Verdão encara São Paulo em jogo 100 do Allianz; retrospecto no local é favorável

O clássico diante do São Paulo, nesta quinta-feira (08), pela 11ª rodada do Campeonato Paulista, será o jogo de número 100 do Verdão na arena – a moderníssima casa palmeirense tem a configuração atual desde 2014, quando foi inaugurada após o antigo Estádio Palestra Italia passar por quatro anos de reforma.

Em jogos disputados diante do São Paulo dentro de sua casa – agora, porém, considerando todas as formas físicas que o atual Allianz Parque já possuiu anteriormente –, o Palmeiras leva grande vantagem sobre o rival tricolor: foram 43 jogos, com 22 vitórias alviverdes, 11 empates e dez vitórias são-paulinas. O Verdão possui 69 gols marcados contra 37 do adversário da vez.

E se computadas apenas as partidas válidas pelo período Allianz Parque – a partir de 2014 –, o Palmeiras tem um aproveitamento melhor ainda, de incríveis 100%! Dos cinco jogos já disputados na arena, o São Paulo não venceu nenhum. O Alviverde ainda possui um saldo amplamente favorável, de 13 gols (marcou 16 gols e sofreu apenas três).

Além disso, outro fator deve apimentar o embate: trata-se de um tabu de quase dez anos que favorece o Verdão. Desde o Paulistão de 2008, edição do Estadual da qual o Alviverde se sagrou campeão, o São Paulo não vence o Palmeiras jogando no palco do próximo encontro entre as duas equipes. Desde então, a história contabiliza nove duelos. São dois empates e sete vitórias esmeraldinas – sendo seis delas em sequência – essa série de triunfos corresponde aos últimos seis últimos jogos disputados no local.

Ao todo, Palmeiras e São Paulo se enfrentaram por 309 vezes. Foram 101 vitórias do Alviverde, 99 empates e 109 triunfos do time adversário. A equipe palestrina vazou o rival em 399 ocasiões, tendo sido vazado em 406 oportunidades.

Allianz Parque

O retrospecto no Allianz Parque é vantajoso ao Verdão, pois, nos 99 jogos disputados até o momento, foram 65 vitórias obtidas, 17 empates e 17 derrotas. O Palmeiras balançou as redes adversárias em 183 ocasiões e foi vazado em 83 oportunidades.

A nova casa palmeirense já foi palco de dois títulos do Verdão: o da Copa do Brasil de 2015, contra o Santos, e do Campeonato Brasileiro de 2016, contra a Chapecoense. O jogador que mais vezes atuou na arena é Fernando Prass, com 79 jogos, e o que marcou mais gols é Dudu, com 22 tentos.