporada

É quase unanimidade: se não é o melhor, Felipe Melo ao menos tem sido um dos melhores jogadores do Palmeiras neste início de temporada, que tem cinco vitórias em cinco jogos no Campeonato Paulista.

De afastado e quase negociado no segundo semestre do ano passado, o volante voltou a se tornar um homem de referência da equipe em 2018, agora sob comando de Roger Machado.

Das cinco partidas até aqui, ele só não atuou em uma por ter sido poupado pela comissão técnica. O próximo compromisso será no sábado, diante do Mirassol, fora de casa.

Alguns pontos que explicam o novo momento:

1. Diferentemente de 2017, Felipe Melo está novamente ambientado ao calendário brasileiro, cujo início é em janeiro – e não no meio do ano, como na Europa, onde ele atuava desde 2005 – e que tem muito mais partidas. Depois de um mês de férias, ele se reapresentou e participou de toda a preparação com o elenco.

2. Outra diferença em relação ao futebol europeu é quanto à carga de trabalhos, maior no Brasil. O segundo ano de trabalho da comissão técnica com o atleta é sempre mais proveitoso, dado o conhecimento prévio de como se responde fisicamente.

3. Em vez do 4-2-3-1 (de Cuca e de Alberto Valentim), o 4-1-4-1 adotado por Roger Machado favorece Felipe Melo. Na disputa por qual deve ser o volante entre as duas linhas de quatro, ele leva a melhor pela boa qualidade na saída de bola (muitas vezes uma “saída de três”, entre os dois zagueiros) e as longas inversões.

4. Na formação atual, ele também tem sido beneficiado pela ajuda defensiva de Tchê Tchê e até Lucas Lima, os dois meias por dentro. Com uma marcação por zona, e não individualizada, o volante não precisa fazer longas perseguições a adversários. Resultado: é o jogador com mais desarmes no Campeonato Paulista: 18.

5. Boa relação com o treinador. Se chegou a ser afastado em 2017 por problemas com Cuca, desta vez Felipe Melo tem se dado bem com Roger Machado. Ele, inclusive, foi o primeiro a sair em defesa do novo comandante em entrevista coletiva, ainda na temporada passada.

Nesta quarta-feira, a partir das 15h30, o GloboEsporte.com transmitirá AO VIVO a entrevista coletiva de Felipe Melo direto da Academia de Futebol. Em seguida, o Palmeiras fará um jogo-treino contra o São Bernardo.