Fundador do Palestra recebe homenagem em área remodelada da Academia de Futebol

A área dos vestiários da Academia de Futebol, que passou por grande reforma para melhor acomodar os jogadores no início desta temporada, está em fase final de acabamento. O nome do local, por sua vez, já foi escolhido e homenageia um dos memoráveis fundadores do Palestra Italia: Complexo Técnico Patrono Luigi Cervo.

Cervo não só teve participação direta na fundação do clube em 26 de agosto de 1914 como foi o grande idealizador da agremiação e se empenhou para que o futebol fosse seu carro-chefe. De acordo com Vincenzo Ragognetti, que também fez parte do grupo de fundadores do atual Palmeiras, ele era um líder, um abnegado, um idealista “de inteligência, sútil e lúcida, com sua incrível capacidade de trabalho, com a sua resistência, com a sua persistência”. Um verdadeiro patrono, que, inclusive, se absteve de ser presidente por acreditar que outros nomes poderiam contribuir melhor para a instituição. Cervo era um homem que não tinha ego e tampouco vaidade. O mais importante era o Palestra prosperar.

“É preciso que isso se diga, se repita em alto e bom som sempre, pois, sem Luigi Cervo, não existiria a Sociedade Esportiva Palmeiras”, disse Ragognetti no livro Jubileu de Ouro, de 1964, publicação oficial do Palmeiras comemorativa aos 50 anos de fundação do clube. “Ele deu corpo, alma, trabalho, sacrifício, tudo, mas tudo mesmo o que a vida lhe poderia conceder, para fundar o Palestra Italia. Nos momentos críticos, de crise interna, era convocado para dizer algo, dar um conselho, traçar uma orientação, espelhar uma situação. Ia sempre com o seu bom sorriso, soldado palestrino de primeira linha, sempre pronto, mas sempre na sombra e discreto. Nunca pediu nem banquetes, nem homenagens, nem honrarias, pois quis sempre servir o Palestra com humildade e constância. E, na sua pobreza, foi o mais rico: ninguém lhe tolherá a riqueza de ter dado a nós o Palestra Italia”, continuou.

Luigi Cervo nasceu no dia 25/08/1891 na cidade de Fuscaldo, região da Calábria (Itália), e migrou para o Brasil para trabalhar nas indústrias do Conde Francisco Matarazzo – um dos homens mais ricos do país à época. Foi lá que ele reuniu os amigos com a ideia de fundar um clube que representasse a colônia italiana. O eterno patrono do Verdão faleceu em 15/05/1958, aos 66 anos.

“Homenagear Luigi Cervo é celebrar a própria existência do Palmeiras. Este nome deve ser eternizado na Academia de Futebol. Um espaço dedicado a este incrível batalhador servirá como fonte de inspiração para os nossos atletas, que passarão por esse local diariamente”, comentou o presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte.

A escolha do nome “complexo técnico” se deu pelo fato de a área abranger dois vestiários, sala do treinador, sala da comissão técnica, sala da análise de desempenho e três campos oficiais. Ou seja, enquanto o moderníssimo Centro Crefisa Capitão Adalberto Mendes contempla a estrutura administrativa, jurídica, médica, física, nutricional, hoteleira e lúdica, o Complexo Técnico Patrono Luigi Cervo contempla tudo o que na Academia de Futebol está voltado à estrutura técnica.

Em breve, outras homenagens estão previstas para as áreas compreendidas no interior do complexo técnico do Maior Campeão do Brasil.

[sm-youtube-subscribe]