Verdão possui histórico favorável contra o Boca até na Argentina; confira números

Palmeiras x Boca Juniors
Palmeiras x Boca Juniors

Texto original Sociedade Esportiva Palmeiras

Nesta quarta-feira (25), às 21h45 (de Brasília), o Palmeiras volta a enfrentar o Boca Juniors em solo argentino pela primeira vez desde 2001, no estádio La Bombonera, em Buenos Aires. Em jogos disputados entre as duas equipes no país vizinho, o Verdão leva vantagem no retrospecto: em oito duelos, foram duas vitórias palmeirenses, uma do time xeneize e mais cinco empates (o Alviverde marcou 11 gols e sofreu nove).

Em jogos fora do Brasil entre Palmeiras e Boca, a vantagem palmeirense cresce ainda mais, com três vitórias contra apenas uma dos hermanos, além de seis empates. A diferença do retrospecto contra o rival na Argentina para o histórico em jogos fora do Brasil se dá devido ao fato de os dois times terem disputado um jogo no Uruguai, em 1947, pela Taça do Atlântico (vitória do Verdão), e outro na Itália, pela Copa Parmalat (empate).

Além dos jogos fora do Brasil e das partidas na Argentina, o Maior Campeão do Brasil também possui saldo positivo diante do Boca Juniors no retrospecto geral de confrontos. Considerando todos os prélios, independentemente do país ou da competição, sem exceção, foram 22 embates, com sete triunfos palestrinos, três derrotas e outros 12 empates.

Já nos jogos diante do Boca considerando apenas as partidas válidas pela Libertadores, competição pela qual as duas equipes se enfrentarão nesta quarta-feira, o histórico de partidas mostra equilíbrio: uma vitória para cada lado e cinco empates. No quesito de gols marcados, no entanto, o Verdão leva ligeira vantagem, com 14 bolas na rede contra dez dos argentinos.

A Libertadores da América, aliás, foi a competição pela qual as duas agremiações mais se enfrentaram, considerando todas as outras competições e torneios já disputados por elas anteriormente: sete encontros. Foi no mais importante torneio continental das Américas, inclusive, que o Verdão aplicou a história goleada por 6 a 1 no rival. O fato ocorreu em 09 de março de 1994, sendo que os gols esmeraldinos foram anotados por Cléber, Roberto Carlos, Edílson, Evair (duas vezes) e Jean Carlo.

Tradição: Palmeiras na Libertadores

O Verdão é o clube brasileiro que acumula mais edições disputadas: são 18 ao todo, assim como Grêmio e São Paulo. Além disso, o Alviverde foi o primeiro brasileiro a ter sido finalista da Libertadores, em 1961, quando enfrentou o Peñarol-URU e ficou com o vice-campeonato.

O Maior Campeão do Brasil também é a agremiação nacional com mais gols na competição continental: no total, são 293 bolas na rede, sendo 175 delas como mandante e 118 como visitante.

Ao longo da história, o Verdão já contou com quatro artilheiros no mais importante torneio das Américas: Tupãzinho (1968, com 11 gols), Lopes (em 2001, com nove gols), Marcinho e Washington (ambos em 2006, com cinco gols cada um).

Brasileiro com mais vitórias e mais gols como visitante

Na Libertadores, nenhum clube brasileiro possui mais vitórias e mais gols marcados como visitante do que o Verdão: foram 29 triunfos e 115 bolas na rede. Apenas no quesito “vitórias fora de casa”, o Cruzeiro possui o mesmo número do Alviverde, que terá a chance de se isolar neste aspecto, com 30 vitórias, caso vença do Boca Juniors nesta quarta-feira (25).

Argentina se tornará maior palco internacional do Verdão

Atualmente, Argentina e Peru são os países que mais receberam jogos do Palmeiras em toda a história da agremiação: o Verdão atuou em cada um dos países vizinhos por 36 vezes ao todo. Com o duelo entre Palmeiras e Boca Juniors marcado para esta quarta-feira (25), portanto, a Argentina passará a liderar este ranking de forma isolada, registrando 37 duelos do Alviverde.

Palmeiras une rivais

Em 1948, os rivais Boca Juniors e River Plate se uniram para enfrentar a Seleção Paulista, em São Paulo. No entanto, os jogadores do Boca se recusaram a vestir a camisa do River e vice-versa. Então alguns jogadores do Alviverde, que naquele dia defendiam a Seleção Paulista – dentre eles, Oberdan Cattani –, sugeriram aos ‘hermanos’ que atuassem com a camisa do Palmeiras. O pedido foi acatado e o duelo terminou empatado por 1 a 1.

Jogadores em comum

Palmeiras e Boca Juniors tiveram alguns jogadores em comum que defenderam os dois clubes ao longo da história. Alfredo González, Dino Sani, Norberto Madurga, Alejandro Mancuso, Baiano, Pablo Mouche e Fernando Tobio foram alguns deles.

Times argentinos

Ao longo da história, o Palmeiras já enfrentou 88 vezes times argentinos (incluindo seleções e combinados locais). O Verdão venceu 41 partidas, empatou 25 jogos e foi derrotado em 22 oportunidades (marcou 163 gols e foi vazado 114 vezes). Considerando apenas jogos contra argentinos na disputa da Conmebol Libertadores, a vantagem alviverde diminui, mas se mantém. Foram 24 embates, nove triunfos palestrinos, nove empates e seis derrotas. Foram 41 gols marcados e 26 sofridos.