2015A ascensão do jogador mais caro do Brasil: Philippe Coutinho

A ascensão do jogador mais caro do Brasil: Philippe Coutinho

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Philippe Coutinho nasceu no Rio de Janeiro e começou sua carreira no Vasco da Gama, onde conseguiu florescer no sistema juvenil. Durante o tempo em que passou no time juvenil do Vasco, ele foi convocado para a seleção nacional sub-15. Apesar de ter acordado uma transferência em 2008 para se juntar ao gigante italiano Inter de Milão, ele foi emprestado de volta para o time de sua terra natal até completar 18 anos e ter permissão para se mudar para a Itália.

Enquanto estava emprestado, ele fez parte do time do Vasco que ganhou o campeonato da Série B em 2009, o que incluiu a promoção à divisão superior. Em 2009, após a vitória do campeonato, as chances de Coutinho se mudar para Barcelona teriam valido a pena uma aposta online. Apesar de ser descrito como o futuro do Inter de Milão pelo então técnico Rafa Benítez, um ano depois de se mudar para o Inter, ele lutou para entrar no time principal e em janeiro de 2012 foi emprestado ao clube espanhol Espanyol, cujo arquirrival é o Barcelona, para ganhar uma experiência valiosa em um time principal. Foi lá que Philippe Coutinho aprendeu uma lição importante, uma lição de luta pela sobrevivência, já que o Espanyol enfrentou o rebaixamento naquela temporada e precisava desesperadamente do criador de jogadas para fazer mais do que apenas produzir passes fantásticos. Uma série de bons desempenhos na Espanha o ajudou a recuperar o lugar no time principal do Inter na primeira metade da temporada seguinte.

Essa temporada seguinte foi a temporada de 2012/13 e foi em janeiro de 2013 que o Liverpool teve uma oferta pelo criador de jogadas aceita. A quantia por Philippe foi de cerca de 8,5 milhões de libras esterlinas, cerca de dezesseis vezes menos do que a quantia que o Barcelona pagaria apenas cinco anos depois. Ao assinar pelo Liverpool, Philippe jogaria em outra liga europeia de destaque na Premier League, mais uma vez realizando exibições de alto nível. Embora tenha sido o seu tempo no Espanyol que tenha melhorado a sua capacidade geral, foi no Liverpool que ele realmente fez nome.

Apesar de não ter conquistado um único troféu no Liverpool, foi neste time que ele demonstrou sua capacidade de criar chances para seus companheiros de equipe mais produtivos, incluindo o atacante uruguaio Luis Suárez, com quem ele se reuniu no Camp Nou.

Além de Suárez, ele também conseguiu criar chances para Daniel Sturridge, Christian Benteke, Mario Balotelli, Sadio Mane e Roberto Firmino. Embora fosse mais um criador de jogadas do que um artilheiro, ele estava sempre disponível para marcar um ou dois gols esporadicamente, incluindo alguns chutes livres fantásticos.

No cenário internacional, ele estreou na seleção nacional em 2010 em uma vitória amistosa por 3 a 0 sobre o Irã, em que ele foi substituído logo após a metade do primeiro tempo, com o placar marcando 1 a 0. Philippe não foi convocado para o time que foi humilhado em 2014 contra a Alemanha. Caso ele seja convocado para a Copa do mundo de 2018 na Rússia, ele fará sua estreia em Copas do mundo.

A mudança dele para o Barcelona era esperada há muito tempo e, quando o Paris St-Germain gastou £200 milhões ao assinar com o seu companheiro de seleção, Neymar, o Barcelona teve recursos para tentar o Liverpool a vender seu criador de jogadas, porém na janela de transferência de janeiro, em vez de fazê-lo no verão. O Barça teve três ofertas por Philippe rejeitadas no verão, tendo a maior sido em torno de £115 milhões, com o Liverpool determinado a manter um dos seus jogadores estrela. Quando a janela de transferência de janeiro abriu, o clube catalão entrou com uma oferta de £142 milhões e o Liverpool cedeu e pela terceira vez em sua carreira, Philippe Coutinho foi transferido na janela de transferência de janeiro.

Ele fez três participações desde que se juntou ao clube e espera encontrar uma forma fantástica antes de uma importante Copa do mundo, com a seleção nacional na esperança de vingar sua humilhante derrota por 7 a 1 contra a Alemanha na semifinal da Copa do mundo de 2014. A presença de Coutinho pode ser exatamente o que a seleção precisa para recuperar o troféu que ganhou pela última vez em 2002.

+ Palmeiras