Boa fase de Jailson e sequência: defesa cresce e pode classificar o Palmeiras

Sem sofrer gols há cinco jogos, Verdão avança para a final do Paulistão com um empate

A conta é até simples. Se sair zerado do Pacaembu nesta terça-feira, a partir das 20h30, o Palmeiras estará classificado para a final do Campeonato Paulista. Para isso ser concretizado, o Verdão conta com dois fatores em alta: o retrospecto de Jailson e a segurança que o sistema defensivo vem mostrando nas últimas partidas.

Desde o clássico contra o Corinthians, disputado no dia 24 de fevereiro e apontado por muitos no clube como um divisor de águas do time na temporada, o Palmeiras foi vazado apenas uma vez nos últimos sete jogos.

De quebra, o time bateu recorde no último sábado, quando venceu o Peixe por 1 a 0 e chegou completou cinco partidas consecutivas sem sofrer gol, algo que não ocorria desde de 2008 – na época, a equipe dirigida por Vanderlei Luxemburgo ficou seis jogos sem ser vazada, número que será igualado nesta terça caso os palmeirenses consigam segurar a pressão santista.

Além da boa sequência do sistema defensivo titular, hoje composto por Marcos Rocha, Antônio Carlos, Thiago Martins, Felipe Melo e Bruno Henrique, o Palmeiras tem a seu favor outro ponto bastante positivo: Jailson.

Livre para jogar até o julgamento de seu efeito suspensivo, o goleiro foi fundamental na vitória do último sábado, quando fez pelo menos quatro boas defesas que seguraram a pressão do Santos e evitaram o empate. E os números do atleta impressionam.

Eleito o melhor goleiro do Campeonato Brasileiro de 2016, Jailson tem 48 jogos com a camisa palmeirense e um expressivo retrospecto: são 32 vitórias, 14 empates e apenas duas derrotas.

Punido com três jogos de suspensão por causa da expulsão no clássico contra o Corinthians, no dia 24 de fevereiro, o goleiro já cumpriu duas partidas da punição e aguarda novo julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo, o que deve ocorrer na semana que vem. Até lá, ele continua livre para entrar em campo e liderar a defesa alviverde.