FutebolAtrás da impugnação da final do Campeonato Paulista, Palmeiras entra com representação...

Atrás da impugnação da final do Campeonato Paulista, Palmeiras entra com representação no STJD

Verdão recorre a instância superior, tentando provar que fez pedido dentro do prazo e obrigar TJD-SP a julgar o mérito do caso.

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Notícia original de Globo Esporte

Atrás da impugnação da final do Campeonato Paulista, Palmeiras entra com representação no STJD Atrás da impugnação da final do Campeonato Paulista, Palmeiras entra com representação no STJD.

O Palmeiras cumpriu o prometido e entrou nesta quarta-feira com uma ação chamada “mandado de garantia” no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para que o órgão obrigue o TJD-SP a analisar o mérito do pedido de impugnação do segundo jogo da final do Campeonato Paulista, vencida pelo Corinthians nos pênaltis, com a alegação de que houve interferência externa na decisão da arbitragem de anular um pênalti de Ralf em Dudu.

Paralelamente a isso, o Palmeiras entrou com recurso no TJD-SP, questionando a decisão do presidente do órgão, o delegado Antonio Olim, divulgada na última sexta-feira, de indeferir o pedido de impugnação sem julgar o mérito, alegando expiração do prazo. Sem o julgamento do mérito, o Palmeiras não poderia recorrer ao STJD. Daí a estratégia agora dos advogados do Verdão de entrarem nesta quarta com o chamado “mandado de garantia”. A ideia é provar que a decisão de Olim de indeferir o pedido alegando “expiração do prazo” não se sustenta.

O Código Brasileiro de Justiça Desportiva diz que um pedido de impugnação de resultado deve ser protocolado “em até dois dias depois da entrada da súmula na entidade de administração do desporto”. A súmula da final do Paulistão foi publicada às 21h25 de 8 de abril (domingo, data da decisão do Paulistão. O e-mail do Palmeiras com o pedido de impugnação foi enviado às 21h22 de terça-feira (10 de abril) – ou seja, três minutos antes da expiração do prazo.

Nos bastidores do Palmeiras, a expectativa de ter sucesso no Tribunal presidido por Antonio Olim, em São Paulo, nunca foi muito grande. Isso porque o clube e a Federação Paulista vêm travando disputas públicas desde o início da temporada. Daí a ideia de recorrer agora ao STJD.

Depois de reunir imagens da confusão em sua arena e até contratar uma empresa para investigar o caso, o Palmeiras alega ter provas de que o árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza voltou atrás na decisão após receber informações de fora.

Além do STJD, o Palmeiras ainda pode recorrer ao CAS, corte desportiva internacional.

+ Palmeiras